FINAL DE SEMANA ACOLHEDOR EM SÃO BENTO DO SAPUCAÍ


Bauzinho - São Bento do Sapucaí - SP. Ao fundo a Pedra do Baú.

Esta pequena cidade rodeada de montanhas fica a 185 km de São Paulo. 

Igreja Matriz - São Bento do Sapucaí-SP

As estradas são ótimas: de São Paulo siga a Rodovia Carvalho Pinto até o final e continue pela Rodovia Floriano Pinheiro. Gastamos de pedágio R$ 19,60 ida e volta.

Conseguimos viajar durante o dia e foi muito bom, pois de Santo Antonio do Pinhal até São Bento do Sapucaí a estrada é lindíssima. No caminho compramos deliciosas atemoias e queijo.



No caminho para São Bento do Sapucaí - SP

Há muitas pousadas charmosas e mais distantes. Decidimos pela Hospedaria Casarão, por estar no centro da cidade. Adoramos a escolha, pois além de estar em um lugar charmoso, não precisamos sair de carro para jantar. E tem mais: na Hospedaria Casarão tem a Adriana e a Paula que nos receberam muito bem.

Hospedaria Casarão - São Bento do Sapucaí-SP
Hospedaria Casarão - São Bento do Sapucaí-SP
Hospedaria Casarão - São Bento do Sapucaí-SP
Na frente da Hospedaria há o Armazém São Bento, que vende peças lindas da região e comidinhas. Nós saboreamos um delicioso bolo de laranja e café de coador.

Na atualização do post em junho/2017 identificamos que o Armazém São Bento mudou para a Pousada do Quilombo - Estrada do Quilombo, 1403.

Armazém São Bento - São Bento do Sapucaí-SP
A tarde estava linda, então aproveitamos para caminhar pela agradável cidade. As pessoas são muito simpáticas.

São Bento do Sapucaí - SP

São Bento do Sapucaí - SP
Na pousada há alguns cachorros que ficam em um belo espaço separado por um muro baixo e a labradora Salomé, que é arteira e carinhosa, pula o muro para requisitar nossa atenção. Adora um carinho e quem não gosta, não é?

Salomé e eu
À noite jantamos no Restaurante Grão do Galo que é bom, tem ótimo atendimento e o preço é honesto.

O pitoresco é que nas paredes estão expostas placas com nomes de pessoas e personagens da região.

Nós comemos a batata assada recheada que estava bem gostosa.

Restaurante Grão do Galo - São Bento do Sapucaí-SP

Nesta noite estava acontecendo na cidade a Festa do Santo Expedito. Havia uma banda muito boa tocando músicas para os cinquentões como nós *r*. Nós adoramos e ficamos até o final. As pessoas não se animaram, não sei se é por vergonha ou por preferência musical.

Banda Luxor -Festa Santo Expedito - São Bento do Sapucaí-SP

O sábado amanheceu nublado e friozinho, delícia tomar café da manhã com pães feito pela Paula (proprietária da hospedaria), aliás os bolos, iogurte e granola são feitos na pousada. Tudo muito gostoso.

Hospedaria Casarão - São Bento do Sapucaí-SP
Esta era a vista do nosso quarto e ao fundo está a Pedra Baú e foi para lá que fomos nesta manhã de sábado nublado.


Do centro da cidade até o local onde você pode deixar o carro para ir à Pedra Baú são + - 20 km , maior parte da estrada é asfaltada e estava em boas condições, depois você seguirá um trecho de terra. A estrada é sinuosa e bonita. No caminho está a Cachoeira do Toldi.

Cachoeira do Toldi- São Bento do Sapucaí-SP


Caminho para Pedra do Baú - São Bento do Sapucaí-SP

Bauzinho - São Bento do Sapucaí - SP

Por trilha fácil e muito contemplativa chegamos à Pedra do Bauzinho, na sequência fomos para a fechada trilha que contorna a Pedra do Baú. A intenção era subir à Pedra onde há alguns degraus de ferro.

Chegamos até a base e daí pra frente inicia o trecho mais íngreme, mas como demoramos admirando a floresta densa, resolvemos voltar, pois o tempo estava nublado e pelo caminho que estávamos a vista não seria diferente da que já tínhamos visto no Bauzinho.

Confesso que já estávamos cansados e adoraríamos estar sentados na mesa de um restaurante *r*.

Nesta trilha encontramos de tudo: pessoas que entram na trilha com calçados e roupas  inadequadas até grupo de escoteiros que iriam pernoitar em uma base da pedra, entre eles, uma senhora que nos abordou suplicando por água e o marido deu uma garrafinha para ela. 

No início da trilha há uma placa que diz que é uma hora para chegar na base da Pedra, mas é uma hora subindo e descendo. Portanto, se você não gosta de caminhar, nem vá.


Nosso guia e o Rê - Trilha para a Pedra do Baú - São Bento do Sapucaí-SP
No retorno paramos para almoçar no Restaurante Sabor com Arte que  é honesto, mas não encantou.

À tarde e com friozinho, descansamos no quarto com fogo na lareira, pois à noite haveria show e bingo na igreja.

Adicionar legenda

Jantamos novamente no Grão do Galo, desta vez pedimos pizza que estava bem gostosa, a massa é fininha. Depois fomos para o bingo que, por incrível que possa parecer, estava muito engraçado.

Os prêmios eram: frango assado, leitão, bolo, orquídea, ferro de passar roupa....*r*! O Rê ganhou um frango assado, só que ganhou junto com outra pessoa. Aí tinha uma regra para o desempate e algumas pessoas ficaram nos explicando. Aliás, todos queriam nos ensinar como participar, foi muito, mas muito engraçado. Nós rimos demais, no entanto o outro ganhador levou o frango e o Rê ficou inconformado...Rsrsrsrsrsrsrs.

Rê inconformado no bingo por não ganhar o frango assado *r*
No domingo fomos caminhando até o Bairro do Quilombo, está cerca de 3 km do centro.

Bairro do Quilombo - São Bento do Sapucaí-SP

Bairro do Quilombo - São Bento do Sapucaí-SP

Bairro do Quilombo - São Bento do Sapucaí-SP

No Quilombo visitamos o Ateliê do Ditinho Joana, ou melhor, nós tivemos o prazer de conhecer o Sr Ditinho que é uma pessoa genial e um excelente escultor em madeira. Proseamos por muito tempo, já que ele gosta e nós também. Foi muito bom ter conhecido o belíssimo trabalho do grande artista . Gostamos demais de ouvir as histórias do Sr. Ditinho.



A botinha representa a nossa caminhada da vida.
Subi e desci. Andei depressa e devagar.
Cansei e descansei. Entristeci e me alegrei,
e assim sempre caminhei. Hoje estou gasta e
cheia de marcas, mas com certeza valeu a pena.
Ditinho Joanna

Sr Ditinho e nós - Bairro do Quilombo - São Bento do Sapucaí-SP
A despedida da cidade foi um almoço no Restaurante Taipa que fica no centro da cidade. A comida é boa, ambiente agradável e ótimo atendimento.

Restaurante Taipa - São Bento do Sapucaí-SP

São Bento do Sapucaí é uma pequena cidade que nos cativou e que voltaremos com certeza. Temos muito para conhecer e nos encantar ainda mais com este povo tão hospitaleiro.





2 comentários

  1. Essas cidadezinhas são encantadoras. Ótimo post nos mostrando as belezas de nosso país, tão pertinho da gente. beijocas

    ResponderExcluir