PROCISSÃO DO FOGARÉU E OUTRAS BELEZAS DA CIDADE DE GOIÁS

Cidade de Goías

"O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher."
Cora Coralina

Goiás é um município do estado de Goiás, conhecido também como Cidade de Goiás ou Goiás Velho. Os moradores não gostam que a cidade seja chamada  de Goiás Velho. Vamos adotar Cidade de Goiás.

É uma cidade encantadora com seus casarios, suas ruas de pedras, muita história e terra da linda poetisa Cora Coralina. Além das trilhas nas montanhas que cercam a cidade, da flora, das cachoeiras e de um povo acolhedor. É Patrimônio Cultural da Humanidade.


Adoramos festas religiosas e se você também gosta, este é o lugar. Segundo minha amiga  goiana Adriana Zorzi Emigliozzi, que passou muitas férias por lá, a Páscoa na Cidade de Goiás é mágica. E realmente é. Ficamos encantados com as comemorações e em alguns  momentos tivemos a sensação de estar vivendo em outra época.

Como chegar na Cidade de Goiás: 

Fomos de avião até Goiânia e de lá seguimos com um carro alugado pela Movida. Também há a opção de ir de ônibus.

A GO 070 está em obras, na ida demoramos cerca de 3 h para percorrer 144 km. O retorno foi rápido, em 1h30 chegamos em Goiânia.

Importante - Leve ou alugue um GPS, pois as pessoas não sabem indicar. Mesmo com GPS,  eu gosto de pedir informação, de conversar com as pessoas, mas desta vez não foi fácil, santo GPS.

GO 070 sentido Cidade de Goiás

Durante todo o ano há muitos festejos na cidade, mas a Semana Santa é uma época muito especial, portanto a reserva de hospedagem tem que ser feita com certa antecedência. A Cidade de Goiás, apesar dos seus moradores serem super simpáticos, precisa melhorar muito a infraestrutura para receber o turista e é preciso  investir na profissionalização dos trabalhadores.

Achei bem interessante que ao chegarmos na cidade, algumas pessoas estavam entregando folhetos com mapa e principais pontos turísticos.

Entramos na cidade, paramos o carro e conversamos com uma senhora que nos disse que era para ir até o "quejim" que deduzimos ser a rotatória. Pensei: Ué? Estou em Minas! Até o jeito de falar é mineiro!

Hospedagem na Cidade de Goías:

Ficamos na Pousada Chácara da Dinda, que é uma pousada bem simples e que está carente de reparos. Confesso que não gostei do quarto. O único ponto positivo foi o ar condicionado split que é novo e silencioso que nos proporcionou um ambiente fresco. O café da manhã é modesto. Os proprietários são muito simpáticos. A localização não é tão póxima ao centro, mas para nós foi boa, pois gostamos de andar. A pousada tem muito verde e vimos tucanos, pássaros diversos e maritacas. Achamos a diária de R$ 300,00 bem cara pela acomodação oferecida.

Pousada Chácara da Dinda - Cidade de Goiás-GO
Pousada Chácara da Dinda - Cidade de Goiás-GO
Pousada Chácara da Dinda - Cidade de Goiás-GO
Em nossas andanças pela cidade conhecemos a Pousada do Ipê, que nos pareceu ser melhor. Mas não visitamos os quartos, pois todos estavam ocupados.

Tempo:
Dias lindos, céu azul e muito, mas muito calor mesmo. À noite refresca um pouco. Portanto leve roupas leves, protetor solar e tênis (as ruas são de pedras).

Nossos dias na Cidade de Goiás:

Primeiro dia
Chegamos na quarta-feira à tarde para participar dos festejos. Assim que anoiteceu,  fomos jantar e caminhar pela cidade. De pronto já conhecemos os famosos doces de Goiás. Ainda bem que não gosto destes doces cristalizados, mas pretendia provar o pastelinho que é uma pequena massa assada recheada de doce de leite.

