SÃO MIGUEL DO GOSTOSO UMA MARAVILHA NO RIO GRANDE DO NORTE




 Praia do Santo Cristo - São Miguel do Gostoso - RN



É uma vila de pescadores, que não é tão pequena. Possui muitas pousadas e bons restaurantes. 

Dizem que o nome São Miguel do Gostoso  surgiu de um antigo morador que hospedava as pessoas que passavam pela vila e após as refeições contava “causos” que resultavam em gostosas gargalhadas. Foi apelidado de “Seu Gostoso” e Gostoso foi utilizado como nome do local por algum tempo. Um comerciante da região, devoto de Arcanjo Miguel, descobriu estar com uma doença incurável e fez uma promessa, caso fosse curado construiria uma capela na cidade e assim o fez. Aí surgiu o nome São Miguel do Gostoso, que foi eleito pelo povo como nome oficial da cidade.

Alugamos um carro com a locadora Km Livre de Natal. Retiramos o veículo no aeroporto e seguimos pela BR 101, que é uma boa estrada para São Miguel do Gostoso. 

Demoramos cerca de 2 h, pois viajamos no início da noite, pouco recomendado devido ao perigo de pedestres que cruzam a estrada sem iluminação no trecho urbano e muitos animais soltos no acostamento. Também é possível contratar um transfer através da pousada.

Chegamos à noite e ficamos muito felizes com a escolha da Pousada Chica Pitanga, que é um charme. Fomos recepcionados pela Julia e pelo Flávio. Esta pousada fica aproximadamente três quadras da praia, mas é pé na areia kkkk, pois tudo é areia na região.


Nos indicaram jantar no Restaurante Macambira (Avenida dos Arrecifes - Fone: 84 3263-4004/9124-1005). Pedimos um arroz de polvo. Prato farto que serve até três pessoas, bem temperado, mas o polvo estava um pouco duro. Junto vieram uns bolinhos de macaxeira, que estavam divinos.

No segundo dia, levantamos cedo, abri a janela e avistei um lindo jardim, muito bem cuidado e com frondosos cajueiros.


 Pousada Chica Pitanga - São Miguel do Gostoso

Fomos caminhar na Praia da Xêpa onde havia alguns pescadores chegando. Veja o tamanho dos peixes.

Praia da Xêpa - São Miguel do Gostoso
Decidimos conhecer a Praia de Tourinhos que fica aproximadamente 7 km de São  Miguel. O caminho é bem bonito e passamos por Reduto, onde há "labirinteiras" que executam um bordado chamado labirinto. São peças lindas!

 Labirinteira - São Miguel dos Gostoso - RN


 A praia de Tourinhos é deserta e linda demais. Caminhamos muito pela praia.


Praia de Tourinhos - São Miguel do Gostos - RN

Algumas cenas no caminho:





O almoço foi no  Sheik’s (Avenida Enseadas das Baleias, Praia dos Cardeiros – 
Fone: 84 9162-1105) e comemos lagostas que estavam maravilhosas.

Bar Sheik's - São Miguel do Gostoso - RN

Praia do Cardeiro - São Miguel do Gostoso - RN, ótima para a prática de kitesurf.

Lagoa do Cardeiro - São Miguel do Gostoso - RN

No final da tarde fomos ver o pôr do sol, só que no caminho paramos no Nanda Costah Café para tomarmos um café e por ai ficamos por mais de uma hora. Adeus pôr do sol. A dona do café e sua mãe são  muito simpáticas, proseamos um tempão.

O jantar foi em um restaurante Nifú Nifá que é excelente. Tomamos sangria e comemos alguns tapas. 

Depois fomos caminhar pela vila e conhecemos a Maria que é uma artesã, que faz colares, chapéus, bonecas e algumas roupas. Sua marca é a Maria Maré. Ela nos contou que morava em Natal, trabalhava com química e devido a uma alergia teve que interromper sua carreira profissional e aí iniciou seus trabalhos artesanais, mudou para São Miguel do Gostoso que é terra do seu pai e está muito feliz.

Gostoso é assim um lugar para prosear, conhecer histórias das pessoas e receber sorrisos carinhosos. 

É interessante como as pessoas ficam sentadas  na porta da casa o dia todo. Outro fato é que uma moto conduz uma família de 4 pessoas. Isto mesmo: é o pai dirigindo com um filho sentado no tanque, outro filho atrás e a esposa por último com compras nos braços. Todos sem capacetes. Super seguro. Que país é este? 

São Miguel do Gostoso - RN
São Miguel do Gostoso - RN
Igreja São Miguel Arcanjo - São Miguel do Gostoso

Mais um dia neste paraíso e iniciamos com uma caminhada na praia debaixo de um forte sol. 


Voltamos para pousada e resolvemos ficar na rede da varanda, tomando uma brisa, pois o sol estava muito forte, aproveitamos também para ir à piscina. 

Neste dia conhecemos a Leni (mãe da Julia), que é uma pessoa maravilhosa. 

Depois fomos visitar a Urca do Tubarão, que é uma cachaçaria, restaurante e pousada onde o proprietário Edson encanta contando os "causos", servindo uma cachaça e você volta ao passado com os discos de vinil e objetos antigos. Vale a pena conhecer. 


Re e Edson 'Ministro da Cachaça"

Almoçamos no Nifú Nifá, comemos um delicioso Fidua com frutos do mar e camarões.


 Restaurante Nifú-Nifá - São Miguel do Gostoso - RN

 Os pescadores e os pedaços de uma arraia que era enorme - São Miguel do Gostoso - RN


 No último dia havia um evento na cidade, era dia de feira e se vende de tudo. O que chamou a atenção foram as carnes, aves, peixes expostos sem nenhuma refrigeração.


Feira em São Miguel do Gostoso - RN


Todo o comércio fecha na hora do almoço, é a "siesta" . Almoçamos no Bar do Tico, estava uma delícia: o peixe com salada e macaxeira. À noite fomos à Pizzaria Quintal que é bem bonita.

São Miguel do Gostoso é o lugar ideal para praticar windsurf e kitesurf. Caso você queira aprender, é melhor agendar as aulas com antecedência.

Infelizmente terminou mais esta encantadora viagem, mas ficou a sensação de querer voltar. Obrigada(o) São Miguel do Gostoso por nos receber tão bem.









Nenhum comentário