Roteiro de 9 dias pelo Norte da Argentina

Cuesta del Obispo a caminho de Cachi
Cuesta del Obispo a caminho de Cachi


Foi uma grata surpresa conhecer o Norte da Argentina, viagem incrível com paisagens maravilhosas, vinícolas, boa gastronomia, pessoas gentis, belas estradas e segura.

Esse foi nosso roteiro final, pois tivemos que fazer algumas alterações devido à crise de abastecimento de combustível. No final deu tudo certo 😀 !



Como chegar ao Norte da Argentina

No momento há um voo semanal que parte de São Paulo aos sábados e retorna de Salta aos domingos. Operado pela Aerolíneas Argentinas e com duração 3h30.


1º dia SALTA


Salta
Salta


Chegamos à tarde e aproveitamos para conhecer o centro histórico de Salta que é bonito com seus prédios históricos, uma cidade cheia de vida. Visitamos o MAAM - Museu de Arqueologia de Alta Montanha e à noite jantamos no Patio San Francisco.


Argentina ainda estava com problema de abastecimento de combustível, então decidimos ir de ônibus para Purmamarca que fica em Jujuy, província vizinha. Neste primeiro dia fomos à rodoviária e compramos as passagens.


2º dia DE SALTA À PURMAMARCA


Cerro de los 7 Colores
Cerro de los 7 Colores


Viajamos com mochilas e isso facilita muito o deslocamento. Saímos cedo do apartamento que estávamos hospedados em Salta e fomos a pé para rodoviária, aproximadamente 30 minutos. Tomamos café da manhã no caminho, compramos frutas e água. A viagem de ônibus foi tranquila, confortável e a estrada é belíssima. Demorou 4 horas para chegarmos à Tilcara, daí seguimos de táxi para Purmamarca.


Em Purmamarca passeamos pelo pequeno vilarejo e programamos o dia seguinte (conhecer Salinas Grandes). Voltei para o hotel, pois estava um pouco enjoada, achei que era a viagem de ônibus, só depois caiu a ficha que era a altitude. Tudo resolvido com as folhas de coca que amenizaram o desconforto. Enquanto fiquei descansando, o marido foi visitar Cerro de los 7 Colores e voltou encantado. 


O jantar  foi no Los Morteros (Calle Salta,s/n).  Bons pratos e simpático atendimento.


3º dia PURMAMARCA, SALINAS GRANDES e RETORNO A SALTA


Salinas Grandes
Salinas Grandes


Cedinho fizemos o Paseo de Los Colorados e o Cerro de los 7 Colores em Purmamarca.  Depois seguimos de táxi para Salinas Grandes. A estrada, Ruta 52,  é um espetáculo e conhecer Salinas Grandes fechou com chave de ouro.


À tarde pegamos um ônibus para San Salvador de Jujuy (passagens compramos um dia antes em Purmamarca) e pela internet compramos o trecho San Salvador de Jujuy à Salta (empresa Balut).


Foi maravilhoso conhecer Purmamarca e região, veja como foi.


4º dia SALTA


Cerro San Bernardo
Cerro San Bernardo


Resolvemos ficar em Salta para alugarmos um carro e seguirmos para Cafayate no dia seguinte. Passeamos pela cidade e almoçamos no El Charrua, um restaurante muito bom.


Final da tarde visitamos o interessante Museu de Antropologia Juan Martin Leguizamon que fica ao lado da entrada da trilha para o Cerro San Bernardo. Aproveitamos para subir ao mirante e contemplar um lindo pôr do sol.


Muitas dicas de Salta, veja.


5º dia CAFAYATE


Cafayate
Cafayate


A Ruta Nacional 68 de Salta a Cafayate é belíssima e atravessa o Parque Nacional Quebrada de Las Conchas. O caminho vale tanto quanto o destino. Siga com calma e curta a estrada.


Fizemos algumas paradas: Garganta del Diablo, El Anfiteatro, Tres Cruces e Restaurante Milla 7, mas há muitas outras.


Cafayate é a cidade base para os turistas que curtem visitar vinícolas Na praça central há muitos bares, restaurantes, venda de artesanatos, alguns hotéis e é bem animado. 


6º dia CAFAYATE


Cidade Sagrada Quilmes
Cidade Sagrada Quilmes

Aproveitamos para conhecer a Cidade Sagrada de Quilmes que fica aproximadamente 50 km de Cafayate, na província vizinha de Tucumán, um belo passeio. No retorno almoçamos na Bodega Tukma, almoço delicioso.


Nossos dias em Cafayate, veja como foram.


7º dia CACHI


Ruta Provincial 33 caminho para Cachi
Ruta Provincial 33 caminho para Cachi


Saímos cedo de Cafayate e fomos para Cachi, pequeno e charmoso povoado que parece um cenário. 


O caminho para Cachi é belíssimo, não tenha pressa.  Na Ruta Provincial 33 você seguirá subindo até chegar nos 15 km de rípio (estrada de chão batido) que serpenteia a serra conhecida como Cuesta del Obispo onde atinge 3.457 metros de altitude. Depois você passará pela Recta del Tin Tin que corta o Parque Nacional Los Cardones 🌵. Chegamos em Cachi na hora do almoço, arrumamos uma hospedagem, almoçamos e passeamos. Veja como foi nosso dia em Cachi.


8º dia SALTA


Salta
Salta

Chegamos a Salta à tarde, devolvemos o carro e seguimos para pousada. Estava muito quente, aproveitamos para  descansar um pouco. No final da tarde saímos para passear e curtir a alegre cidade.


9ª dia SALTA


Salta
Salta


Devido ao calor, caminhamos cedinho pelas ruas da cidade e assim aproveitarmos os últimos momentos. O almoço de despedida foi no El Charrua, gostamos muito desse restaurante. À tarde, seguimos para o aeroporto. 


Nossos dias em Salta, veja como foi.


Mais uma linda viagem e com vontade imensa de voltar 😄









Nenhum comentário