UM PARAÍSO CHAMADO CUMURUXATIBA


Cumuruxatiba
Cumuruxatiba é um distrito do município de Prado que fica no sul da Bahia e na língua pataxó quer dizer variação das marés. E é impressionante como esta variação altera a beleza das praias. Na maré baixa formam-se lindas piscinas com suas águas transparentes  e quentes. Na maré alta a faixa de areia some em alguns trechos, proporcionando outra beleza. Cumuruxatiba também é conhecida como Cumuru.

Nossa viagem iniciou em Vitória e dormimos em  Itaúnas, veja como foi. De Itaúnas pegamos um atalho por estrada de chão batido até a BR 101. Este atalho reduz em muito a viagem e valeu a pena. Informe-se na pousada que você estiver.


Atalho de Itaúnas para sul da Bahia
  

Demoramos cerca de  4 horas para vencermos os 259 km que separam  as cidades. As estradas estão em boas condições e com belas paisagens. De Prado são 32 km de estrada de terra, que estava em bom estado.


Paisagem de Prado para Cumuruxatiba


O centrinho de Cumuru é feinho, mas quando você entra na Avenida Beira Mar alguns restaurantes e pousadas dão um certo charme.


Restaurante do Hermes na Avenida Beira Mar


Nos hospedamos na excelente Pousada Ingá que fica 4 km do centro por uma estradinha difícil.

Faça sua reserva de hospedagem no Booking pela página do blog. Você não pagará nada a mais.

Pousada Ingá – Tem apenas 6 charmosas suítes em uma bonita construção de frente para a praia, verdadeira pousada pé na areia. Gostamos tanto que fizemos reserva para 3 dias e decidimos ficar mais 2. É um encanto de lugar não só pelas instalações, mas pelo carinho com que fomos tratados nos 5 dias que ali passamos. Você se sente em uma casa de praia, realmente foi uma delícia. A pousada também permite utilizar a cozinha a partir das 17h o que facilita muito.
Indicamos muito esta pousada. Se você quer sossego este lugar é um paraíso.

Pousada Ingá-Cumuruxatiba

Pousada Ingá- Cumuruxatiba


Quarto Pousada Ingá

Quarto Pousada Ingá


Nem preciso dizer que meus olhos encheram de lágrimas ao me despedir dos queridos que trabalham na pousada. Grande Meire e Canela! 

Pousada Ingá - Cumuruxatiba



Da pousada na maré baixa você pode ir caminhando até a bela Praia do Moreira.


Praia do Moreira - Cumuruxatiba


Apesar de estarmos em uma linda pousada de frente para o mar, fizemos alguns passeios  pela região:

Barra do Cahy que fica 14 km da pousada e é o local que alguns historiadores dizem que foi onde os descobridores pisaram pela primeira vez no Brasil.  Lugar lindo que vale muito a pena visitar. O Rio Cahy proporciona um agradável banho. É só aproveitar a correnteza do rio que ele te leva para o mar.

Barra do Cahy - Cumuruxatiba

Rio Cahy - Cumuruxatiba


Esta é a época (de julho a início de outubro) que as  baleias Jubarte vêm para esta região.

Fizemos o passeio de barco que é bem interessante.  Infelizmente não conseguimos boas fotos, mas as baleias vierem próximo ao barco.

O passeio dura aproximadamente 3 horas, o que para mim é muito tempo, confesso que não é minha praia andar de barco. Fizemos com a empresa Aquamar e custou R$ 100,00 por pessoa com pagamento em dinheiro ou cheque.


Passeio de barco para avistar baleias Jubarte

O restaurante que mais gostamos na região foi o Restaurante Cores e Sabores (Rua Santo Antonio, 20 fone: 73 3573-1407). A comida é muito boa e o atendimento é bem simpático. Sr Edi e dona Ivani dois lindos que nos receberam muitíssimo bem.

Restaurante Cores e Sabores

Cumuru é um lugar para descansar e viver a vida lentamente. Conhecemos pessoas gentis e não foi à toa que os portugueses pararam por aqui, a natureza é esplendorosa.

Cumuruxatiba

2 comentários

  1. Você sabe me dizer se tem jetski pra alugar em Cumuru?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis quando estivemos lá, não vimos. Esta informação você deve conseguir na hospedagem quando for fazer a reserva. Abraços

      Excluir