PASSEIO PELA ESTRADA VELHA DE SANTOS


Nossa ideia inicial era fazer uma trilha na Serra do Mar, liguei para Fundação Florestal e decidimos fazer a trilha Caminhos do Mar que é um  Roteiro Histórico Cultural pela Estrada Velha de Santos.

O passeio é bem interessante, pois fomos acompanhados por dois ótimos monitores que explicaram a história dos monumentos, da estrada relacionando o momento histórico do país. 




Monitor 


A primeira parada foi no Pouso Paranapiacaba que está mal cuidado e é lastimável como nossos monumentos históricos não são preservados.


Pouso Paranapiacaba

Neste monumento há um painel de azulejos que retrata as estradas existentes na época. Foi o período do presidente Washington Luis que tinha o lema "Governar é abrir estradas".


Painel de azulejos no Pouso de Paranapiacaba


No caminho os monitores comentam sobre a fauna e a flora da Mata Atlântica, bem como sobre a evolução geológica da Serra do Mar. Pela época do ano tivemos a oportunidade de comer araçá (lembra uma goiabinha) e maracujá do mato, frutas da flora brasileira.


Estrada Velha de Santos


O ponto alto é a Calçada da Lorena que foi a primeira ligação pavimentada entre São Paulo e Santos. Foi construída no final do século XVIII.

A caminhada vai até o Rancho da Maioridade, outro monumento que também está mal cuidado. Daí você retorna para o início da estrada.


Rancho da Maioridade

Gostamos muito, pois tivemos a sorte do dia estar lindo e claro e com isto curtimos paisagens maravilhosas. Os monitores são ótimos e sempre temos o que aprender. É um bom passeio para crianças, desde que gostem de caminhar.

Lamentamos pela falta de preservação dos monumentos. Os banheiros da entrada apesar de novos, estão sem manutenção e limpeza.



FICA A DICA

É preciso agendar, com no mínimo 7 dias de antecedência.  Ligue para 11 2997-5000 ramal 356 ou envie um e.mail para agendamentocaminhosdomar@gmail.com

Valor: R$ 28,00 por pessoa. Meia entrada para estudantes, devem apresentar documento com foto e data.

Isenção de Pagamento: crianças menores de 12 anos, idosos acima de 60 anos, professores da rede pública estadual e municipal, pessoas com deficiência e guias de turismo cadastrados no Cadastur e Embratur.

Percurso: 9 Km (ida e volta), a caminhada demora cerca de 4 horas.

É preciso levar lanche e água.

Há um carro de apoio que acompanha o passeio.





3 comentários

  1. Parabéns pelo site! Faz bem visitar esse site! Muito obrigado pelas matérias, fotos e dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos felizes com sua visita e elogio.
      Muito obrigada Juliano.
      Abraços

      Excluir