4 DIAS EM BELÉM DO PARÁ

Belém do Pará
Aproveitamos o feriado de Corpus Christi para conhecer Belém do Pará. Foi tempo suficiente para visitar os principais pontos turísticos. Seguimos muitas dicas da querida Letícia do blog giros por aí

Como chegar em Belém do Pará

De São Paulo, são 3h30 em voo direto.
Do aeroporto para o bairro Nazaré leva cerca de  20 minutos. Valor táxi: R$ 50,00

Clima em Belém do Pará

A partir de junho inicia o verão na região, período que chove menos. Mas chove todos os dias, aliás pouco vimos do céu, nada de estrelas e lua, só muitas nuvens.

Hospedagem em Belém do Pará

Após muita pesquisa, decidimos pelo Hotel Radisson, pois através do booking conseguimos uma tarifa excelente. A reserva foi feita com antecedência de 8 meses.

Não gostamos muito de grandes hotéis, mas este é ótimo com relação ao quarto e café da manhã. A recepção é bem fraca, pois recebemos apenas o apoio referente às opções do hotel e dos táxis conveniados. Nada sobre os atrativos e eventos da cidade, que tem forte tradição religiosa.Por ser feriado de Corpus Christi  apresentava  eventos típicos da época, como procissões e festas juninas.

Quarto Hotel Radisson - Belém do Pará

Como circular por Belém do Pará

Táxi, não é caro e os motoristas são muito educados e gentis.
Fica a dica de dois taxistas:
Bruno Bastos (91) 99114-0267 - bhb.bastos@hotmail.com
Rubens Silva (91) 99165-9590 Vivo / 98189-0533 (Tim)

Algumas considerações
  • Em nossas viagens gostamos muito de conhecer a cidade caminhando. Fomos alertados constantemente sobre a violência, isto nos impediu de descobrir lugares e de viajar do modo que gostamos. A violência causa medo e com medo nada encanta.
  • O hotel fica em um bonito bairro (Nazaré), mas não  é perto dos pontos turísticos.
  • Há músicos de qualidade em quase todos os restaurantes. Isto nos surpreendeu.

Primeiro dia (quinta-feira)
Chegamos à tarde, nos hospedamos e rapidamente seguimos para Estação das Docas que é um cais que foi reformado. É um bonito espaço que possui restaurantes e  lojas. Procuramos pelo escritório da Valeverde, para fazermos o passeio de barco  pelo Rio Guamá que banha a cidade. Fomos muito bem atendidos pelo Pedro  e compramos o passeio Orla ao Entardecer que sai às 17h30. Valor: R$ 50,00 por pessoa.

É um passeio com duração de 1h30, bem turístico com um bonito show, onde os bailarinos dançam carimbó. Claro que os turistas fazem a festa também.

Passeio de barco pelo Rio Guamá - Belém do Pará
Ver- o -Peso - Belém do Pará
Este foi o único dia que conseguimos ver entre nuvens o pôr do sol. Nos outros dias só choveu no final da tarde.

Entardecer em Belém do Pará

O passeio de barco terminou com chuva por volta das 19h.  Como estávamos na Estação das Docas, aproveitamos para jantar no Restaurante Lá em Casa.

Experimentamos um tacacá (é um caldo de mandioca "tucupi" com uma verdura chamada jambu e camarões). É bem diferente, a verdura amortece a boca.

Tacacá - Belém do Pará

Pedimos um menu degustação de pratos da região. Assim provamos alguns sabores, uns nós gostamos e outros nem tanto. Ao final, o simpático garçom, aliás como todos os demais, nos ofereceu uma dose da cachaça e do licor de Jambu, que apresentam sabor exótico!

Restaurante Lá em Casa - Belém do Pará

Na Estação das Docas há muitos bons cantores, é bem gostoso jantar e ouvir boas músicas.

Para terminar a noite, tomamos sorvete da Sorveteria Cairu. Experimentamos sabores de algumas frutas da região,  as cores enfeitiçam. Nosso eleito foi o sorvete de Castanha do Pará, simplesmente delicioso! Não é barato, uma bola custa R$ 7,00.

Sorveteria Cairu - Belém do Pará

Segundo dia (sexta-feira)
Como era um dia com mais movimento nas ruas, não obedecemos a ordem de andarmos de táxi. Saímos a pé para conhecer alguns pontos turísticos.  As ruas são cobertas por lindas mangueiras.

Ruas de Belém do Pará - Bairro Nazaré

Começamos pelo Theatro da Paz que foi fundado em 1878 no auge do Ciclo da Borracha. Fizemos a visita monitorada que nos encantou com sua história e beleza. O guia Marcos foi excelente.
Visita monitorada
terça a sexta das 9 às 17 h (há intervalo das 13 às 14h)
sábado das 9 às 12h e domingos das 9 às 11h
valor - R$ 4,00

Theatro da Paz - Belém do Pará

Do Theatro da Paz seguimos para o Palacete Bolonha que foi construído por volta de 1905 pelo engenheiro Francisco Bolonha para sua amada esposa. O prédio não está conservado, mas reza a lenda que será restaurado. Há visita guiada.
Palacete Bolonha - Avenida Governador José Malcher, 295 - Nazaré Fone (91) 3230-4764

Palacete Bolonha - Belém do Pará
Com um mapa, seguimos caminhando pela cidade e visitamos algumas igrejas. Todas bem conservadas.

