FINAL DE SEMANA EM BELO HORIZONTE

Praça da Liberdade - Belo Horizonte
Praça da Liberdade (foto @renato_porto_fotografia)

Belo Horizonte é uma  bonita cidade e tem muitos lugares incríveis para conhecer. Sem falar na simpatia de seus moradores.

Somos apaixonados por Minas, já visitamos: Tiradentes, Diamantina, Lapinha da Serra, Serra da Canastra, Gonçalves, Bueno Brandão e outras.

Beagá é um ótimo destino para uma fugida em um final de semana. Aproveitamos uma oferta de passagem aérea e assim conhecemos a capital mineira antes do carnaval. Para não ficar fora da alegria contagiante da cidade, brincamos em alguns blocos bem organizados, divertidos e seguros.

Lugares que visitamos em Belo Horizonte

Praça da Liberdade

A praça foi criada para sediar o Palácio do Governo e em seu entorno as secretarias, que hoje são espaços culturais. O belo jardim foi inspirado no  Palácio de Versalhes. O conjunto arquitetônico e paisagistico é tombado pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais).

Praça da Liberdade - Belo Horizonte

Memorial Minas Gerais Vale

O prédio é lindíssimo, já vale a pena a visita. Este foi o único espaço cultural que conhecemos.

Visitar o Memorial é uma viagem para descobrir a história e os costumes mineiros. Nós gostamos demais!
entrada gratuita
 quarta, sexta e sábado: 10 às 17h30
quinta: 10 às 21h30
domingo: 10 às 15h30

Memorial Minas Gerais Vale

A escadaria em estilo Art Nouveau está sendo restaurada. Foi criada no século XIX e importada de Bruges, Bélgica.

Espaços culturais no entorno da Praça da Liberdade - Belo Horizonte

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

MM Gerdau- Museu da Minas e do Metal

Espaço do Conhecimento - UFMG

Casa Fiat de Cultura

Centro Cultural Banco do Brasil - Belo Horizonte

Centro Cultural Banco do Brasil

Um final de semana é muito corrido para visitar todos estes espaços culturais. Tivemos que escolher um e decidimos pelo Memorial Minas Gerais Vale. Se vier para BH com mais tempo, reserve mais 2 dias para conhecer Inhotim também. É simplesmente maravilhoso!!!

Mercado Central de Belo Horizonte

Um paraíso para quem gosta de uma comprinha, tem de tudo. Não é o nosso caso, pois não compramos mais nada 😄, simplificando a vida.

A ideia era comer em um dos muitos botecos, talvez experimentar o figado com jiló 😟.

Botecos no Mercado Central

Não era nem meio-dia e os botecos estavam  lotados. Caminhando na muvuca do mercado, encontramos o pequeno Restaurante Jorge Americano e lá comemos uma gostosa feijoada.

E o fígado com jiló? Ficou só na foto 😊

Mercado Central de Belo Horizonte
Mercado Central

PRAÇA DO PAPA - BELO HORIZONTE

Visitamos no final de tarde com a esperança de um pôr do sol e quando colocamos o pé na praça, caiu a maior chuva 😞

A Praça Israel Ribeiro passou a ser conhecida como Praça do Papa depois da visita do Pontífice João Paulo II. Fica no elegante bairro das Mangabeiras, parte alta da cidade.

Praça do Papa - Belo Horizonte
Praça do Papa

Feira Hippie

Acontece aos domingos pela manhã. Passamos para conhecer. É uma perdição para quem gosta de fazer compras.

Igreja São Francisco de Assis - Pampulha

No domingo de manhã participamos de uma bela missa na moderna igreja.

Igreja São Francisco de Assis

Tenho verdadeira paixão por São Francisco de Assis, sua oração é comovente. Ao ver o altar mor de Portinari com este cachorro (que é a imagem do nosso Sully 🐕) ao lado de São Francisco, os olhinhos brilharam: lindo, lindo!!!!

Igreja São Francisco de Assis - Belo Horizonte

A igreja é mais uma das obras de Oscar Niemeyer espalhadas por Beagá. Na Pampulha temos: Iate Tênis Clube, Casa Baile e Museu de Arte da Pampulha que é conhecido como Conjunto Arquitetônico da Pampulha e é Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Próximo à Praça da Liberdade, conhecemos o bonito Edifício Niemeyer de 1960 e a Biblioteca Pública Professor Luiz de Bessa de 1954.

Edifício Niemeyer  - Belo Horizonte
Edifício Niemeyer

Brincar no bloquinho de carnaval

No bairro Savassi, onde estávamos hospedados,  há vários blocos de carnaval. Claro que brincamos por lá e foi uma delícia. Parecia que estava em uma matine de clube da minha juventude (e olha que faz tempo! 😀).

Bloco de Carnaval Belo Horizonte
Bloco de Carnaval em  Belo Horizonte

Onde comer em Belo Horizonte

Fica no Mercado Central, lugar simples, com pratão tudo junto e misturado😊. Como compartilhamos, tivemos que pagar  mais R$ 5,00 por um prato. Experimentamos a feijoada que estava excelente.

Dividimos a mesa com dois simpáticos mineiros (João Pedro e Arthur), papo vai e vem e nos contaram que era o dia do casamento do Arthur. E assim bons momentos vão acontecendo.

Restaurante Jorge Americano - Belo Horizonte
Restaurante Jorge Americano

Restaurante Benvindo

Fica no bairro Lourdes, ambiente agradável, atendimento simpático e demorado. A comida é saborosa, mas nada  especial.

Restaurante Benvindo - Belo Horizonte

Cabernet Butiquim

Adoramos! Restaurante gostoso, excelente atendimento e honesto. Pedi arroz de polvo e o Rê canela de porco (que tem um nome fino, mas não lembro 😐). Tudo maravilhoso!!!!

Cabernet Butiquim Belo Horizonte

Onde ficar hospedado em Belo Horizonte

Ficamos no Flat Ianelli que fica no bairro Savassi e a localização é excelente. O quarto é completinho, mas falta manutenção.

Flat no Ianelli - Belo Horizonte
Flat no Ianelli

Flat no Ianelli - Belo

Transporte em Belo Horizonte

Usamos Uber para tudo, desde aeroporto até deslocamentos mais distantes como Pampulha. Excelente!

Adoramos passar final de semana em Beagá. Voltaremos com certeza.

Pelas ruas arborizadas da capital mineira, encontramos uma placa com uma frase que é bem o nosso momento de vida 😍

"Vivo para florescer outros jardins e, sem perceber, o meu se abarrota de rosas e manacás...Vivo, cada dia, como se fosse cada dia. Nem o último nem o primeiro - o único ... "Pablo Neruda