Famosos doces cristalizados da Cidade de Goiás-GO
No caminho conhecemos  D. Madalena, uma criatura encantadora,  que proseou conosco por um tempão e quis nos presentear com um sorvete de pequi (fruto típico do cerrado). E não é que é uma delícia? Assim iniciou nossa paixão pelos picolés da cidade.

Dona Madalena e eu - Cidade de Goiás-GO
Nesta mesma noite assistimos à encenação da Via Sacra.

Personagens da Encenação da Via Sacra - Cidade de Goiás - GO
Encenação da Via Sacra - Cidade de Goiás - GO
Encenação da Via Sacra - Cidade de Goiás - GO
Encenação da Via Sacra - Cidade de Goiás - GO
Encenação da Via Sacra - Cidade de Goiás - GO
A famosa Procissão do Fogaréu acontece à 0h da Quinta-feira da Paixão. É um lindo evento, a cidade fica lotada.


O que é a Procissão do Fogaréu na Cidade de Goiás?

Encena a prisão de Jesus Cristo. As luzes da cidade se apagam e uma procissão de 40 homens encapuzados (chamados de farricocos) com tochas acesas e com toque de tambores seguem pelas ruas de pedras da cidade. Algumas tochas são distribuidas para as pessoas que acompanham esta procissão. E claro que nós também tivemos as nossas tochas.

Procissão do Fogaréu - Cidade de Goiás-GO
Procissão do Fogaréu - Cidade de Goiás-GO
Procissão do Fogaréu - Cidade de Goiás-GO
Procissão do Fogaréu - Cidade de Goiás-GO
É tudo muito organizado, sem tumultos e com a fiscalização dos bombeiros que acompanham toda a procissão.

No final, já na Igreja São Francisco de Paula, que simboliza o Monte das Oliveiras, o bispo da cidade Don Eugênio Rixen, faz o encerramento com lindas palavras. Não importa sua crença, a energia é tamanha que as lágrimas rolam. Gratidão imensa por ter participado deste evento.

Segundo dia
Dia de passear pela cidade, percorrer suas ruas de pedras, admirar as construções colonias, sentir sua história e por que não conhecer alguns personagens. 

Iniciamos nossa visita pelo Mercado Municipal, lá conhecemos o box do Seu Jair, que apesar de muita idade e saúde debilitada quis nos vender uma peça do seu antiquário que mantém desde 1939.

Sr. Jair, sua esposa D. Carmem e eu - Cidade de Goiás-GO

Igreja de São Francisco de Paula -  construção de 1761.

Igreja de São Francisco de Paula - Cidade de Goiás-GO
Vista da Igreja de São Francisco de Paula - Cidade de Goiás-GO
Lindo teto da Igreja de São Francisco de Paula - Cidade de Goiás-GO
Sino da Igreja São Francisco de Paula - Cidade de Goiás-GO

Museu Casa de Cora Coralina - construção anterior a 1782.

Casa de Cora Coralina - Cidade de Goiás-GO
Cidade de Goiás-GO
Beco Cidade de Goiás-GO
Cidade de Goiás-GO
Cidade de Goiás-GO
Cidade de Goiás-GO


Cidade de Goiás - GO

Igreja D'Abadia - construída em 1790 pelos escravos e para os escravos.

Igreja D'Abadia - Cidade de Goiás-GO
Vista da Igreja D'Abadia - Cidade de Goiás-GO

Igreja Nossa Senhora do Carmo - construção de 1786.

Igreja Nossa Senhora do Carmo - Cidade de Goiás-GO

Igreja do Rosário - construída em 1734 e reconstruída em 1934.

Igreja do Rosário - Cidade de Goiás - GO
Museu de Arte Sacra da Boa Morte - Igreja construída em 1779 e foi transformada em museu em 1967.

Museu de Arte Sacra da Boa Morte - Cidade de Goiás-GO
Depois de caminharmos muito pela cidade, almoçamos no Restaurante Dali Sabor &Arte (Rua 13 de Maio, 26 - Fone 62 3372-1640), que na nossa opinião, é o melhor da cidade. De entrada um empadão goiano e pedimos  arroz com pequi e frango. Gostamos muito, é um sabor diferente. Mas, o melhor deste restaurante é o garçom Valdilon que atende com alegria e simpatia. Chega próximo à mesa e diz  o refrão "Todos alegres, felizes e contentes". É uma figura!

