BELA VIAGEM PELA EUROPA ENTRE PORTUGAL E ESPANHA


Sevilha
Decidimos viajar pela Espanha e Portugal e foi uma das viagens mais bonita que fizemos.



Sevilha 

Iniciamos por Sevilha, é uma cidade encantadora com muita história, lamento ter programado ficar apenas dois dias.

Ficamos hospedados no Petit Palace Canalejas, bom hotel e bem localizado. Visitamos os principais pontos turísticos debaixo de um sol de 35 graus.


As ruas com suas laranjeiras nos encantaram.A cidade não dorme, Lembro que paramos em uma sorveteria de madrugada. É uma festa!


Nosso jantar em Sevilha às margens do Rio Guadalquivir

No dia seguinte, pegamos o carro que havia alugado na Europcar, e fomos  para Portugal. A estrada é linda, muitas árvores Sobreiro (daí que sai a rolha) e Oliveiras. Paramos para conhecer algumas cidades  e aproveitamos para almoçar em Aracena.

Aracena 

É uma charmosa e pequena cidade espanhola e fica na serra do mesmo nome. Lá há a Gruta de Las Maravillas, vimos algumas fotos é muito bonita, mas não visitamos, preferimos comer e beber, aliás como gostamos disso!!!

Almoço em Aracena


Lisboa 

Chegamos em  Lisboa no domingo à noite e fomos para o hotel que havia reservado – Residencial Alegria. Encontrei este hotel na  internet e havia recomendação no Guia da Folha. Nós não recomendamos, apesar de ser em frente a uma praça, o lugar é ruim e o hotel é péssimo, de um lado tinha uma delegacia de polícia, do outro um prostíbulo e vizinho uma guarnição de bombeiros, ou seja, agitação o tempo todo.

Do hotel caminhamos e chegamos ao Bairro Alto, a vista é muito bonita, as ruas são bem estreitas e relativamente seguras.

No dia seguinte, 2ª. feira, pretendíamos conhecer alguns pontos turísticos. Surpresa!!!! Estavam fechados por ser segunda feira, mesmo em um mês de férias.
Como recordação uma foto em frente a Torre de Belém.


Torre de Belém - Lisboa

Seguimos para Sintra, que é linda. Estacionamos o carro e fomos visitar os Castelos Mouros. A vista é fantástica!

Sintra

Depois fomos a Estoril e Cascais. Almoçamos sardinhas, salada e sangria de vinho branco, super gostoso. O garçom era uma figura, parecia que estava bêbado, aproveitamos e ficamos também *r*


Continuamos a viagem sentido Alentejo, a estrada é excelente. Já estava anoitecendo, o Rê pediu para olhar no mapa e ver uma cidade para pararmos, a eleita foi Santiago do Cacem que se destacava no mapa, porém não tínhamos nenhuma referência ou informação sobre ela.



Santiago do Cacem 


Chegamos à noite e nos hospedamos no hotel do Sr Luis, "gente boa". Há uns três restaurantes na cidade, era 2ª. feira e estavam cheios. Entramos em um indicado pelo Sr. Luis e notamos que as pessoas se conheciam, eram moradores da cidade, turistas só nós.  As pessoas são simpáticas e a comida é excelente.

No dia seguinte, passeamos pela cidade e seguimos a dica do Sr Luis de visitar a aldeia Vila Nova de Milfontes. Ele ainda fez uma piadinha: há três mentiras em Vila Nova de Mil Fontes: não é vila, nem nova e não tem mil fontes e riu tanto que rimos junto. Lá fomos nós a Vila Nova de Milfontes.



Vila Nova de Milfontes


Quando chegamos,  ficamos encantados com o lugar, as casas branquinhas, tudo lindo,  a cidade estava lotada. Passeamos e fomos almoçar. Disse ao meu marido que gostaria de ficar por lá.  O Rê chamou o garçom e perguntou se ele conhecia algum lugar que pudéssemos passar a noite. O garçom nos disse  que os hotéis estavam lotados.  Depois voltou e nos contou que havia uma senhora que morava perto do restaurante e que alugava um quarto, coincidentemente naquele momento ela estava lá almoçando com o marido.

O garçom foi conversar com a senhora. Voltou a nossa mesa acompanhado com a D. Belmira, uma senhorinha portuguesa linda. Eu, delicadamente, perguntei se poderia conhecer a casa dela antes de nos  decidir. Após o almoço fomos a casa da D. Belmira e Sr. José que nos receberam super bem, nos mostraram  toda a casa, ficamos encantados. Nos hospedaram em um espaçoso quarto com varanda, ventilador, TV, uma cama deliciosa com lençóis cheirosos que ela colocou na nossa frente . Meu marido quis mostrar o passaporte e pagar. Ela disse que não precisava ver o passaporte, entregou a chave da casa e  comunicou que estava saindo com o marido para visitar a cunhada, largou a casa conosco. Nós não acreditamos.


