Trilhas na Guarda do Embaú-SC


Pedra do Urubu - Guarda do Embaú-SC
Pedra do Urubu - Guarda do Embaú

As trilhas na Guarda do Embaú são lindíssimas. Se você gosta de caminhar, não deixe de conhecê-las. 


Guarda do Embaú fica uns 40 km de Florianópolis, na divisa dos municípios de Palhoça e Paulo Lopes.  Um charmoso e pequeno vilarejo no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro com uma faixa de areia recortada pelo Rio da Madre. Também é a Primeira Reserva de Surf no Brasil (nona no mundo).  


Acreditamos que deve ser um sufoco nas férias, como boa parte do litoral. Quando fomos estava bem tranquilo e aí curtimos. Privilégio de quem pode viajar fora da temporada.


Conhecer a Guarda do Embaú estava em nossa lista de lugares. A oportunidade surgiu quando fomos convidados por amigos queridos, que moram em Florianópolis, para fazermos dois caminhos: Caminho Brasileiro-Santiago de Compostela e Caminho São Pedro de Alcântara à Angelina


Depois que fizemos estes caminhos, fomos para o litoral e ficamos hospedados na Praia do Sonho, casa de praia dos nossos amigos, e que é perto da Guarda do Embaú.


Trilha Praia de Cima (Pinheira) à Guarda do Embaú

É uma trilha curta e belíssima, mais ou menos 1 hora de caminhada. Vale muito a pena!


Praia de Cima - Pinheira

Na Praia de Cima, você caminha até a ponta direita (onde aparece a montanha). É só pegar a trilha e seguir até a  indicação (placas abaixo), suba em frente, não à direita como está na placa Guarda do Embaú.


Trilha da Praia de Cima para Vale da Utopia
Trilha da Praia de Cima para Vale da Utopia

Você chegará na Praia do Maço que há alguns anos foi batizada como Vale da Utopia por um grupo que acampou na região. 


Vale da Utopia
Vale da Utopia


Não é uma lindeza? É para curtir muito um lugar especial desses.


A construção na foto é um bar que fica aberto desde meados de dezembro a abril. Também tem um camping. À direita no alto tem um pasto e você passará por ele. Confesso que morro de medo de vaca e todos seus parentes. A trilha é pelo pasto, passei e nem respirei (portanto não tem foto). Os bichinhos são da paz, tudo tranquilo. Também com um visual desses, não poderiam ser estressados 😀.


Vale da Utopia
Vale da Utopia

Conversamos com um simpático rapaz que nos orientou entrar no mar na Praia do Maço e não na Prainha que é perigosa. A Prainha é essa outra lindeza que aparece aí embaixo.


Prainha
Prainha


Você desce o morro, caminha por toda Prainha e à direita sobe outro morrinho. Aí você avista umas piscinas naturais.


Piscinas Naturais
Piscinas Naturais



Tivemos sorte do dia estar lindo e temperatura agradável para caminhar. Não entramos no mar. Eu não gosto de água fria e o Rê não teve vontade. Só de estar em um lugar tão lindo meu coração se enche de alegria e gratidão.


Depois das piscinas naturais, sobe mais um morrinho e já avista a praia da Guarda do Embaú. Por aí já há barraquinhas para beber ou comer algo. Você decide se quer ficar na praia ou seguir para vila para almoçar em algum restaurante. Há uma trilha à direita, é bem perto da vila. Eu achava que era preciso pegar um barco. Só é preciso, se você quiser ir para faixa de areia que tem que cruzar o Rio da Madre.


Guarda do Embaú-SC
Guarda do Embaú-SC


Trilha Pedra do Urubu

A trilha sai do centrinho do vilarejo da Guarda do Embaú, são aproximadamente uns 25 minutos de subida. Foi um pouco difícil porque havia chovido muito. A trilha estava uma barreira só e muito escorregadia. 


Trilha para Pedra do Urubu
Trilha para Pedra do Urubu


Vale o sacrifício, é lindo demais a vista do alto.


Pedra do Urubu
Pedra do Urubu


Dica: como tinha chovido muito, usamos velhas sapatilhas náuticas para essas trilhas. Foi excelente. De tênis ou de chinelo seria horrível. 


Trilha Pedra do Urubu
Trilha Pedra do Urubu


Locomoção na Guarda do Embaú e região


Estávamos sem carro, utilizamos Uber. Há poucos disponíveis na região, mas não tivemos problema, fomos atendidos rápido. Obs: viajamos no início de dezembro.



Nenhum comentário