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos
Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos  - Travessa Padre Prudêncio, 314 - Campina

Igreja Sant'Ana inaugurada em 1782
Igreja Sant'Ana - Avenida Presidente Getúlio Vargas, 407 - Breves

Catedral da Sé - Belém do Pará
Catedral da Sé - Praça Frei Caetano Brandão s/n - Cidade Velha

Forte do Presépio - Belém do Pará
Forte do Presépio -  Está às margens da Baia de Guajará e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
terça s sexta - 10 às 18h
sábados, domingos e feriados - 9 às 14h
valor: R$ 2,00

Casa das 11 Janelas - Belém do Pará
Casa das 11 Janelas - É uma antiga e linda casa onde há exposições, um belo jardim e um restaurante.
Endereço: Praça Dom Frei Caetano Brandão s/n - Cidade Velha
terça a sexta - 10 às 18h
sábados, domingos e feriados - 9 às 14h
gratuito

Mangal das Garças - Belém do Pará

Mangal das Garças - lindo parque que fica às margens do Rio Guamá. Tem borboletário, farol e restaurante.
terça a domingo - 9 às 18h
gratuita entrada no parque, paga para entrar no borboletário e subir no farol.

Restaurante Manjar das Graças - Belém do Pará

Nós almoçamos no Restaurante Manjar das Garças que serve ótimo buffet com comidas típicas da região. Gostamos bastante, porém é caro. R$ 69,00 por pessoa.

À noite fomos à Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, assistimos à emocionante missa.
Seja qual for a sua crença, não deixe de ir. O cantor que acompanha a liturgia tem uma voz celestial. Nos emocionou profundamente executando cânticos com mensagens maravilhosas.

Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré - Belém do Pará

Gostamos muito de festas juninas e estava acontecendo no Portal Amazonia, que é uma região mais distante de onde estávamos hospedados. Fomos de táxi e notamos que o motorista não queria nos deixar próximo. É uma região perigosa e  ficamos com receio de não encontrar táxi para voltar ao hotel, portanto desistimos.

De lá seguimos ao Shopping Boulevard, que é bem bonito.
Lanchamos no Armázem Belém, uma charmosa padaria, provamos deliciosos sanduíches com preços honestos.

Armazém Belém - Shopping Boulevard - Belém do Pará

Voltamos a pé para o hotel, uns 25 minutos de caminhada, contrariando todas as recomendações recebidas no hotel, taxistas e outras pessoas com quem falamos. Certamente, estávamos sob a proteção de algo muito maior, pois chegamos muito bem!!!!!!

Terceiro dia (sábado)
Saímos do hotel de madrugada, às 5h para ir à Feira do Açaí que fica no cais ao lado do Mercado
Ver-o-Peso. Momento tenso *r*, é uma MUVUCA. Venda de açaí, frutas da região, verduras e peixes diversos. Neste horário o Mercado Ver-o-Peso estava ensaiando o início das suas atividades.

Feira do Açaí - Belém do Pará

Pupunha (fruta típica da Amazônia) - Belém do Pará
Mercado do peixe - Belém do Pará
Ver-o- Peso - Belém do Pará
Ver-o -Peso - Belém do Pará
Ralando a mandioca - Ver -o -Peso - Belém do Pará
Ver- o- Peso - Belém do Pará

Juro que não tive coragem de comer nada por ali. Após esta experiência um tanto diferente, voltamos para o hotel, dormimos um pouco e desfrutamos do maravilhoso café da manhã.

Por volta das 10h30 seguimos de táxi até a descuidada Praça Princesa Izabel, lugar onde sai o barco para Ilha do Combu. A travessia custa R$ 4,00 por pessoa.
Fomos ao Restaurante Saldosa Maloca (com L mesmo) . Lugar agradável com bom atendimento.

Caminho para Ilha do Combu - Belém do Pará

No terreno do restaurante há uma pequena trilha que leva a enormes árvores. É impressionante!
Enormes árvores no Saldosa Maloca
Restaurante Saldosa Maloca - Ilha do Combu

No retorno a Belém corremos para a loja do Bar Meu Garoto que fica na Rua Ó de Almeida com Frei Gil. Aos sábados, a loja fecha às 14h e tínhamos encomendas de  cachaças de Jambu (R$37,00 a garrafa de 600 ml.). O Jambu é a verdura que amortece a boca, imagina na cachaça! Cada um com suas preferências *r*.

Este Jambu nos deu trabalho, pois também tínhamos encomenda do licor de Jambu que só encontramos no Restaurante Lá em Casa, onde voltamos à noite para comprar o licor (R$50,00) direto com o Maitre Sr. Alcides.

Já que estávamos na Estação das Docas, aproveitamos para conhecer  o Bar Amazom Beer. O Re gostou muito da cerveja, pedimos a linguiça de metro que estava bem saborosa. O  lugar é animado, excelente atendimento e  boa música.

Amazon Beer - Belém do Pará

Quarto dia (domingo)
Aos domingos acontece uma feira na Praça da República que fica em frente ao Theatro da Paz, lá é vendido artesanatos, quitutes, quadros, roupas e outros.

Feira aos domingos na Praça da República - Belém do Pará

O almoço foi no simpático restaurante San Tito que fica próximo ao hotel. Apesar de ser restaurante por quilo, a comida é elaborada e bem saborosa. Nós gostamos.

Assim nos despedimos de Belém do Pará. No aeroporto, ainda experimentamos o sorvete de Castanha do Pará no Ice Bode (sorveteria da região) e uma maravilhosa paçoquinha de amendoim vendida em saquinhos. Tudo delicioso!!!

Belém do Pará

Lilian do blog Uma Senhora Viagem fez belos passeios em Belém. Confira no post Belém do Pará: Dicas dos Pontos Turísticos.