Nossa casa em Vila Nova Milfontes


Vila Nova Milfontes

Em Vila Nova Milfontes há  o encontro do Rio Mira com o Oceano Atlântico e  na praia venta muito.

Restaurante Marisqueira O Pescador

D. Belmira e Sr. José nos indicaram para jantar no restaurante Marisqueira  O Pescador, que estava lotado e com fila de espera. Aguardamos mais de uma hora, mas valeu a pena.


Vila Nova Milfontes


Infelizmente tivemos que partir, por mim ficaria neste lugar por muitos dias. Seguimos ao Sul para conhecer a Praia de Dona Ana – Algarve.


Praia Dona Ana - Lagos



Daí seguimos para Ronda na Espanha, esta foi uma das cidades mais bonitas que conhecemos.


Ronda


Chegamos à noite nesta cidade maravilhosa, a mobilidade de viajar  de carro pela Europa é fantástica, mas conseguir um lugar para estacionar é terrível.  Depois de conversarmos com algumas pessoas, uma moça nos indicou um hotel super bem localizado e recém reformado, El Poeta de Ronda, o preço da diária foi muito bom.


Já era quase 23h, mas na Espanha as pessoas não dormem e saímos para jantar em um restaurante charmoso, as mesas ficavam em frente a uma praça e com direito a lua cheia – Mesón Carmen la de Ronda.

No dia seguinte, saímos para passear pela linda cidade e encontramos lugares muitos especiais.

Ronda

Ronda localiza-se na província de Málaga, está rodeada de montanhas e é uma das cidades mais antigas da Espanha.


Seguimos viagem agora com destino a Granada



Granada


É  uma das principais cidades turísticas da Espanha, tem influência das culturas muçulmana, judaica e cristã.

Chegamos à tarde e decidimos nos hospedar no Etap, pois é difícil circular na  cidade histórica com carro. Quando estamos de passagem em uma cidade, estes hotéis na entrada  são boas alternativas. Do hotel, havia microônibus para o Centro Histórico. 

Nossa intenção era conhecer Allambra – fortaleza e palácio Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Agosto, férias, não conseguimos  comprar as entradas, o número de visitantes é controlado. Fomos a pé ao outro lado da montanha onde é possível assistir , ao anoitecer, a Allambra iluminada. Toda vez que não consigo visitar algo que gostaria, penso que voltarei em outra oportunidade. Afinal, Granada é logo ali.

Contemplamos a Allambra de longe com um pôr do sol lindo e ao anoitecer ela ficou iluminada e mais bela. A foto não ficou boa. Dali continuamos caminhando pelas ruas estreitas e repletas de bares, restaurantes e lojas e isto passava da meia noite. É uma cidade 24 horas. Incrível!

Alhambra - Granada


Dica: Quando for a Granada, principalmente em meses de férias, compre o ingresso para visitar Alhambra pela internet.

No dia seguinte, saímos em direção a Valência, seguimos pela estrada próxima ao Mediterrâneo. No caminho, avistamos casas cavadas dentro das montanhas, tipo casa de troglodita. Fomos até lá para conhecer. Ficamos surpresos, pois são super transadas. Reparamos que havia moradores idosos e algumas  casas estavam sendo reformadas. Interessante.


Casas cavadas nas montanhas


Voltamos para estrada que logo margeamos o Mediterrâneo, uma vista fantástica. Resolvemos entrar em uma cidade chamada Calpe.

Calpe


O escritório de turismo ficava na entrada da cidade, paramos para pedir informação e a atendente nos disse que não havia hospedagem. Lembrou que havia um hostal novo e ligou para confirmar se estavam lotados. Para nossa surpresa, havia um quarto que foi reservado e a pessoa não apareceu. Fomos para lá, por sorte encontramos uma vaga no estacionamento público que ficava perto do Hostal.

Que felicidade encontrar uma hospedagem e ainda com um quarto charmoso e bem localizado.

Calpe

Na rua do hostal não circula carro e ali acontecem shows, tem muitos restaurantes e bares, além da feira de artesanato. Tem uma cena que presenciamos e eu não vou esquecer. Em uma rua estreita , havia uma mesa comprida na frente de um restaurante onde estava um grupo de familiares. Um músico estava tocando flamengo e uma jovem senhora, como eu kkk, levantou e começou a dançar lindamente e sua filha a acompanhou. Foi único!

Calpe

No dia seguinte,  acordamos cedo, pois queríamos visitar El Peñon de Ifach que é uma pedra calcária com altura de 332 m, este é o símbolo da Costa Blanca. Pedimos informação ao dono do hostal que nos desencorajou, pois disse que era muito difícil subir. Creio que as pessoas nos acham idosos kkk. Mesmo assim, subimos e contemplamos o Mediterrâneo. Que vista!

Entrada do El Peñon de Ifach - Calpe


Vista do El Peñon de Ifach - Calpe

Retornamos ao hotel e continuamos nossa viagem, só que agora com destino a Barcelona. Pegamos a estrada principal, excelente, porém com pedágios caríssimos. Passamos por Valência e neste domingo estava acontecendo o Grande Prêmio de Fórmula 1. Chegamos em Sitges.

