6 DIAS NA PENÍNSULA DE MARAÚ

Pier Barra Grande - Península de Maraú
Pier Barra Grande

O período de 6 dias na Península de Maraú foi suficiente para conhecer um pouco deste cantinho do Brasil que nos encheu de alegria,  deixou saudades e vontade de voltar. 😄

São aproximadamente 50 km de praias paradisíacas emolduradas por coqueiros e que na maré baixa formam piscinas naturais.

Fazemos aniversário em agosto. Eu leonina e ele virginiano. Foi o melhor presente de aniversário que poderíamos nos dar!!!!

Nossa amiga Gilda, que tem um café muito charmoso (#AmarzemOrgânicosENaturais) próximo de casa, passou muitas dicas preciosas. Conhece bem a região, pois sua filha morou por lá.

Nós amamos a Bahia, em especial o litoral sul desse estado que tem praias espetaculares. Aproveite para ver como foram nossos dias em Cumuruxatiba onde estivemos em 2016 e Caraíva em 2017.

Península de Maraú

Principais lugares para hospedagem na Península: Barra Grande e Taipu de Fora.

Barra Grande é uma vila que oferece muitos serviços: mercados, farmácia, restaurantes, aluguel de bike, quadriciclo, lojas, agência de passeios, táxi, posto de combustível e outros.

Nela fica a Ponta do Mutá que tem bons restaurantes/bares de praia e é onde as pessoas curtem o pôr do sol. Fica distante uns 20 minutos a pé do centrinho de Barra Grande.

De Barra Grande você pode ir para Taipu de Fora  de jardineira, táxi ou alugar um quadriciclo (dia todo) e aproveitar para visitar as lagoas do Cassange e Azul. Também dá para conhecer o farol.

Barra Grande - Península de Maraú
Barra Grande

Vila de Barra Grande - Península de Maraú

Taipu de Fora: Distante aproximadamente 8 km de Barra Grande. Você gastará uns 30 minutos para percorrer esta distância devido à condição da estrada.  Portanto,  se você decidir ficar hospedado em Taipu de Fora, verifique se a pousada oferece refeição ou se há restaurante próximo aberto.

É em Taipu de Fora que  estão as belas piscinas naturais.

Taipu de Fora - Península de Maraú
Taipu de Fora

A cidade de Maraú  foi fundada em 1705, fica ao sul da Península e está longe das praias. Nós não visitamos.

Melhor época para visitar a Península de Maraú

A época que chove menos é de setembro a março.  Se for possível evite os meses de dezembro a janeiro e feriados. A região fica lotada.

Como chegar na Península de Maraú

O acesso não é fácil e tampouco barato, talvez seja este o motivo para ser um dos lugares mais lindos que já conhecemos.

De avião

Do aeroporto de Ilhéus seguimos de táxi por boa estrada até a cidade de Camamu. Você sabia que Camamu é uma das cidades mais antigas do Brasil?

Este percurso é feito em aproximadamente 1h30. Demoramos um pouco mais, pois paramos na Cabana da Empada que, além das deliciosas empadas, oferece bolos e doces. Experimentamos a cocada de tira e amamos! Há um restaurante também e nos disseram que a comida é muito boa.

Cabana da Empada - Ilhéus
Cabana da Empada

Fica a dica do motorista Carlos (Whatsapp 73 9834-6838), boa gente, que nos conduziu com segurança e simpatia para ir e voltar de Camamu. Custo R$ 460,00 (ida e volta)

De Camamu para Barra Grande são 30/40 minutos de lancha rápida. Na Camamu Adventure compramos bilhete de ida e volta  R$ 60,00 (por pessoa). Saídas com intervalo de 1 hora. Última lancha sai às 17h. Este trajeto já é um passeio, é linda a Baía de Camamu que é a terceira maior do Brasil.

Aluguel de carro
Do aeroporto para Península de Maraú você pode alugar um carro em Ilhéus. Em agosto, época que fomos, a estrada estava péssima. Optamos ir para Camamu e seguir de lancha para Barra Grande.  Foi excelente! Dificilmente usaríamos o carro na península.

Ônibus
De ônibus de Ilhéus para Camamu, consulte a Viação Cidade Sol.

Lancha rápida para Barra Grande - Península de Maraú
Lancha rápida para Barra Grande

Onde ficar na Península de Maraú

Nós optamos por ficar hospedados na Barra Grande e foi ótimo!

A nossa hospedagem foi na Pousada Fruta Pão e gostamos muito. Também visitamos duas pousadas que ficam de frente para o mar.  Dê uma olhadinha!

Pousada Fruta Pão - Barra Grande - Península de Maraú
Pousada Fruta Pão

Onde comer na Península de Maraú

Ficamos surpresos com a qualidade dos restaurantes/bares que têm na região. Comemos super bem: um restaurante melhor que o outro. Veja as dicas!

Macunaíma  Restaurante Lounge Bar - Ponta do Mutá
Macunaíma  Restaurante Lounge Bar

Passeios na Península de Maraú

Taipu de Fora, Lagoa Azul,  Lagoa Cassange e Farol

Para visitar as piscinas naturais de Taipu de Fora, verifique antes a tábua das marés para poder mergulhar e ver os peixinhos.

