PARQUE ESTADUAL DA CANTAREIRA, SÃO PAULO


Entrada do Parque Estadual da Cantareira

Domingo de sol em São Paulo, decidimos conhecer a trilha do Parque Estadual da Cantareira. Belo passeio para quem gosta de caminhar e  de natureza.


A trilha até o Lago das Carpas tem 9,5 km (ida e volta),  é uma caminhada ladeira acima no meio da Mata Atlântica e boa parte do caminho é na sombra e asfaltado. Uma delícia, sons de diversos pássaros e bugios, momento de contemplação. Meu marido e eu conversamos muito, mas neste cenário, o silêncio prevalece.

Início da Trilha

Encontramos um rapaz que nos disse que entre 12 e 13 h, os bugios aparecem na trilha, pois é horário do almoço.Ele estava com bananas para deixar aos animais. Também nos contou que logo cedo os tatus surgem em turma, pois é o momento que passam de um lado para o outro da mata.


Trilha do Parque Estadual da Cantareira



No caminho há algumas trilhas, mas nosso primeiro destino era o Mirante da Pedra Grande, onde você avista a cidade de São Paulo. Maravilhoso!

No Mirante da Pedra Grande há um museu, que não estava aberto, mas costuma ter exposições itinerantes.

Vista da Pedra Grande


Vista da Pedra Grande

Seguimos para o Lago das Carpas que é um lugar bucólico e bom para um pic-nic, um descanso, pois há mesinhas e também um parque com brinquedos infantis. Quando chegamos, havia um grupo em aula de ioga.

Lago das Carpas

No Lago das Carpas,  tivemos o prazer de conhecer a Dona Lourdes, moradora do Parque há mais de 40 anos e a energia elétrica não chegou na casa dela até hoje.  Nos contou algumas histórias, como o aparecimento de uma onça e outras tantas. Confesso que sou apaixonada por gente, adoro sentar e prosear. Mas nós estávamos com fome e não foi possível ficar mais tempo conversando com a senhorinha. Eu com fome viro onça kkkk.

Importante: Leve uma fruta ou barrinha de cereais, pois nós só levamos água.
Fizemos os 9,5 km em 2 horas e 15 minutos.
É um belo programa que fica a 10 km do centro de São Paulo.
A estrutura do parque é boa e os banheiros são limpos.

Na volta, paramos no Bar do Luiz , que fica no bairro de Santana. Calorias perdidas na caminhada foram recuperadas rapidamente com os deliciosos petiscos.

Bar do Luiz


Fica a dica
Parque Estadual da Cantareira
Endereço: Rua do Horto, 1799 - Fone: 11 2203-0115
Horário: de terça a domingo, das 8 às 17 h (até final de janeiro). A partir de fevereiro abrirá  aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 17 h
Entrada: R$ 9,00 (estudantes pagam meia-entrada)


Nenhum comentário