Caminho Brasileiro - Santiago de Compostela

 

Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela


O Caminho Brasileiro - Santiago de Compostela é um trecho de 21 km que passa por belas praias em Florianópolis. Inicia na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe em Canasvieiras e termina no Santuário Sagrado Coração de Jesus na Praia dos Ingleses.


Este trecho foi reconhecido pela Catedral de Santiago de Compostela e integrado ao trajeto que parte de La Coruña. Isto quer dizer, que com o certificado deste trecho, você pode utilizar estes quilômetros quando for fazer o Caminho de Santiago partindo de La Coruña. Aproveito para lembrar que o Caminhos de Caravaggio na Serra Gaúcha, que fizemos em 2019,  também é reconhecido como participante do percurso do Caminho de Santiago de Compostela.  


Nós fizemos o caminho de Florianópolis em uma sexta-feira ensolarada e estava bem tranquilo, com poucos peregrinos, o que foi excelente! Porém no trecho final, que fica na Praia dos Ingleses, a praia estava bem cheia.


Fomos de carro até a Igreja Nossa Senhora de Guadalupe em Canasvieiras onde há um estacionamento ao lado da igreja que fica aberto até 20h. Confirme essa informação na secretaria da igreja no dia que você for.


Praia Canasvieiras Florianópolis
Início na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe em Canasvieiras


Iniciamos cruzando a Praia Canasvieiras e chegamos na Praia Cachoeira do Bom Jesus. Neste trecho você caminha por uma avenida e não pela praia. Há lanchonetes, então é possível tomar um café da manhã, comprar água... Lembramos a importância de levar sua própria água!

Praia Canasvieiras-Florianópolis
Praia Canasvieiras



O caminho segue bem sinalizado, passamos na Ponta das Canas e Lagoinha.  Em seguida subimos o Morro do Rapa, que tem uma vista espetacular, erramos o caminho, seguimos para o costão. Quando passamos por uma bifurcação, não tinha seta =>. O certo é seguir pela direita e subir o morro.


Morro do Rapa - Florianópolis
Não é para seguir pelo costão do Morro do Rapa, suba o morro


Retornamos, subimos o morro e fizemos uma parada para o lanche com sombra e linda paisagem.


Morro do Rapa - Florianópolis
Alto do Morro do Rapa, bom para uma parada

Do alto tem uma bela vista da Praia Brava.


Vista da Praia Brava
Lu e Everton no Mirante da Praia Brava

No caminho da Praia Brava tem uma lanchonete e mercado. Paramos para beber algo gelado e descansamos um pouco.


Continuamos caminhando por uma parte da Praia Brava e aí subimos o Morro da Feiticeira que, apesar de ser íngreme, você caminha em uma área de preservação, muitos trechos sombreados. Este morro faz a ligação da Praia Brava à Praia dos Ingleses.


Para nós o caminho poderia terminar quando chegamos na Praia dos Ingleses, com indicação para o peregrino seguir para o Santuário Sagrado Coração de Jesus, pois o caminho indica seguir por toda praia e depois voltar para o Santuário. Caminhar na Praia dos Ingleses, uma praia lotada de pessoas, com música alta, não é um bom caminho. Este foi o único trecho que não gostamos.


Santuário Sagrado Coração de Jesus
Santuário Sagrado Coração de Jesus

Na nossa opinião este caminho é uma bonita trilha. Vale a pena fazer? Vale muito! Você passará por belas praias, comunhão com a natureza, além de ser um bom treino. Bora caminhar!😀


Do Santuário retornamos de Uber para Igreja Nossa Senhora de Guadalupe para pegar o carro e não foi caro.


Agradecemos Lu e Everton, nossos queridos amigos pela companhia e carinho. Mais um caminho juntos. Nos conhecemos em 2015 no Caminho de Santiago de Compostela.


Santuário Coração de Jesus
Santuário Sagrado Coração de Jesus


Se você tem interesse em tirar o certificado desse caminho, veja mais informações em ACACSC (Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela)


Gosta de caminhar? Dê uma olhada nos caminhos que já fizemos no Brasil: Caminho da FéCaminhos de Caravaggio e Caminho de São Pedro de Alcântara à Angelina.






12 comentários

  1. Queridos amigos peregrinos, recebê-los em casa aqui em Floripa foi um presente. Com relação a esse caminho concordo com a sua colocação, penso que seria mais uma bela trilha na Ilha da Magia. Independente disso agradeço pela oportunidade de caminhar juntos mais uns kilómetros. Bora marcar outras.

    ResponderExcluir
  2. Oi Quênia, também fiz com o maridão agora na primeira semana de dezembro o Caminho, mas dividimos em dois dias e como era no meio da semana, foi super tranquilo passar pela praia dos ingleses.
    Interessante que erramos o caminho no mesmo ponto da trilha do rappa, enviei um e-mail pra ACACSC colocar e/ou repor a sinalização.
    A trilha da feiticeira é muito agradável!
    Vou me inteirar sobre o Caminhos de Caravaggio que não conheço, forte abraço virtual :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ellen! Fizemos no dia 04. Quem bom que a Praia dos Ingleses estava tranquila. Legal que vc avisou a Associação.
      Se precisar de alguma ajuda sobre o Caminhos de Caravaggio, é só perguntar.
      Obrigada pela visita.
      Abraços

      Excluir
  3. Já tive a oportunidade de fazer esse caminho. Gostei do seu relato tudo detalhado e explicadinho, onde revivi o momento. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita.
      Bom demais reviver momentos!
      Abraços
      Quênia

      Excluir
  4. Adoro viajar. Acompanhar vcs é maravilhoso! Vcs fazem lindas viagens!

    ResponderExcluir
  5. Maravilhosoooo esse post! Deixou com vontade de ir. Você tem alguma indicação de guia? Contato de alguém próximo ou igrejas que possam ajudar com informações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não há necessidade de guia. A trilha está bem sinalizada. Clique no site da ACACSC, que está no penúltimo parágrafo do post(veja acima). Lá você terá mais informações.
      Abraços e bom caminho!
      Quênia

      Excluir
  6. olá boa tarde ........ por favor gostaria de mais informações do caminho. Já somos peregrinas . mas este faremos com 4 crianças de 10 anos. nossos netos para que tomem gosto pela ccaminhada. assim gostariamos de faze-lo em uns 4 dias para eles viverem tudo que sempre fazemos nas nossas peregrinações.
    pergunta: como poderemos fazer com pouso. todo trajeto encontraremos hotel , pousada etc de facil acesso? obrigada Margareth e Carmen.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margareth e Carmen boa noite!
      Que legal que vocês são peregrinas e incentivam os netos. Parabéns!
      Acredito que há hospedagem em todas as praias por onde passa o caminho. Sugiro que vocês entrem em contato com a Associação do Caminho ACACSC (link está no post acima) para obter esta informação.
      Abraços e bom caminho!
      Quenia e Reginaldo

      Excluir