TRILHA PARQUE ESTADUAL SERRA DO MAR - Núcleo Santa Virgínia

Trilha Pirapitinga - Cachoeira das Andorinhas



O Parque Estadual Serra do Mar é formado pela Mata Atlântica onde o maior território contínuo encontra-se no Estado de São Paulo. Para proteger esta riqueza este Parque foi criado em 1977. 

O Núcleo Santa Virgínia fica no Km 78 da Rodovia Oswaldo Cruz, bem próximo a Ubatuba.

Neste Núcleo há algumas trilhas com diversos graus de dificuldade. Para fazer a trilha é necessário agendar previamente pelo e.mail nucleosv@ig.com.br ou fone 012 3671-9266.


Confesso que enviei o e.mail, mas não botei fé que teria a resposta. Para minha surpresa, o e.mail foi respondido prontamente, ainda fui orientada sobre qual trilha fazer e o melhor: o passeio é gratuito.

Desta vez tivemos a companhia dos nossos  queridões: Lú e Edú. A Lú é minha cunhada e o Edú é o irmãozinho do meu marido, portanto meu cunhado.

Saímos de São Paulo às 5h30 e chegamos à Sede às 9h, debaixo de uma fina garoa que foi diminuindo e assim foi possível fazer a trilha.

A Sede é muito organizada, limpa e você é recepcionado por simpáticos funcionários. Ficamos intrigados com tanta perfeição. Conversando com alguns monitores, soubemos que  o grupo de bancos  KFW (alemão) investiu muito em alguns Núcleos. Estava explicado o mistério. Esperamos de coração que tudo continue funcionando desta forma e que muitas crianças, jovens e adultos possam ter a oportunidade que tivemos.

Na Sede há um espaço com refeitório, banheiros, vestiário, alojamento para pesquisadores e uma sala com esqueletos de alguns animais da região.



Nós fizemos a linda  Trilha Pirapitinga que margeia o Rio Ipiranga e depois o Rio Paraíbuna. Apesar da trilha ser curta (5,6 Km), levamos pouco mais de 3 horas para percorrê-la, pois paramos nas cachoeiras, piscinas naturais e observamos a  floresta.

Pirapitinga é o nome de um peixe da região. São bonitos e vimos cardumes.

Tivemos a companhia de um excelente monitor que nos apresentou muitas curiosidades da natureza. 

Vamos lá:

Trilha Pirapitinga - orientação
Trilha Pirapitinga
Trilha Pirapitinga - sapo cururu
Trilha Pirapitinga
Trilha Pirapitinga - sapo pingo de ouro (minúsculo e lindo). Espécie endêmica do Núcleo Santa Virgínia

Trilha Pirapitinga - Casa de Pedra. É bem pesada, mas nós somos fortes!
No caminho uma jararaca. É tão linda que não tive medo.
Trilha Pirapitinga - Salto Grande
Trilha Pirapitinga - Salto Grande
Trilha Pirapitinga - Saltinho
Gratidão

"Quando seu coração está pleno de gratidão, qualquer porta aparentemente fechada pode ser uma abertura para uma bênção maior. " Osho




Nenhum comentário