PELAS LINDEZAS DE MINAS GERAIS: SERRA DO CIPÓ E DIAMANTINA

Serra do Cipó – MG

Serra do Cipó e Diamantina

Gosto tanto de viajar, que quando é possível prefiro comemorar meu aniversário em algum lugar diferente. Desta vez conseguimos quatro dias. Fomos de avião de São Paulo a Belo Horizonte.

Alugamos um carro e partimos para Diamantina, nossa primeira parada foi na Serra do Cipó.
Detalhe: pegamos o último carro disponível, portanto, imaginem o estado da viatura! Pelo menos os freios funcionaram bem!

A Serra do Cipó possui a maior biodiversidade por metro quadrado e fica próximo a Belo Horizonte.

Nos hospedados na Pousada Varanda da Serra. Fizemos uma trilha próximo a pousada.

Jantamos no Petras Bistrô que é um restaurante muito bom.

No dia seguinte partimos para Diamantina. No caminho há a estátua do Juquinha, personagem mais conhecido da região.

Estátua do Juquinha

Conceição do Mato Dentro

É um município de grande potencial natural que compõe a Cadeia do Espinhaço.
Visitamos a cidade e fomos muito bem recepcionados, as pessoas são muito simpáticas. Conversamos com uma moradora e ela nos indicou o restaurante Angu Duro  (38) 3541-6105 em Milho Verde-MG.
Seguimos em estrada de terra, era tanto pó que as roupas de dentro da mala ficaram empoeiradas.

Igreja Nossa Senhora do Rosário - Vilarejo Milho Verde-MG
Estávamos famintos quando chegamos ao restaurante, o dono nos preparou uma massa divina. Seguimos para Diamantina e como presente um  pôr do sol com o céu avermelhado. Sem palavras.

Diamantina

Diamantina é Patrimônio Cultural da Humanidade, teve um passado de garimpo

Chegamos à noite e nos hospedamos no Pouso da Chica que é uma pousada bem decorada e os funcionários são atenciosos. E as sopas? São deliciosas e oferecidas ao anoitecer.

Sexta-feira é dia de baile no mercado e lá fomos nós, também há barraquinhas com comidas típicas, é muito divertido.

No dia seguinte visitamos um garimpo. Fomos guiados pelo Sr. Belmiro Nascimento (38) 9106-1226 ou (38) 3531-1557, um garimpeiro profissional, que tem o sonho de ir a pé até Brasília por puro idealismo e aventura. Nos apresentou a região onde antigamente era feito o garimpo e constatamos que ainda há garimpeiros ativos por lá. Nos ensinou também as técnicas básicas do garimpo com ferramentas rústicas usadas desde a época dos Bandeirantes.

Sr Belmiro e o Reginaldo
Para a noite estava reservada a Vesperata - é uma apresentação lindíssima que acontece na praça principal. O maestro fica no centro da praça, nós (convidados) sentados nas mesas e nas varandas dos casarões os músicos. É maravilhoso!!!!

Vesperata - Diamantina-MG
No domingo fizemos uma trilha pelo caminho real.

Caminho Real

Finalizamos nossa visita a Diamantina com um passeio ao povoado de Biriri, onde foi instalada a Cia Industrial de Estamparia no século XIX e que foi desativada em 1973. A fábrica, escola, igreja e a casa dos operários estão preservados. Almoçamos comidas típicas no restaurante do local, é honesto.
Retorno a Belo Horizonte - 292 km.