Melhor época: lua nova e cheia

Piscinas naturais Taipu de Fora - Península de Maraú
Piscinas naturais Taipu de Fora

Alugamos um quadriciclo com o Cris (Whatsapp 1199237-0474). Ele  Entrega e retira o quadriciclo na pousada. Diária R$ 120,00 em dinheiro. Você tem que colocar combustível.

O duro foi enfrentar as vias esburacadas da região. No começo fiquei com um medo danado de tombar, mas depois relaxei😊

Lagoa Azul - Península de Maraú
Lagoa Azul

Visitamos a Lagoa Azul e a Cassange pela manhã.

Lagoa Cassange- Península de Maraú
Lagoa Cassange

Depois seguimos para as piscinas naturais em Taipu de Fora. Paramos no Restaurante e bar das Meninas. Excelente serviço (com ducha e banheiros limpos) e por lá comemos um ótimo peixe com legumes e arroz com brócolis.

Para as piscinas naturais levamos snorkel, mas há locação em frente às piscinas. A água estava morninha, mas um pouco turva, pois choveu logo cedo. Mesmo assim, vimos muitos peixes coloridos.

Piscinas naturais - Taipu de Fora -Península de Itaipú
Piscinas naturais - Taipu de Fora

Ficamos algumas horas deitados nas espreguiçadeiras do restaurante. Confesso que não tive vontade de ir embora.

No final da tarde visitamos o Farol. Deixamos o quadriciclo na estrada, mas alguns motoristas se atrevem subir com o quadriciclo até o Farol (não é recomendado). Do Farol é possível ver a grande extensão da península e muito de suas belezas.

Vista do Farol - Península de Maraú
Vista do Farol

Caminhar pelas belas praias

De Barra Grande caminhando para o lado direito do pier:  você passará pela Ponta do Mutá, Praia 3 Coqueiros, Bombaça e se quiser continue, só lembre que depois terá que retornar 😁. Nós gostamos de caminhar e fomos até a Praia da Bombaça.

Na volta paramos no Macunaíma Restaurante Lounge Bar na Ponta do Mutá. Por lá ficamos no conforto de uma espreguiçadeira com guarda sol, boa música, bom atendimento e ótimas comidinhas.

Praia 3 Coqueiros - Península de Maraú
Praia 3 Coqueiros

De Barra Grande caminhando para o lado esquerdo do pier: você irá até o encontro do Rio Carapitangui com o mar. Neste ponto está o famoso Bar da Ro. Estava ventando muito e decidimos não ficar por lá.

Na volta, paramos na Pousada Denada para almoçar e adoramos a massa que o proprietário que é italiano faz. Delícia!

Rio Carapitangui - Península de Maraú
Rio Carapitangui

Passeio de lancha para conhecer algumas ilhas

Confesso que não sou amiga de fazer passeio de barco, principalmente se for o dia todo e com grupo grande.

Já havíamos decidido não fazer este passeio, mas muitas pessoas comentaram sobre a beleza desse tour. Aí fica aquela interrogação 😔. Devo ou não fazer?

Sem muita expectativa, perguntamos em uma agência o custo para fazermos um passeio particular de lancha. Talvez por ser baixa temporada o valor foi honesto e assim embarcamos às 10h30 com o marinheiro Netão da Camamu Adventure.

Passamos pela Ilha do Campinho, Ilha do Goió, almoçamos na Ilha do Sapinho e finalizamos com a Ilha da Pedra Furada. Um belo passeio! Veja como foi.

Ilha do Campinho - Península de Maraú
Ilha do Campinho

Ilha do Goió - Península de Maraú
Ilha do Goió

Ilha da Pedra Furada - Península de Maraú
Ilha da Pedra Furada

Treino canoa havaiana

Se você curte remar, não perca a oportunidade de participar deste treino que acontece pela manhã e à tarde. Agendamos com o Duda da Mutá Hoc VA'A Clube (Whatsapp 73 9827-4033) de participar do treino das 7h. Apesar do dia estar lindo, havia muito vento e algumas pessoas faltaram. Eu não fui, mas  o marido participou com uns caras experientes e se saiu bem. Oh menino danado!!!

Treino de canoa havaiana na Ponta do Mutá

Sequência de pôr do sol na Ponta do Mutá

Todos dias é uma festa! Um pôr do sol mais lindo do que o outro.

Ponta do Mutá - Península de Maraú

Você já percebeu  quantos paraísos temos por perto e que é possível dar uma escapada sem comprometer tantos dias de trabalho?

A Península de Maraú nos surpreendeu. Há muito tempo que não tínhamos uns dias de descanso na praia, curtindo um marzão lindo, caminhando descalço, sem lenço e sem documento 😊

Mas chegou a hora de voltarmos....

Pier Barra Grande - Península de Maraú
Pier Barra Grande
Antes de chegarmos no aeroporto de Ilhéus, o Carlos (motorista) nos levou para conhecer o centro histórico de Ilhéus. Veja como foi esta rápida visita.