PARATY-RJ


 Igreja Nossa Senhora das Dores - Paraty-RJ

1a. noite - Praia da Almada - Ubatuba

Saímos na quinta feira bem cedinho para evitarmos o trânsito de São Paulo. Fomos pela Rodovia Oswaldo Cruz, que é boa e quando está chegando a Ubatuba a estrada é cheia de curvas fechadas.



 Estrada Oswaldo Cruz - SP


Em novembro li na Revista Época um artigo sobre pousadas do Litoral Norte de São Paulo e achei interessante. 

Dormimos uma noite em uma pousada que foi citada na revista, o real não confere com a matéria publicada. Chegamos por volta das 10h30,  fomos bem recebidos e pudemos entrar no chalé. A vista que você tem da pousada é maravilhosa. Mas o chalé....???? É escuro, sem charme, falta manutenção e não estava limpo.

Vista da Pousada na Praia da Almada - Ubatuba-SP


Da pousada para a linda Praia da Almada fomos de carro, há estrutura com restaurantes, estacionamento e chuveiros.

Na praia da Almada o mar é uma piscina e a água estava quente, uma delícia. O que me encanta no litoral norte de São Paulo, são as praias entre as montanhas. Na minha opinião são mais bonitas que as praias do Nordeste.

Praia da Almada - Ubatuba - SP


Antes de curtir a praia, fomos caminhar e conhecer a Praia do Engenho e  Brava da  Almada, que é uma praia selvagem e linda.

 Praia Brava da Almada - Ubatuba - SP


Praia Brava da Almada - Ubatuba - SP


Após uma hora de caminhada voltamos para Praia da Almada e ficamos no Restaurante Caju que faz umas caipirinhas super gostosas, passamos o resto do dia aí, nadando, descansando, curtindo o visual. 

Confesso que raramente nos permitimos a isso, pois sempre estamos procurando coisas para fazer. Foi um momento bem gostoso.

Final da tarde voltamos para a pousada e ficamos na varanda até anoitecer contemplando a vista e por vezes desviando de alguns besouros enormes e vagalumes que pareciam holofotes.

Não foi uma noite agradável, pois o chalé não tem ar condicionado e há muitos "voadores" no quarto, o colchão é ruim e roupas de cama puídas. Não gostei e fiquei até com medo.

Após o café da manhã, que é honesto, partimos para Paraty. No caminho passamos pela Praia Camburi que é a última praia ao norte de Ubatuba e continua selvagem. Há 30 anos o Re acampou nesta praia e ao lado desta capela.

Praia Camburi - Ubatuba-SP


Mais a frente está Trindade que é uma praia bem bonita e há uma vila super agradável.



Paraty-RJ
Patrimônio Histórico Nacional, linda cidade colonial que foi fundada em 1667.

A cidade é encantadora, caminhar em suas ruas de pedras é uma viagem ao passado. Portanto não esqueça de ir com um calçado confortável e todo cuidado é pouco para não torcer o pé.

Nos hospedamos na Pousada Solar D'Alcina, que não está no Centro Histórico, mas próximo. É confortável, agradável e o café da manhã é vegetariano, nada de frios somente queijos.



Vista da Pousada D'Alcina - RJ


No primeiro dia almoçamos no Restaurante do Ditinho que fica na Praia do Pontal (Av Orlando Carpinelli, 164 - Pontal Fone: 24 3371-2329) e a comida é uma delícia, comemos o peixe Capucho.

Após o almoço caminhamos muito pelo Centro Histórico que é encantador.

Praia do Pontal - Paraty - RJ


À noite, saímos debaixo de chuva para jantarmos no excelente Margarida Café que além do ambiente ser super agradável, os pratos são ótimos e havia um casal cantando super bem. Foi uma noite bem animada.



No sábado, a chuva continuou e mesmo assim fomos fazer um passeio de barco para mergulhar e conhecer algumas praias. 

Geralmente fugimos do esquema "excursão", pois não apreciamos. Quando chegamos no cais, vimos que o barco era grande e portanto passeio "tipo CVC". E não é que havia um guia da CVC no barco com um grupo? Até que não foi tão ruim, mergulhamos a água estava quente, vimos alguns peixinhos, nada comparado a Fernando de Noronha. 

Os funcionários do barco foram muito atenciosos e profissionais. Cinco horas com um grupo já está de bom tamanho, realmente passar dias viajando em grupo não é a nossa praia. As pessoas eram bem educadas, mas sempre tem aquele que bebe muito e fica super alegre; o casal com os filhos adolescentes com cara feia, pois aquele era o último lugar que eles gostariam de estar; o guia da CVC que não parava de comer as frutas ofertadas pelo passeio kkkk. No final tudo isto foi divertido.

Mesmo debaixo de uma garoa persistente, o passeio foi bom, pois o lugar é muito lindo com suas águas verdes e mornas.



 Vista do passeio de barco - Paraty-RJ




 Centro Histórico - Paraty-RJ


 Igreja da Matriz - Paraty - RJ





 Paraty-RJ


Centro Histórico - Paraty-RJ


No domingo por volta das 11 h partimos de Paraty, estrada tranquila e paramos em São Luiz do Paraitinga, cidade que gostamos muito, para almoçarmos. Aí compramos o requeijão de prato e a cachaça Mato Adentro que meu marido gosta tanto. Aliás, gosta mais desta do que das cachaças milionárias de Paraty, que ele experimentou.

Dicas:
Não vale a pena pernoitar na Praia da Almada, curta a praia e siga para dormir em Trindade ou Paraty.

Ubatuba - Praia da Almada
Bar do Caju - Estrada da Almada, 129 - Rod Rio-Santos, Km 13 Fone: 12  8122-0044




Nenhum comentário