SÃO FRANCISCO DO SUL, SANTA CATARINA

Centro histórico - São Francisco do Sul - SC

De Bombinhas fomos para São Francisco do Sul. A viagem foi super agradável, estrada boa e algumas paradas para comprar um queijinho, um docinho.

Chegamos em São Francisco do Sul debaixo de um sol de 35 graus, almoçamos, passeamos rapidamente pelo centro histórico. Confesso que fiquei um pouco decepcionada, pois imaginava uma cidade mais charmosa. Pode ser também que devido ao calor insuportável não enxerguei com os olhos do coração.

"São Chico"como é chamada carinhosamente foi descoberta em 1504, pelos franceses, foi a primeira cidade de Santa Catarina e é a terceira mais antiga do país. O centro histórico é tombado pelo IPHAN.

Mercado Municipal - São Francisco do Sul - SC
Centro histórico - São Francisco do Sul - SC
São Francisco do Sul - SC
A Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça foi construída em 1699, a argamassa usada em sua construção era composta de cal de conchas, areia da praia e óleo de baleia.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça - São Francisco do Sul - SC
Seguimos para o Museu Nacional do Mar que foi criado em 1992 e que reuni o patrimônio naval brasileiro.

Está em um armazém que foi restaurado. O espaço é bonito e a exposição é muito interessante.
Ingresso: R$ 5,00 / Estudantes: R$ 2,50 / Professores, idosos e crianças até 7 anos: gratuito

Toda a estrutura da jangada de piúba, inclusive a fixação dos paus, do mastro e dos bancos de vela, é feita com encaixes e amarrações, sem um único elemento metálico.

Museu Nacional do Mar - São Francisco do Sul - SC
Há um espaço dedicado a Amyr Klink com a canoa que ele ganhou quando criança. Gostei muito da frase:
(...) Porque um dia é preciso parar de sonhar, tirar os planos das gavetas e, de algum modo começar (...)

Saímos do museu e fomos procurar uma hospedagem, o Re achou melhor ficarmos em uma praia. Seguimos para Praia Itaguaçu. Lá encontramos a Pousada Sombrero Verde - R$ 250,00 a diária para casal. Quarto agradável e com ar condicionado, bom café da manhã e atendimento gentil.

Pousada Sombrero  Verde - São Francisco do Sul-SC
A praia nos lembrou a Praia Grande-SP de uns 45 anos atrás *r*. Tranquila, limpa e a água morna. Eu que não gosto de mar, não queria sair da água *r*. Amei, me trouxe boas recordações.

Praia Itaguaçu - São Francisco do Sul - SC
A Praia Itaguaçu não tem comércio, andamos bastante para encontrar o Restaurante Maré Mansa (fone: 47-3442-2752). Fiquei um pouco desconfiada, pois restaurante que vende comida japonesa, chinesa e brasileira é estranho. Mas tivemos uma boa surpresa, pois a comida é boa, o atendimento excelente e o ambiente é agradável.

Restaurante Maré Mansa - São Francisco do Sul - SC
No dia seguinte partimos para Curitiba. No caminho visitamos o Forte Marechal Luz (entrada - R$ 2,00). Vale a pena pela vista.

Forte Marechal Luz - São Francisco do Sul - SC
Linda vista do Forte - São Francisco do Sul - SC

Saímos do Forte e paramos no Restaurante do Rui  (fone 47 3449-0407/8827-2570) que é por quilo, mas a comida é boa e comi camarões deliciosos, além de ser super barato.