GONÇALVES MAIS UMA BELEZA NA SERRA DA MANTIQUEIRA, MINAS GERAIS


Bruce nosso guia em Gonçalves-MG

O município está localizado no sul de Minas Gerais, no topo da Serra da Mantiqueira a 1350 m de  altitude.

Sexta feira, 15h30, saímos com destino a Gonçalves e demoramos aproximadamente 1h30  só  para cruzar a cidade de São Paulo e 3h30 para chegar ao destino. Valeu muito a pena  este sacrifício para conhecer este paraíso.

Após muita pesquisa decidimos pela Pousada Vilarejo. Foi difícil conseguir marcar nas datas que nós poderíamos viajar. 

Meu marido e eu gostamos muito de pequenas pousadas e esta tem somente 6 chalés. É bem charmosa, com uma vista maravilhosa. Os chalés são afastados e isto dá total liberdade de contemplar a paisagem e até mesmo as estrelas da cama ou mesmo da banheira.  Há somente o barulho gostoso das cachoeiras que ficam perto. Lamentamos, no entanto, não termos conhecido os proprietários. Seguimos as  dicas de passeios que eles nos enviaram por e.mail, as quais nos foram muito úteis.

NOTA setembro/ 2014: A pousada mudou o nome para Pousada Villa Catarina

Faça sua reserva de hospedagem no Booking pela página do blog. Você não pagará nada a mais.


Pousada Villa Catarina

Pousada Villa Catarina





Na sexta-feira fomos jantar no restaurante Porto do Céu, que é excelente. 

O lugar tem um astral ótimo, os funcionários recebem os clientes muito bem e provamos um delicioso brodo de carne com uma massa de pão encima da cumbuca. Nós amamos!!!!




Após uma noite de descanso, com direito ao barulhinho da cachoeira, estávamos prontos para fazer trilha e escalar a Pedra do Forno. 

 subida é de dificuldade média em uma trilha com sombra. No caminho, debaixo das frondosas árvores foi possível avistar  o céu azul, o que nos animava a continuar a escalada, pois nos dava  a impressão de que estávamos chegando ao cume.

A sensação do dever cumprido ao final da caminhada  é ótima e emocionante pela  vista das maravilhosas montanhas ao longe.

No topo há uma capelinha  com um livro para deixar alguma mensagem aos demais visitantes e meu marido escreveu: 
"Seguimos o caminho da luz e nele encontramos pessoas e lugares maravilhosos".

Pedra do Forno - Gonçalves-MG - Subida final

Pedra do Forno - Gonçalves-MG - Topo

Pedra do Forno - Gonçalves-MG - Capela

No quintal do Restaurante do Zé Ovideo - Gonçalves-MG

No quintal do Restaurante do Zé Ovideo - Gonçalves-MG

Ao descer da montanha há o restaurante do Zé Ovideo, que oferece comida caseira, eu achei a comida sem tempero, mas o ambiente do restaurante é bem agradável.


restaurante do Zé Ovideo

Após o almoço decidimos escalar a Pedra Chanfrada. No início da trilha há o restaurante Pé da Pedra onde estava acontecendo um casamento. Passamos quase dentro da festa, pena que não nos convidaram. Apesar da trilha ser curta é bem íngreme.





Vista da Pedra Chanfrada - Gonçalves-MG

Gonçalves-MG

Pelo caminho um show de cores, assim é Gonçalves!



Já no final da tarde fomos passear no centro e tomamos um belo  e gostoso cafezinho no Bar do Marcelo.




No centro de Gonçalves há lojinhas lindas.

Gonçalves-MG

Visitamos a Senhora das Especiarias que é uma loja que vende geleias, antepastos, chutneys e temperos. Degustamos algumas deliciosas geleias e compramos, claro.

Senhora das Especiarias

À noite pretendíamos conhecer outro restaurante, mas decidimos voltar ao Porto do Céu e confesso que foi uma das noites mais divertidas que tivemos. 

Não tínhamos feito reserva, mas o Marcelo nos arrumou uma mesa e neste dia havia um excelente cantor que empolgou a todos.

Um  parêntese: (Marcelo é o rapaz que nos atendeu na 6a. e no sábado, é super "gente boa", de uma educação, simpatia, um querido. Nos contou que é professor, vice diretor de uma escola, coordena dois projetos de educação ambiental e ainda trabalha no restaurante nos finais de semana). 

Nós gostamos de viajar para conhecer o lugar, mas amamos conhecer as pessoas. Em nossas vidas só cruzam pessoas do bem, é incrível!

Restaurante Porto do Céu - Gonçalves-MG
No domingo fomos visitar as cachoeiras, e quem foi o nosso guia? Foi o lindo Bruce, um   golden retriever. Este cão encantador é da pousada. 

Eu estava com o mapa e ele ia na frente nos indicando o caminho. Em um momento eu falei para o meu marido, mas está errado. Meu marido sugeriu que deveríamos seguí-lo e não é que o Bruce nos levou nas cachoeiras mais lindas da região, entrou na água, brincou e nos encheu de alegria. Este é o cara!


Gonçalves-MG


Cachoeira do Retiro - Gonçalves-MG

Antes de almoçar fomos conhecer o Alambique que fica próximo a entrada da cidade (4 km antes da entrada da cidade, há uma placa ALAMBIQUE na estrada). Para quem aprecia Cachaça 100% artesanal vale a pena conhecer. A produção é no Sítio Dona Manuela desde 1952. Há cachaças de vários sabores e tipos.

Almoçamos no restaurante Deméter, comida caseira no fogão a lenha - muito boa.

Restaurante Deméter - Gonçalves-MG


Terminou o final de semana especial e mais um lugar estará registrado em nossos corações. 

Agradecimento especial ao Marcelo do Restaurante Porto do Céu.

Decidimos retornar pela Rodovia Fernão Dias, através de 35 km de uma "poeirenta" mas boa estrada de terra, com vistas espetaculares, passando por vários distritos até  Cambui.

Daí seguimos pela Rodovia Fernão Dias, que estava com ótimo fluxo até Atibaia . A partir deste ponto foi um  horror - 4 horas para chegarmos em casa.

Nada apaga a alegria e a paz que tivemos neste final de semana.

DICA
Leve tênis e meias escuras, há muita poeira.



4 comentários

  1. Olá queridos...
    Fiquei famoso por vocês...
    Estava almoçando no restaurante Mantiqueira e uma amiga, que estava passando de carro gritou: falaram de você na internet... e foi embora...
    Fiquei preocupado pois não sabia quem e o que tinham falado...Esta amiga me enviou o link do blog de vocês. Muito obrigado pelo carinho...

    Vocês são 1000...

    Adorei conhecê-los...

    Obs.: Quando voltarem à Gonçalves, deem uma passadinha ao Distrito de Costas... É só me procurar no casarão da praça.

    Um grande abraço.

    Marcelo - Porto do Céu.

    ResponderExcluir
  2. Lindo passeio. Vocês sempre descobrem umas cidadezinhas encantadoras !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo mesmo Lilian Azevedo. Está na nossa lista retornar a Gonçalves.
      Muito obrigada pelo comentário, você é muito gentil!

      Excluir