Tradicional empadão - Cidade de Goiás - GO
À noite jantamos no Tapioca do Cerrado (Rua Maximiano Mendes, s/n), além das deliciosas tapiocas há caldos. A maioria das mesas fica na rua, o atendimento é simpático e o serviço é demorado, mas não incomodou nada. Muito bom!

Restaurante Tapioca do Cerrado - Cidade de Goiás-GO
Nesta noite caminhamos pela cidade e conhecemos a charmosa loja da artista Sherol Vinhas que faz lindas peças com reciclados. Não deixe de visitar o blog dela. Aí também tivemos o prazer de conhecer o Luciano, marido da Sherol que é gente boa. Ficamos um tempão papeando e o Luciano nos deu muitas dicas da cidade e especialmente da Serra Dourada. Bom demais conhecer pessoas tão queridas!

Nós ,a Sherol e Luciano na loja - Cidade de Goiás-GO
Terceiro dia
Fomos fazer a trilha na Serra Dourada, no dia anterior liguei para o guia José Garcia (fones: 62 8499-9109/9392-2665/8272-9171) para saber se ele poderia nos acompanhar nesta trilha. Ele já tinha compromisso com outro casal para Serra Dourada, só que iriam fazer uma trilha diferente. O guia foi muito gentil e ofereceu a opção de seguirmos o carro do casal, isto facilitou muito a nossa vida para chegarmos ao parque. Para ir ao Parque Estadual da Serra Dourada é preciso ir até a cidade de Mossâmedes que fica aproximadamente 40 km.

Com o carro que tínhamos alugado foi possível chegarmos  no início da trilha. A subida de aproximadamente 2 km  teríamos que enfrentar. O casal estava com uma Mitisubish 4 x 4 e nos ofereceu carona até a parte de cima da serra. O Reginaldo agradeceu, pois não queria incomodar. Eles insistiram e assim conhecemos o Alberto e Alessandra que são super simpáticos e aventureiros.

Na entrada do Parque que fica na parte de cima da serra, você paga R$ 3,00 por pessoa. Lá é plano e  até o Areal é uma caminhada leve. Não deixe de levar água, lanche e protetor solar.

Trilha na Serra Dourada - Mossâmedes-GO

Começamos a caminhar e ouvimos um barulho forte, intrigados fomos atrás e descobrimos que eram muitos grilos.

Grilo na Serra Dourada - Mossâmedes-GO
Serra Dourada - Mossâmedes-GO
Flores na Serra Dourada - Mossâmedes-GO
Serra Dourada - Mossâmedes-GO
Areal na Serra Dourada - Mossâmedes-GO
Areal na Serra Dourada - Mossâmedes-GO
Mirante na Serra Dourada - Mossâmedes-GO
Mirante da Serra Dourada - Mossâmedes-GO
No caminho cidade de pedras - Serra Dourada - Mossâmedes-GO
Descida da Serra Dourada - Mossâmedes-GO
No caminho uma caverna - Serra Dourada - Mossâmedes - GO
Descendo a Serra Dourada - Mossâmedes-GO

À noite aconteceu uma linda procissão depois da encenação do Descendimento da Cruz.

Encenação Descendimento da Cruz - Cidade de Goiás-GO
Procissão do Senhor Morto - Cidade de Goiás-GO
Procissão do Senhor Morto - Cidade de Goiás-GO
Quarto dia
Decidimos conhecer  a Fazenda Manduzanzan para almoçarmos. Deixamos o carro na Fazenda e seguimos por uma trilha (+- 800 metros) até  a Cachoeira das Andorinhas.

Eu não gosto de água gelada, mas a temperatura da água desta cachoeira é super agradável.

Trilha para Cachoeira das Andorinhas- Cidade de Goiás-GO
Cachoeira das Andorinhas - Cidade de Goias-GO
O almoço na Fazenda Manduzanzan é muito bom, além do espaço ser super agradável. O almoço custa R$ 40,00 por pessoa.

