FERNANDO DE NORONHA UM PARAÍSO



Vista aérea de Fernando de Noronha




Que lugar é este? A beleza aqui está na obra de Deus, em suas águas azuis e verdes, na silhueta da ilha, nos morros, no céu estrelado, nos animais marinhos, na sua gente....

Nós meros visitantes nos sentimos maravilhados com tamanha beleza e até mesmo emocionados em poder dividir espaço com lindos peixes coloridos, arraias, tubarões, nadar com as tartarugas, avistar golfinhos, observar aves e por aí vai.

Há muitos anos que pretendíamos conhecer Fernando de Noronha, mas acabávamos decidindo por outros lugares, pois esta é uma viagem cara.


Do avião, você já contempla a beleza da ilha.
Vista aérea de Fernando de Noronha
Após muita pesquisa, decidimos pela pousada Simpatia da Ilha, que é simples, limpa, bem localizada e  com funcionários atenciosos.


Passamos quatro dias na Ilha que é o mínimo para você conhecer um pouco. 

Em nosso primeiro dia chegamos por volta das 13h, almoçamos no Flamboyant, que é um restaurante por quilo. É bom e com preço honesto para os padrões de Fernando de Noronha onde tudo é caro. 

Fechamos nosso primeiro passeio de barco com a empresa Costa Azul, fizemos Prancha Vip. Saímos do porto e em determinado momento entramos na água com uma prancha e snorkel. Fomos puxados por uma corda. Aí é só contemplar o fundo do mar com seus cardumes, arraias e até mesmo um naufrágio. 

Tudo isto quem viu foi meu marido, pois eu logo de início engoli água, soltei da prancha e fiquei sozinha naquela marzão aguardando o barco voltar para me resgatar kkkk. Confesso que curti muito este momento. Depois que o grupo entrou na água, o guia me encorajou a voltar e daí tudo deu certo. 

O passeio terminou com um lindo pôr do sol e foi servido um churrasco de peixe, arroz e salada no próprio barco. 

Passeio de prancha - Fernando de Noronha
Passeio de barco - Fernando de Noronha
Apesar deste “lanchinho” no barco,  à noite fomos comer pizza no Na Moita. É uma pizzaria super transada, que fica literalmente na moita. Quando você chega, o garçom já avisa que não há banheiro no local. De onde se deduz a origem do nome.

Pizzaria Na Moita - Fernando de Noronha
É aconselhável  fazer o Ilhatour quando você visita a Ilha pela primeira vez e assim o fizemos. E por sorte só havia mais um casal conosco. Nem quero imaginar, passar o dia todo com 10 pessoas empilhadas em uma caminhonete.  

Nós gostamos muito de fazer este passeio, pois visitamos “praticamente” toda a Ilha. Gil, nosso guia, foi fantástico. Gente boa, educado, simpático e atencioso.

Uma outra opção para conhecer a Ilha é alugar um buggy e contratar um guia independente.

Praia do Leão - Fernando de Noronha
Mergulhamos na Praia do Sueste, vimos tubarões, arraias gigantes, cardumes coloridos, lagostas e barracudas. 

Nós e a tartaruga
Depois seguimos para a Praia do Sancho, que é a mais linda. Veja a cor da água. Você se sente em um aquário. Nós ficamos muito tempo mergulhando, vimos diversos peixes, nadamos ao lado de tartarugas e arraias. Daí avistamos golfinhos rotatores.

Dica: mergulhe sempre com uma camiseta de manga longa e bermuda, isto evita se queimar e no meu caso minhas "coxinhas magras" rasparam tanto que ficaram um pouco machucadas.

 Praia do Sancho - Fernando de Noronha
Praia do Sancho - Fernando de Noronha
Para ir à Praia do Sancho é preciso descer uma estreita escada em uma fenda entre as pedras. Não deixe de ir.

Praia do Sancho - Fernando de Noronha
Praia da Caeira ao lado do Buraco da Raquel - Fernando de Noronha

Praia Cacimba do Padre - Fernando de Noronha
Último mergulho do dia foi na Baia dos Porcos onde vimos arraias, tartarugas, cardumes diversos, linguado, peixe cofre e moréia.

O acesso à Baia dos Porcos é pela Praia da Cacimba do Padre onde são realizadas uma das mais importantes competições de surf no Brasil. A praia é conhecida como Hawai Brasileiro.

Praia Cacimba do Padre - Fernando de Noronha
 Pôr do sol no Mirante do Boldró- Fernando de Noronha
À noite jantamos no Restaurante Tricolor que fica na pousada. Comemos uma deliciosa
muqueca de polvo e camarões. Papeamos muito com os proprietários Sr Jorge e Dona Edna, pessoas muito queridas.

Restaurante Tricolor - Dona Edna e Sr Jorge
Em nosso terceiro dia alugamos um “super” buggy para passearmos pela Ilha. 

A sensação é que o buggy iria parar a qualquer momento. Desde que chegamos, tentamos fazer o passeio do Atalaia, (mergulho livre na Praia do Atalaia) mas através das agências não conseguimos. 

Já que estávamos de buggy,  fomos direto ao local e lá entramos no primeiro grupo com o guia Nil Matrix, que é uma figura e um homem importante, pois é o marido da Dilma de Noronha. 

O passeio curto do Atalaia consiste em uma pequena trilha até a Praia do Atalaia que quando a maré está baixa forma uma piscina para fazer apneia, porém não é permitido mergulhar, apenas boiar e contemplar.  É super raso, cerca de 70 cm, portanto para se manter flutuando é aconselhável alugar colete, pois assim você flutua e fica tranqüilo para observar peixes e vimos até um tubarão. 

Sinceramente esperava mais deste passeio, achei muito caro.

Praia do Atalaia - Fernando de Noronha
Praia do Atalaia - Fernando de Noronha
Depois seguimos para a Praia do Sancho, onde fizemos a Trilha do Golfinho/Sancho e descemos para praia para mergulharmos mais uma vez. O mar estava bem agitado, portanto a água não estava tão transparente como o dia anterior.

Baia dos Golfinhos - Fernando de Noronha
Praia do Forte do Sueste - Fernando de Noronha
 Praia do Forte do Sueste - Fernando de Noronha
À tarde reservamos para ir ao Mirante das Caracas, que é um lugar lindo e aproveitamos para assistir ao pôr do sol .

Mirante das Caracas - Fernando de Noronha
O engraçado é que o "super" buggy estava programado para trabalhar "x" horas, pois quando paramos na frente da pousada, ele pifou.

"super buggy" e o simpático motorista
Em nosso último dia, reservamos para conhecer as praias urbanas e o Centro Histórico.

Palácio de São Miguel - Fernando de Noronha
Ruínas do presídio - Fernando de Noronha
Igreja Nossa Senhora dos Remédios - Fernando de Noronha

Praia da Conceição e Morro do Pico - Fernando de Noronha
Na Praia da Conceição sentamos um pouco e um "morador" já veio nos dar um oi.


Dizer adeus a  Noronha é difícil, além da maravilhosa natureza, algumas pessoas estarão em nosso coração. Obrigado(a) Sr. Jorge, Dona Edna e Ronildo.

Dicas:

Guia Nil Matrix - 81 8880-6569/9682-3738
Guia Dilma Noronha - 81 9957-2349/8616-7842/8946-1138

Nenhum comentário