CURITIBA , PARANÁ

Memorial Ucraniano - Curitiba-PR

Já estivemos em Curitiba há muitos anos e agora a cidade nos surpreendeu. Está muito bonita e organizada, nos pareceu ser um bom lugar para morar.

Curitiba nos serviu de descanso para o destino Santa Catarina.Costumamos viajar de avião, mas desta vez , sem planejamento algum, optamos cair na estrada para mais uma viagens por aí.

Entrei em contato com uma amiga que vive em Curitiba e que não nos vemos há cerca de 18 anos. Ela nos indicou o Hotel Tulip inn em Santa Felicidade (diária de R$ 229,95), assim seria mais fácil de nos encontrarmos já que ela mora neste bairro.

O hotel é muito bom, quarto excelente e bom atendimento, só achamos o café da manhã muito simplório.

Hotel Tulip inn - Bairro Santa Felicidade - PR
Chegamos no final da tarde e o hotel é próximo de muitos restaurantes, característica turística do Bairro Santa Felicidade. Para nós foi excelente, pois não precisamos sair de carro para jantar.

Os restaurantes deste bairro, na sua maioria, servem muita comida, mas muita mesmo. Confesso que não gosto desta fartura. É um desfile de comida a todo instante.

O maior e o mais conhecido restaurante é o Madalosso, que existe desde 1963. Nós fomos no Portal, que é menor, mas a quantidade de pratos servidos é imensa.

Restaurante Madalosso - Bairro Santa Felicidade - Curitiba-PR
No dia seguinte encontramos com nossos amigos que nos levaram para conhecer dois parques e aí ficamos ainda mais encantados com a cidade.Como tínhamos pouco tempo, a visita foi muito rápida.

Primeiro passamos pelo Parque Tingui, que é maravilhoso, muitas árvores, espaço para caminhar, exercitar e há também um condomínio com lindas casas. Neste parque há o belo Memorial Ucraniano que é composto de uma réplica da Igreja de São Miguel Arcanjo, feita em madeira encaixada. Foi inaugurado em 1995 em comemoração ao centenário da chegada dos ucranianos em Curitiba. Infelizmente o Memorial estava fechado.

Em seguida fomos para o Parque Tanguá, que também é muito lindo. O interessante é que foi construído no lugar de pedreiras desativadas. Lá há um lindo mirante. Imagina um evento neste espaço.

Parque Tanguá - Curitiba-PR
Nestas primeiras horas de Curitiba foram estas maravilhas que conseguimos conhecer com a ajuda de nossos amigos Andréa e Valmir.

No retorno de Santa Catarina, paramos mais uma vez para dormir em Curitiba, só que escolhemos uma opção mais barata de hospedagem. Dica da Silva do blog Matraqueando, opção para muquiranas, segundo ela. Ficamos no Ibis Budget, por apenas R$ 119,00 a diária. Como somos baixinhos não sofremos nada com o pequeno quarto e o minúsculo banheiro. Por vezes me senti em uma cabine de navio e no banheiro de um avião*r*. Não temos do que reclamar, quarto limpo, arrumadinho, ar condicionado, tv, excelente ducha e ótimo e eficaz atendimento na recepção. Só uma observação: Uma pessoa muito grande não cabe no banheiro. Faça a reserva pela internet assim você consegue um desconto de R$ 10,00.

O café da manhã custa R$ 11,00 por pessoa e o estacionamento por período de 24 h R$ 13,00. Ao lado do hotel há uma belíssima padaria, aí fizemos nosso café da manhã.
Para nós que gostamos de andar, a localização do hotel foi ótima. Já era mais de 17 h, temperatura agradável, então  caminhamos muitas quadras (plano) e chegamos ao centro histórico. Lá encontramos:

Universidade do Paraná
O Museu Paranaense, que estava fechado, pois já passava das 18 h. Foi possível apreciar os vitrais que ficam na entrada.

Museu Paranaense - Curitiba-PR
O edifício do Paço da Liberdade é encantador. Foi construído para abrigar a Prefeitura, depois virou museu e agora é um Espaço Cultural  do Sesc. É o único monumento do Paraná tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Amei caminhar por seus andares e finalizar a visita no charmoso Paço do Café.

Paço da Liberdade - Curitiba-PR
Paço da Liberdade-Curitiba-PR
Paço do Café - Curitiba-PR
Mais um quarteirão e chegamos na Catedral. Estávamos na rua, olhando o mapa da cidade, quando um gari se aproximou e perguntou se queríamos alguma ajuda. Conversamos um pouco e ele nos confidenciou que gosta muito de ajudar as pessoas. Uma gentileza só!

Catedral Basílica da Nossa Senhora da Luz de Curitiba - PR
Por fora ela não chama atenção, mas por dentro é muita linda. Chegamos no final da missa e as canções eram acompanhadas pelo som de órgão. Imagina se esta viajante não ficou emocionada e com os olhinhos cheios de lágrimas. Muita gratidão por tudo, somos muito abençoados!

Vi a Rua 24 horas no mapa e quis conhecê-la. Caminhamos muito e chegamos na rua coberta que não é mais 24 horas, funciona das 9 às 22 horas. É bonita, mas nada demais.

Rua 24 Horas - Curitiba-PR
Em nossa última noite decidimos conhecer o Bistro Quaranta no bairro Batel, mas quando chegamos o restaurante estava fechado. O taxista sugeriu o Lellis Trattoria, que apesar de conhecermos o de São Paulo, foi um jantar bem agradável.

Lellis Trattoria  - Curitiba-PR
No dia seguinte, antes de partimos para São Paulo, fomos ao Mercado Municipal de Curitiba que fica bem próximo ao Ibis Budget. O Mercado é bonito, organizado e limpo, porém eu achei tudo caro. Vale o passeio, nós gostamos muito de conhecer os mercados municipais.

Mercado Municipal - Curitiba -PR

Praça de Alimentação do Mercado Municipal Curitiba-PR

Lindas romãs - Mercado Municipal de Curitiba-PR

Curitiba nos surpreendeu com sua beleza, organização e pessoas gentis. Voltaremos com certeza.