UM PARAÍSO CHAMADO CUMURUXATIBA


Cumuruxatiba
Cumuruxatiba é um distrito do município de Prado que fica no sul da Bahia e na língua pataxó quer dizer variação das marés. E é impressionante como esta variação altera a beleza das praias. Na maré baixa formam-se lindas piscinas com suas águas transparentes  e quentes. Na maré alta a faixa de areia some em alguns trechos, proporcionando outra beleza. Cumuruxatiba também é conhecida como Cumuru.

Nossa viagem iniciou em Vitória e dormimos em  Itaúnas, veja aqui . De Itaúnas pegamos um atalho por estrada de chão batido até a BR 101. Este atalho reduz em muito a viagem e valeu a pena. Informe-se na pousada que você estiver.


Atalho de Itaúnas para sul da Bahia
  

Demoramos cerca de  4 horas para vencermos os 259 km que separam  as cidades. As estradas estão em boas condições e com belas paisagens. De Prado são 32 km de estrada de terra, que estava em bom estado.


Paisagem de Prado para Cumuruxatiba


O centrinho de Cumuru é feinho, mas quando você entra na Avenida Beira Mar alguns restaurantes e pousadas dão um certo charme.


Restaurante do Hermes na Avenida Beira Mar


Nos hospedamos na excelente Pousada Ingá que fica 4 km do centro por uma estradinha difícil.
Faça sua reserva de hospedagem no Booking pela página do blog. Você não pagará nada a mais.

Pousada Ingá – Tem apenas 6 charmosas suítes em uma bonita construção de frente para a praia, verdadeira pousada pé na areia. Gostamos tanto que fizemos reserva para 3 dias e decidimos ficar mais 2. É um encanto de lugar não só pelas instalações, mas pelo carinho com que fomos tratados nos 5 dias que ali passamos. Você se sente em uma casa de praia, realmente foi uma delícia. A pousada também permite utilizar a cozinha a partir das 17h o que facilita muito.
Indicamos muito esta pousada. Se você quer sossego este lugar é um paraíso.

Pousada Ingá-Cumuruxatiba

Pousada Ingá- Cumuruxatiba


Quarto Pousada Ingá

Quarto Pousada Ingá


Nem preciso dizer que meus olhos encheram de lágrimas ao me despedir dos queridos que trabalham na pousada. Grande Meire e Canela! 

Pousada Ingá - Cumuruxatiba



Da pousada na maré baixa você pode ir caminhando até a bela Praia do Moreira.


Praia do Moreira - Cumuruxatiba


Apesar de estarmos em uma linda pousada de frente para o mar, fizemos alguns passeios  pela região:

Barra do Cahy que fica 14 km da pousada e é o local que alguns historiadores dizem que foi onde os descobridores pisaram pela primeira vez no Brasil.  Lugar lindo que vale muito a pena visitar. O Rio Cahy proporciona um agradável banho. É só aproveitar a correnteza do rio que ele te leva para o mar.

Barra do Cahy - Cumuruxatiba

Rio Cahy - Cumuruxatiba


Esta é a época (de julho a início de outubro) que as  baleias Jubarte vêm para esta região.

Fizemos o passeio de barco que é bem interessante.  Infelizmente não conseguimos boas fotos, mas as baleias vierem próximo ao barco.

O passeio dura aproximadamente 3 horas, o que para mim é muito tempo, confesso que não é minha praia andar de barco. Fizemos com a empresa Aquamar e custou R$ 100,00 por pessoa com pagamento em dinheiro ou cheque.


Passeio de barco para avistar baleias Jubarte

O restaurante que mais gostamos na região foi o Restaurante Cores e Sabores (Rua Santo Antonio, 20 fone: 73 3573-1407). A comida é muito boa e o atendimento é bem simpático. Sr Edi e dona Ivani dois lindos que nos receberam muitíssimo bem.

Restaurante Cores e Sabores

Cumuru é um lugar para descansar e viver a vida lentamente. Conhecemos pessoas gentis e não foi à toa que os portugueses pararam por aqui, a natureza é esplendorosa.

Cumuruxatiba

Veja aqui os 8 dias da nossa viagem entre Itaúnas a Cumuruxatiba.

Nenhum comentário