PASSEIO DE TREM DE MORRETES A CURITIBA

Foto: Waldes Oliveira - Blog Viajar Sem Grana

Para quem está em Curitiba é possível fazer alguns passeios de trem com duração de um dia.

Nós fizemos o passeio de trem de Morretes a Curitiba. Segundo o Jornal Britânico The Guardian, este é o passeio de trem mais bonito do Brasil e um dos 10 mais espetaculares do mundo.

Partimos de van do escritório da empresa Serra Verde Express  que organiza e comercializa estes passeios.

Seguimos  pela sinuosa estrada da Graciosa debaixo de uma fina garoa. Estas curvas acabam comigo. Tenho enjoo, mas fechei os olhos e aguentei firme até o Hisgeopar, que é um parque temático, onde conta história e geografia do Paraná em miniatura. Visita rápida.

Hisgeopar Parque Temático

Morretes

Caí de amores por Morretes, uma histórica e charmosa cidade do litoral paranaense fundada no início do século XVIII.

Foi uma delícia caminhar por suas ruas de pedras, me acabar na feirinha que vende gostosuras de banana e apreciar seus casarões.

Em nossas andanças encontramos cantinhos charmosos, bonitos restaurantes com boa música, artesanatos, lojas transadas, cachaças e o Rio Nhundiaquara que corta a cidade.

Rio Nhundiaquara

Por curiosidade entramos no Bistrô da Vila que fica em um espaço aconchegante. Este bistrô serve o Manoffee, um doce com biscoito, doce de leite, morango e nata. A versão original é Banoffee que é feito com banana. Experimentamos o Manoffee e é simplesmente maravilhoso!

Manoffee no Bistrô da Vila

Charmoso Bistrô da Vila

O almoço foi no excelente Restaurante Madalozo. Experimentamos o principal prato da região, o famoso barreado. O garçom preparou na nossa frente e confesso que não me entusiasmei com a aparência do prato. Provei e gostei bastante.

Famoso barreado no Restaurante Madalozo

O que é  barreado?
É uma carne de 2a. cozida e desfiada com temperos próprios. Lembra carne maluca.
Esta carne desfiada você mistura com farinha de mandioca  e come com arroz.

O atendimento do restaurante foi ótimo. Também foi servido um peixinho empanado que estava divino, salada, arroz e batata frita.

Após o almoço, caminhamos para a estação de trem, pois o trem partiu às 15h.

Gostaria de ter tido mais tempo para curtir esta belezinha de cidade.

O embarque foi bem organizado e viajamos em um vagão de classe turística. Cada vagão é acompanhado de um guia que no percurso de quase 4 horas, segue contando muitas histórias interessantes.

Passeio de trem Morretes a Curitiba

O trem passa pela maior área contínua de Mata Atlântica preservada no país.

Confesso que não sou muito fã de passeio de trem, principalmente estes que seguem em baixa velocidade. Fiquei surpresa, pois nem notei o tempo passar. Gostei muito das histórias contadas pelo simpático guia, além das  deslumbrantes paisagens.

Visite o site da Serra Verde Express para  conhecer os diversos passeios oferecidos:

Visita duas cidades e desfruta de uma almoço típico.

Embarque em um trem de luxo que te levará para um jantar à luz de velas.

E há muitas outras experiências!

Este passeio teve apoio da Serra Verde Express e do Restaurante Madalozo

Veja também os lugares que conhecemos em Curitiba.