Sitges


Cidade charmosa, próximo a Barcelona.

Mais uma vez com a ajuda dos “anjos” encontramos um lugar excelente para estacionar. A cidade estava em festa, tipo carnaval com blocos e muitos fogos artificiais.

Carnaval em Sitges

Sitges

À noite, seguimos para Barcelona e nos hospedamos no Ibis, pois estávamos muito cansados.
Na manhã seguinte, fomos procurar um hotel no bairro Paseo de Gracia e encontramos o Hotel America Barcelona deixamos as malas e fomos devolver o carro.


Barcelona


Foi com os Jogos Olímpicos de 1992 que a cidade expandiu-se até o mar. Das cidades que conheço está  é a  mais linda e  charmosa do mundo, é um museu ao ar livre. Tem vida, é uma cidade dinâmica.

Quatro dias em um hotel e poder tirar as roupas da mala é muito bom.

Passeamos pelos principais pontos turísticos a pé, andamos muito. Visitamos: Sagrada Família, La Pedrera, Park Guel, Casa Batló, Bairro Gótico, La Rambla, Barceloneta.... e fomos a muitos restaurantes.

Linda vista do Parque Montjuic

Estádio Olímpico de Montjuic

Sagrada Família - Barcelona
Sua construção iniciou em 1882 com Gaudi que dedicou 40 anos de vida e ainda não foi concluída.


Hospital de la Santa Creu i Sant Pau - Bacelona
Lluís Domènech i Muntaner foi o arquiteto deste hospital, é um dos edifícios modernistas mais emblemáticos da cidade.



Almoçamos neste boteco próximo à Sagrada Família. Restaurante que os trabalhadores da região almoçam. Lembro que pedimos o prato do dia e no final o Re pediu “café con hielo”. 

O dono do restaurante veio conversar conosco, chamou a esposa que era a cozinheira para nos apresentar. Deve ter pensado: O que estes turistas estão fazendo aqui no meu boteco?



À noite fomos na Cervecería Catalana, fica próximo ao hotel. Ficamos na barra (balcão) enquanto aguardávamos uma mesa. Estava super quente e pedimos uma sangria, e alguns “tapas”que estavam divinos. 

A casa estava lotada e eu bebendo sangria como água. Em um determinando momento encostaram dois espanhóis querendo mais espaço na barra, o Rê ficou firme e pintou uma certa tensão no ar, mas acabamos conversando e a harmonia reinou. São irmãos, o papo rolou solto, conversa vai e conversa vem e começamos a falar de família. Eles nos contaram que haviam perdido o pai recentemente, a emoção tomou conta de todos. Conclusão: estávamos todos conversando e chorando.   Pela primeira vez me vi “borracha”, voltamos para o hotel rindo muito. Foi divertidíssimo!


Barcelona

Na manhã seguinte fomos passear na praia e entramos, por acaso em um território  de nudismo e GLS, fizemos cara de conteúdo. Caminhamos mais um pouco e já era quase 19h, sentamos e logo um sinal e uma voz no alto-falante  anunciou que terminara o serviço dos salva vidas. A praia estava fechando....kkk


Linda farmácia em Barcelona

Park Guell - Barcelona

Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é um lindo parque com muitas obras de Gaudi.


La Pedrera
Também conhecido como Casa Milà, foi desenhado por Gaudi, Patrimônio Mundial da UNESCO.



Barcelona
 

Finalizando com céu azul “Gaudi” - apelido que demos ao lindo azul do céu de Barcelona.

De Barcelona fomos de avião a Madri.


Dica: É muito fácil ir ao aeroporto de metro e trem.



Madri


Nos hospedamos no Hotel Petit Palace Ducal, é da mesma rede do hotel que ficamos em Sevilha. Este eu não gostei, portanto não indico.
Caminhamos muito, a cidade estava lotada de turista e muito calor.

Oso y el Madroño - Símbolo da cidade

Plaza Maior
Estação Atocha
Museu de Arte Raina Sofia

Tapas na barra da Taberna de la Daniela
Descobrimos este restaurante por um acaso, estávamos voltando do Museu do Prado e decidimos entrar, é freqüentado por madrileños, os tapas são maravilhosos. Vale a pena!


Palácio Real


Saímos a noite e fomos para o Bairro de La Latina, super boêmio e com muitas tabernas. Entramos em uma que estava lotada, descemos umas escadas até o porão e encontramos uma mesa. O garçom não serve a bebida, você tem que pegar no balcão e o vinho é servido em copo de pinga. 

O forte da comida são uns sanduíches redondos de carne moída com várias opções de temperos, todos deliciosos. 

O ambiente do porão com muita gente feliz e bonita foi muito legal e diferente!

Taberna de la Daniela

Nosso último almoço em Madrid, aniversário do Rê e comemoramos na Taberna da La Daniela, onde já tínhamos ido, para saborear um cozido, que é o principal prato da casa.


Fim desta linda viagem.

Nenhum comentário