UM PASSEIO PELO BAIRRO DE SANTA TERESA, RIO DE JANEIRO

Vista do Parque das Ruínas

Nossas visitas ao Rio são rápidas e desta vez fomos conhecer o Bairro Santa Teresa. Ao ler o post do blog Sundaycooks fiquei muito entusiasmada com o passeio.

Em 2011, após um acidente, os bondinhos foram suspensos. Recentemente voltaram a circular do Largo do Carioca até o Largo dos Guimarães. E vale a pena enfrentar a fila (nós esperamos quase 1 hora), é um charme andar no bondinho pelas estreitas ruas, passar por cima dos Arcos da Lapa e observar as antigas construções.


Bairro Santa Teresa - Rio

Para pegar o bondinho nós fomos de metrô até a estação Carioca. Na saída do metrô vá em direção ao Largo do Carioca, entre na Rua Senador Dantas e vire  a primeira à direita. Pronto  você chegou no local de onde saem os bondinhos com intervalos de 20 minutos, levam 32 passageiros e por enquanto é gratuito. Os funcionários são muito educados e simpáticos.

No bondinho em Santa Teresa - Rio

Em Santa Teresa, no Largo dos Guimarães há restaurantes e lojas de artesanatos. Confesso que fiquei um pouco decepcionada, pois algumas construções  não estão preservadas. Nós almoçamos no Café do Alto, charmoso restaurante, que serve comidinhas nordestinas das boas. Eu pedi o prato do dia: purê de abóbora com couve e carne seca desfiada e o marido foi de feijoada. O restaurante estava cheio e demorou um pouco, mas os atendentes são muito gentis.

Café do Alto - Bairro Santa Teresa - Rio

De lá caminhamos até o Largo do Curvello.

Largo do Curvello - Bairro Santa Teresa-Rio
Entramos à direita em direção ao Parque das Ruínas, local onde tem algumas exposições e apresentações.

Parque das Ruínas - Bairro Santa Teresa -  Rio
Parque das Ruínas - Bairro Santa Teresa - Rio

Parque das Ruínas - Bairro Santa Teresa - Rio

Do Parque das Ruínas, há linda vista da Baía da Guanabara e do Centro. Aliás sempre encaixamos algum passeio, onde podemos admirar o Rio de cima. Veja também  Vista do Morro 2 Irmãos e Vista ao Forte Duque de Caxias.

Vista do Parque das Ruínas

Ao lado do Parque das Ruínas está o Museu Chácara do Céu, que nós não visitamos.

Daí seguimos a pé até a Escadaria Selarón, que liga Santa Teresa à Lapa. O artista plástico chileno Jorge Selarón morava em uma casa na escadaria e fez da escada um mosaico. Recebeu o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro em 2005 e faleceu em 2013. O local virou ponto turístico.

Escadaria Selarón-Rio
Escadaria Selarón-Rio

Na base da escadaria a região é bem judiada e não é segura, vimos os famosos Arcos da Lapa e pegamos o metrô na Cinelândia para retornarmos para o hotel em Copacabana.

Nosso roteiro: metrô Carioca/bondinho até Largo Guimarães/ retorno a pé descendo pelo bairro Santa Teresa/Parque das Ruínas/ Escadas Selarón/ metrô Cinelândia

FICA A DICA
Bondinhos todos os dias das 11 às 16h - Gratuito
Parque das Ruínas - terça a domingo, das 8 às 20h - Gratuito
Museu Chácara do Céu - quarta a segunda, das 12 às 17h - Ingressos R$ 2,00 - Quarta gratuito

Nenhum comentário