PASSEIO DE BIKE NO CENTRO DE SÃO PAULO


Viaduto Santa Efigênia


Domingo de bike no Centro de São Paulo

Nós amamos o centro da cidade de São Paulo, e as ciclovias da cidade nos permitem ir até o Centro. 

É um programa bem legal inclusive para quem vem passear por aqui e quer conhecer a cidade. É um momento único ver o Centro tranquilo sem a correria dos dias de semana, só com o movimento nas ciclovias.

Saímos cedo e fizemos um passeio de aproximadamente  3 horas, mas é passeio para o dia todo. Você pode parar em alguns locais para conhecer: entrar em igrejas, museus, assistir a um concerto na Sala São Paulo, visitar a feira da Liberdade e por aí vai.


O nosso percurso iniciou na Avenida Jabaquara passando pelo Paraíso, Liberdade, Praça da Sé, Pátio do Colégio, com direito a parada no Café Girondino que fica na Rua Boa Vista, 365
Uma delícia,  me senti na Europa, sentamos em uma mesa com a vista do Mosteiro de São Bento. O café tem um segurança que foi muito gentil e vigiou as bicicletas enquanto degustávamos um bolo de cenoura com calda de chocolate belga.


Café Girondino

Enquanto estávamos tomando um cafezinho, os sinos do mosteiro tocaram, gosto muito de tudo isso.


Mosteiro de São Bento


Mosteiro de São Bento 

O local era a taba do cacique Tibiriçá e foi doado pela Câmara de São Paulo em 1600 aos monges. O prédio atual é a quarta construção datada de 1910 - projeto de Richard Berndt (professor da Universidade de Munique e um dos melhores arquitetos da Alemanha). A Basílica foi consagrada em 1922. 

É a primeira vez que utilizamos a ciclovia até o Centro e notei que falta sinalização e até mesmo as pessoas que trabalham no evento não sabem informar. Neste trecho, acabamos saindo da ciclovia, pois seguimos pelo Viaduto Santa Efigênia.

Viaduto Santa Efigênia

Viaduto Santa Efigênia 

Sua estrutura foi fabricada na Bélgica e inaugurado em setembro de 1913. O estilo arquitetônico é art nouveau.

Igreja Santa Efigênia


Igreja Santa Efigênia 

Sua construção iniciou em 1904 e terminou em 1913, o estilo arquitetônico é neo-romântico com detalhes neogóticos inspirado em igrejas medievais do norte da Europa. O interior da igreja é muito escuro.

OBS - Este post foi escrito em 2013. Hoje aconselhamos não seguir em direção a Estação da Luz, pois a região está muito degradada - Cracolândia. (05/2017)

Seguimos para a Estação da Luz.

Estação da Luz

Estação da Luz


Estação da Luz

A atual estação foi construída entre 1910 a 2010, no lugar da original de 1867. A estrutura metálica de ferro fundido foi trazida da Inglaterra por meio de peças pré-moldadas e montada aqui. Seu projeto é atribuído ao engenheiro inglês Henry Driver.

Estação da Luz

Há um piano para você tocar, caso saiba e queira, não foi o nosso caso infelizmente.

A Estação da Luz também  abriga o Museu da Língua Portuguesa que é bem interessante, vale muito uma visita. Não esqueça do agasalho pois é gelado. 
Obs - O museu foi destruído em um incêndio. Está sendo reconstruído com previsão de reabertura em 2019. (05/2017) 

Daí seguimos para Sala São Paulo, e hoje domingo (17 fev) iria acontecer um concerto matinal. Já assistimos e é bárbaro. Não deixe de ir.

Meu marido ficou na porta com as bikes e eu entrei. O segurança foi muito educado, perguntou se poderia me ajudar, me disse que lá há bicicletário e informou sobre o concerto. Primeiro mundo. Gostei. 

Voltamos para Estação da Luz, passamos pela Pinacoteca e Parque da Luz.



Pinacoteca do Estado de São Paulo

É o museu de arte mais antigo da cidade. O edifício era do Liceu de Artes e Ofícios que foi projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo.


Parque Jardim da Luz


Ao fundo o Teatro Municipal

Teatro Municipal de São Paulo

A construção do teatro iniciou em 1903 pelos arquitetos Ramos de Azevedo e os italianos Claudio Rossi e Domiziano Rossi e foi inaugurado em setembro de 1911.

Viaduto do Chá

Viaduto do Chá 

Foi o primeiro viaduto de São Paulo, seu nome é devido a proximidade de uma extensa plantação de chá da índia. Primeiramente era de estrutura metálica que veio da Alemanha e foi inaugurado em 1892. Em 1938 foi feito o atual de concreto armado.

Daí retornamos pela Praça da Sé, Liberdade, Vergueiro (este é o trecho mais difícil), Paraíso, Santa Cruz e casa.

Nem tudo são flores, algumas cenas foram deletadas. Me dói o coração ver o mar de gente que dorme nas ruas do centro da cidade, por isso não paramos em muitos lugares como Praça da Sé, Pátio do Colégio e outros.


Nenhum comentário