PIRENÓPOLIS UM ENCANTO EM GOIÁS

Pirenópolis-GO


Pirenópolis

É um dos mais ricos acervos patrimoniais do Centro-Oeste, tendo sido tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1989.

Páscoa? Vamos para alguma cidade religiosa? Que tal Tiradentes? A estrada é tão ruim e tão longe. Que tal Pirenópolis? Nossos amigos perguntaram: O que tem em Pirenópolis? Tem procissão, cachoeiras... Vamos descobrir e aí contaremos.

Nosso roteiro: São Paulo - Brasília. Retiramos um carro no aeroporto e seguimos para Pirenópolis. 


E para sair de Brasília? Show de horror, não há sinalização, motoristas doidos, como sempre os anjos nos ajudaram e depois de algum sufoco conseguimos entrar na Via Estrutural, que é o sentido para pegar a Br070 que nos levaria para os lados de Pirenópolis, porém acabamos entrando pelo sentido contrário em direção  a Brasília. Assim, num retorno após uns 5 km, nos colocamos no sentido correto. Lá fomos nós para uma das estradas mais perigosas que já andamos, o perigo está nos péssimos motoristas que nada respeitam e na falta de sinalização. Presenciamos dois acidentes horrorosos. Enfim, após 2 horas de estrada, à noite, chegamos em Pirenópolis.

Dica: Não pegue estrada à noite. Melhor caminho: BR 060 de Brasília/Abadiânia/Pirenópolis

Divina Pousada - Pirenópolis-GO

Ficamos hospedados na Divina Pousada que  é bonita com quartos grandes e tudo novo, os funcionários são atenciosos. Fica um pouco distante do centro histórico, mas não prejudica em nada, aliás a pousada tem uma linda vista do restaurante.

Em nosso primeiro dia, saímos para conhecer a Cachoeira do Abade, mas passamos pelo Centro Histórico e vimos uma movimentação. Paramos e acompanhamos a Via Crucis, foi uma das apresentações mais lindas que já vimos . Eu fiquei comovida.

Via Crucis - Pirenópolis - GO
Via Crucis - Pirenópolis - GO

A Cachoeira do Abade que é um conjunto de cachoeiras com uma trilha perfeita e um visual maravilhoso, onde se pode tomar banho e se refrescar em algumas delas. A entrada custa caro, para a trilha mais longa  R$30,00 por pessoa. Vale a pena!

Mirande dos Macacos - Pirenópolis-GO

Cachoeira do Abade - Pirenópolis-GO
Trilha Cachoeira do Abade - Pirenópolis-GO
Flores do Cerrado - Trilha Cachoeira do Abade - Pirenópolis-GO
Almoçamos no Restaurante Pedreiras que é muito bom, comida goiana e com ambiente agradável. Conhecemos os donos que são pessoas super simpáticas.

No final da tarde fomos presenteados com um lindo arco-íris.


À noite, participamos da procissão, tudo lindo!

Procissão Sexta Feira Santa - Pirenópolis-GO
Em nosso segundo.dia, resolvemos sair pela cidade para conhecer melhor sua arquitetura colonial de uma época quando o garimpo fez a prosperidade da cidade e região. Depois de duas horas debaixo de um sol ardido, resolvemos voltar para pousada e aproveitar para nos refrescarmos na piscina e ficar por ali só descansando.

Pirenópolis-GO
Igreja Senhor do Bonfim - Pirenópolis-GO

Qualquer um pode ser anjo em Pirenópolis.



O Rio das Almas cruza o Centro Histórico e vira praia para os moradores, com direito a salva-vidas.

Pirenópolis-GO

O mascarado é um folclore da cidade, usando roupas extravagantes e máscaras com caras de animais, montando a cavalo ou mesmo a pé, os mascarados saem fazendo algazarras pelas ruas da cidade e dançando nas casas em que, para isso são convidados, durante a festa das Cavalhadas. Sua origem está ligada a Portugal sendo uma manifestação religiosa e de alegria para espantar os maus espíritos.

Pirenópolis-GO
Nossa última noite na cidade, assistimos parte da missa, onde ouvimos algumas canções que nos emocionaram. Depois fomos jantar no Restaurante Montserrat - Rua Ramalhuda, 10 Fones:  (61) 3331.2628/9985.8489 , excelente atendimento, comida saborosa e ambiente charmoso. Recomendamos.

Agora descobrimos 'O que tem em Pirenópolis'
  • Gentileza
  • Natureza esplendorosa
  • Religiosidade
  • Gastronomia
  • Anjos
  • Tucanos
  • Hospitalidade.....
Adoramos Pirenópolis e sua gente.



2 comentários

  1. Quenia, muito legal as fotos, parabéns! Estou indo com a família amanhã para lá... Vamos nos hospedar no Hotel Mandala. Obrigado pela dica de pegar a BR-060, quase ia seguindo a dica do google maps e pegando a BR-070 (fria)...
    Felicidades!

    ResponderExcluir