Fazenda Manduzanzan - Cidade de Goiás-GO
Fazenda Manduzanzan - Cidade de Goiás-GO
Depois do gostoso almoço, foi a hora de descansar nas poltronas e aproveitar o canto dos pássaros.

Fazenda Manduzanzan - Cidade de Goiás-GO

Na volta para cidade,  paramos na Igreja de Santa Bárbara para conhecermos. No folheto da programação dos eventos estava que a Igreja estaria aberta das 16 às 20h, com a exposição Poetas Vilaboenses. Esperamos até as 16h30 e ninguém chegou para abrir a igreja.

Igreja de Santa Bárbara - Cidade de Goiás-GO

O Rê sugeriu irmos no Morro do Cruzeiro para ver o pôr do sol, confesso que depois da cochoeira e de comer tão bem, minha vontade era zero de querer subir um morro debaixo de sol forte. Mas fui. Do alto você avista toda a cidade.

Trilha para o Morro do Cruzeiro - Cidade de Goiás-GO
Vista do Morro do Cruzeiro - Cidade de Goiás-GO
Vista do Morro do Cruzeiro - Cidade de Goiás-GO
À noite  fomos ao concerto na Igreja do Rosário. Lindo, lindo!!!

Concerto na Igreja do Rosário - Cidade de Goiás-GO

Estávamos no restaurante por volta das 23h30, quando passou uma serenata e lá fomos nós acompanhando os cantores pelas ruas de pedra da cidade.

Serenata - Cidade de Goiás-GO
Último dia
Domingo de Páscoa e a cidade continuou seus festejos com a Folia do Divino Espírito Santo. Não conseguimos participar, pois tínhamos que partir para Goiânia, mas tivemos a felicidade de conhecer a casa da Dona Silvia Curado que faz Alfenis (lindos doces feitos de açúcar). Seu genro nos contou que seus doces já foram até o Vaticano e que o Papa João Paulo quando esteve no Brasil pediu por estes doces.

Casa de D. Silvia que faz os docinhos Alfenins - Cidade de Goiás-GO
docinhos Alfenins - Cidade de Goiás-GO

A família nos convidou para participar da Folia do Espírito Santo e  depois entrar em sua casa para tomar um café e comer uns bolinhos. Delícia de pessoas!

Aproveitando os últimos instantes em Cidade de Goias:
Este é o lindo Quadrado (eu o apelidei, pois me lembrou o Quadrado de Trancoso), todas as casas bonitinhas, pintadinhas, nós amamos.

Cidade de Goiás-GO
Cidade de Goiás-GO

Chafariz de Cauda - construção de 1778

Chafariz de Cauda - Cidade de Goiás-GO

Os picolés do coreto são um caso de amor, eu nunca saboreei picolés tão gostosos e olha que eu nem sou fã de sorvete.

Picóles do coreto - Cidade de Goiás-GO

Não dá para não registrar estas construções.

Cidade de Goiás-GO

Cidade de Goiás-GO



Estes dias em Cidade de Goiás nos fez voltar em um tempo quando os valores reais estavam nas pessoas e viver com simplicidade não limitava sua felicidade, foram épocas que nossos avós nos deixaram com suas histórias. Gratidão por todo povo da Cidade de Goiás que nos receberam tão bem.

Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silencio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.Cora Coralina

4 comentários

  1. Lindo demais da conta !!! Parabéns pelos registros, palavras e imagens perfeitas!!! Muito pertinentes todos os apontamentos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Professora Rosi. Ficamos muito felizes com seu comentário. Abraços.

      Excluir
  2. Parabéns pela postagem, fico feliz por ter gostado da cidade e ter feito uma postagem tao bonita e rica. gostaria de ter este taleto para relatar pelos lugares que passo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco ficamos muito felizes que você tenha gostado do post. Os relatos são escritos com muito carinho para que outras pessoas possam ter agradáveis experiências também.

      Abraços e muito obrigada pelo comentário.

      Excluir