MUSEU DA IMIGRAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO



Museu da Imigração do Estado de São Paulo

Visitei pela primeira vez o Museu da Imigração do Estado de São Paulo e simplesmente adorei. O museu fica no prédio que foi a Hospedaria de Imigrantes do Brás. É uma linda construção, tudo limpo, conservado e muito interessante.

Na entrada há um amplo jardim e um charmoso café.

Museu da Imigração do Estado de São Paulo

Café do Museu da Imigração do Estado de São Paulo

Sou descendente de espanhóis, mas infelizmente nunca tive contato com as histórias da família. Quando nasci, meus  avós espanhóis já haviam falecido. Fiz algumas pesquisas e nada encontrei.

Ao entrar no museu há computadores onde através da plataforma My Heritage, você pode criar a árvore genealógica da família, há um funcionário para auxiliar. Acessando este site pela internet, você pode fazer sua árvore genealógica também.



Museu da Imigração do Estado de São Paulo

Gosto muito da história das pessoas, assim, sentei e fiquei assistindo à gravação dos depoimentos de alguns imigrantes, de como foi a chegada ao Brasil. Confesso que fiquei emocionada.

Museu da Imigração do Estado de São Paulo
No meu entendimento imigração era algo do passado, ao visitar o museu, a ficha caiu:  a imigração em nosso Estado é constante, acolhemos pessoas de outros países e de outras regiões do Brasil. De forma interativa alguns depoimentos da imigração contemporânea são apresentados. Muito bom!

Museu da Imigração do Estado de São Paulo

Diversas escolas estavam visitando o museu e gostei muito da forma como o monitor estava explicando. Por um tempo fiquei junto do grupo para aprender um pouco mais.

Há uma estação ferroviária ao lado do museu onde tem passeio de Maria Fumaça. Hoje (quinta feira) um grupo de estudantes  estava no trem, mas foi agendado. Os passeios acontecem aos sábados, domingos e feriados das 10h30 às 16h. Maiores informações no site da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária).

Maria Fumaça

Maria Fumaça

No museu também há apresentação musical gratuita uma vez por mês. O evento chama Música no Jardim. No próximo sábado 30/04/16, às 15h, Theo Cancello e Kika Willcox interpretarão bossa nova e jazz.

Museu da Imigração do Estado de São Paulo


FICA A DICA
Como chegar: metrô linha vermelha descer na Estação Bresser, pois na Estação Brás é preciso atravessar por uma passarela que foi interditada recentemente.
Endereço: Rua Visconde de Parnaiba, 1316 - Mooca
Horários: terça a sábado das 9 às 17h / domingos e feriados das 10 às 17h
Entrada: R$ 6,00 (inteira)/ Gratuito aos sábados

Serviços:
- é possível agendar visitas monitoradas para grupos
- acesso para pessoas com cadeiras de roda


Nenhum comentário