PUERTO NATALES, PARTIDA PARA TORRES DEL PAINE, CHILE


Puerto Natales - Chile


Parte 1 - De Puerto Natales ao Parque Torres del Paine


Após três horas de ônibus de Punta Arenas, chegamos a Puerto Natales. 

Pelas pesquisas que havia feito, esperava encontrar uma cidade mais charmosa, pois a maioria das pessoas ficam hospedadas nesta cidade e fazem passeios bate e volta ao Parque Torres del Paine que fica cerca de 1h30. Enfim, pode ter sido impressão, pois chegamos na cidade debaixo de chuva, muito vento e frio intenso. Havia uma casa em chamas e depois soubemos que era a casa mais antiga da cidade. Muito triste. A primeira impressão que tive é que era uma cidade fantasma, pois a época era de férias e não havia ninguém nas ruas e nos restaurantes. Assustou.

O Keoken Patagonia, onde ficamos, é bom e o atendimento é excelente, mas achamos bem caro.



Após deixarmos as malas, decidimos almoçar e seguimos a sugestão do dono do hotel, fomos ao 
Restaurante Cormoran, que tem uma linda vista, um serviço regular e a comida é boa com exceção da entrada,  pois o polvo estava muito duro.

Catedral Puerto Natales - Chile. Esta Catedral também tem o teto vermelho
À tarde fomos ao escritório da hospedagem que ficaríamos em Torres del Paine, para saber direitinho como chegar, pois no local não há fone e a comunicação é feita por rádio. 

Patrício nos explicou tudo e deu algumas dicas de passeios para os três dias em Torres del Paine. 

Aproveitamos para pagar a estada com cartão, já que no local só é possível pagar em dinheiro.

Puerto Natales é assim, as poucas pessoas que estão na cidade, estão alugando equipamentos, barracas para acampar no Parque, além de bicicletas para passeios próximos à cidade.

pessoas testando barraca para alugar - Puerto Natales
Também havia agendado para retirarmos o carro em uma locadora representante da Avis, empresa indicada pelo dono do hotel em Puerto Natales,  que nos disse que esta locadora tem carros bons e novos. 

Houve demora para nos atender e quando fomos retirar o carro os pneus estavam péssimos, aí o Rê conversou com o gerente e disse que isto era questão de segurança. Prontamente o rapaz que nos atendeu,  nos passou um carro 2013, mas que já estava batido. Saímos da locadora e meu marido viu algo no painel que não deveria estar aceso e voltamos. Conclusão: fomos com o rapaz até o mecânico que colocou um aparelhinho e o sinal do painel não acendeu mais. Quando estávamos na estrada acendeu novamente, mas mesmo assim, seguimos a viagem que transcorreu normalmente. Todo cuidado é pouco, pois parte das estradas que levam ao Parque são de pedriscos, é importante diminuir a velocidade ao passar por outro carro para que não corra o risco de ter uma pedra no seu parabrisa.

Viajar a Torres del Paine não é nada barato, ficar nos hotéis do parque são muito caros.  

Os bons hotéis de Puerto Natales são caríssimos também, pois são vendidos pacotes com hospedagem, refeições e passeios. 

Alugar carro também é caro. Mas já que prezamos tanto a liberdade de não viajarmos em grupo, temos que pagar por isso.

Iríamos voltar a Puerto Natales e ainda teríamos que encontrar uma hospedagem, já que o hotel que reservamos achamos caro e fomos a procura de outro. 

Visitamos várias hospedagens e quando gostava não havia lugar e quando havia lugar eu não gostava. Até que encontramos o Hotel Hallef, que não é bem o que eu gosto, mas era limpo, sem carpete, tinha um bom café da manhã e um simpático atendimento.




Hotel Hallef - Puerto Natales - Chile
Após um dia tenso *r*, fomos jantar no Restaurante Parrilla Don Jorge, pois o marido queria comer carne. O restaurante é simples, o atendimento é bom e a carne estava ótima.

Siga a viagem em Parque Torres del Paine.

Parte 2 - De Parque Torres del Paine a Puerto Natales


Voltamos para Puerto Natales de coração aberto, tendo a certeza que a má impressão do primeiro dia teria virado a página. E foi isto que aconteceu.

Chegamos a Puerto Natales por volta das 14h e fomos à Patagonia Dulce tomar um cafezinho e comer uma maravilhosa torta de limão. 

Patagonia Dulce - Puerto Natales - Chile
Seguimos para o hotel onde deixamos as malas e fomos até o Terminal de Ônibus Fernandez para comprar passagens para Punta Arenas. O local estava lotado, aguardamos cerca de 30 minutos e fomos atendidos. Passagem na mão, agora era só devolver o carro e curtir a cidade. 

Fizemos reserva para jantar no Restaurante Afrigonia ( Calle Eberhard, 323 Fone: 56-61 412877 e.mail afrigonia@hotmail.com) que é uma delícia, comida elaborada, ambiente charmoso e excelente atendimento.


Restaurante Afrigonia - Puerto Natales - Chile
No dia seguinte, conversamos com a recepcionista do hotel e ela nos contou que foi a casa dela que havia incendiado. Muita coincidência, pois quando chegamos em Puerto Natales pela primeira vez, vimos o incêndio e lamentamos muito o sofrimento da família. Felizmente ninguém se feriu.

Decidimos alugar bicicletas e fomos passear no entorno da cidade. Foi um belo passeio apesar de termos encontrado muito lixo nas estradas que passamos. 


Puerto Natales - Chile
Puerto Natales - Chile
Fizemos um lanche no caminho e notamos que a chuva estava chegando.


Devolvemos as bicicletas e fomos para o hotel descansar um pouco e por volta das 18 h o sol raiou e até estava quente. 

Passeamos pela "grande"cidade e depois jantamos no Asador Patagônico. A carne estava boa, mas o lugar não tem charme algum, o atendimento é péssimo. Não gostamos.

Passamos no Paseo Ñandu que é uma mistura de café e loja. Lugar agradável para tomar um cafezinho.


Por do sol às 22 h em Puerto Natales - Chile
No dia seguinte, acordamos cedo e fomos caminhar, pois às 11 h seria o check out.

Arco iris em nossa despedida de Puerto Natales - Chile
Puerto Natales - Chile
Puerto Natales - Chile
Almoçamos no Mesita Grande que é uma pizzaria e casa de massas que possui uma mesa grande onde as pessoas sentam uma ao lado da outra, é uma forma agradável de fazer amigos. Gostamos muito, comemos uma massa super gostosa e nos despedimos de Puerto Natales com mais um cafezinho e torta do Patagonia Dulce.

Nosso ônibus saiu às 14h30 e nos deixou no aeroporto de Punta Arenas por volta das 17h15. O voo para Santiago saiu às 19 h. Tudo perfeito!

O final da viagem está em Santiago do Chile retorno de Torres del Paine.

Um comentário

  1. Olá, adorei os relatos sobre o Chile, estou indo com meu marido em abril e ficaremos 9 dias por lá. Quantos dias vocês precisaram para fazer a viagem para conhecer Torres del Paine??

    Abs

    ResponderExcluir