FINAL DE SEMANA ACOLHEDOR EM SÃO BENTO DO SAPUCAÍ


Bauzinho - São Bento do Sapucaí - SP. Ao fundo a Pedra do Baú.

Esta pequena cidade rodeada de montanhas fica a 185 km de São Paulo. 

Igreja Matriz - São Bento do Sapucaí-SP

As estradas são ótimas: de São Paulo siga a Rodovia Carvalho Pinto até o final e continue pela Rodovia Floriano Pinheiro. Gastamos de pedágio R$ 19,60 ida e volta.

Conseguimos viajar durante o dia e foi muito bom, pois de Santo Antonio do Pinhal até São Bento do Sapucaí a estrada é lindíssima. No caminho compramos deliciosas atemoias e queijo.



No caminho para São Bento do Sapucaí - SP

Há muitas pousadas charmosas e mais distantes. Decidimos pela Hospedaria Casarão, por estar no centro da cidade. Adoramos a escolha, pois além de estar em um lugar charmoso, não precisamos sair de carro para jantar. E tem mais: na Hospedaria Casarão tem a Adriana e a Paula que nos receberam muito bem.

Hospedaria Casarão - São Bento do Sapucaí-SP
Hospedaria Casarão - São Bento do Sapucaí-SP
Hospedaria Casarão - São Bento do Sapucaí-SP
Na frente da Hospedaria há o Armazém São Bento, que vende peças lindas da região e comidinhas. Nós saboreamos um delicioso bolo de laranja e café de coador.

Na atualização do post em junho/2017 identificamos que o Armazém São Bento mudou para a Pousada do Quilombo - Estrada do Quilombo, 1403.

Armazém São Bento - São Bento do Sapucaí-SP
A tarde estava linda, então aproveitamos para caminhar pela agradável cidade. As pessoas são muito simpáticas.

São Bento do Sapucaí - SP

São Bento do Sapucaí - SP
Na pousada há alguns cachorros que ficam em um belo espaço separado por um muro baixo e a labradora Salomé, que é arteira e carinhosa, pula o muro para requisitar nossa atenção. Adora um carinho e quem não gosta, não é?

Salomé e eu
À noite jantamos no Restaurante Grão do Galo que é bom, tem ótimo atendimento e o preço é honesto.

O pitoresco é que nas paredes estão expostas placas com nomes de pessoas e personagens da região.

Nós comemos a batata assada recheada que estava bem gostosa.

Restaurante Grão do Galo - São Bento do Sapucaí-SP

Nesta noite estava acontecendo na cidade a Festa do Santo Expedito. Havia uma banda muito boa tocando músicas para os cinquentões como nós *r*. Nós adoramos e ficamos até o final. As pessoas não se animaram, não sei se é por vergonha ou por preferência musical.

Banda Luxor -Festa Santo Expedito - São Bento do Sapucaí-SP

O sábado amanheceu nublado e friozinho, delícia tomar café da manhã com pães feito pela Paula (proprietária da hospedaria), aliás os bolos, iogurte e granola são feitos na pousada. Tudo muito gostoso.

Hospedaria Casarão - São Bento do Sapucaí-SP
Esta era a vista do nosso quarto e ao fundo está a Pedra Baú e foi para lá que fomos nesta manhã de sábado nublado.


Do centro da cidade até o local onde você pode deixar o carro para ir à Pedra Baú são + - 20 km , maior parte da estrada é asfaltada e estava em boas condições, depois você seguirá um trecho de terra. A estrada é sinuosa e bonita. No caminho está a Cachoeira do Toldi.

Cachoeira do Toldi- São Bento do Sapucaí-SP


Caminho para Pedra do Baú - São Bento do Sapucaí-SP

Bauzinho - São Bento do Sapucaí - SP

Por trilha fácil e muito contemplativa chegamos à Pedra do Bauzinho, na sequência fomos para a fechada trilha que contorna a Pedra do Baú. A intenção era subir à Pedra onde há alguns degraus de ferro.

Chegamos até a base e daí pra frente inicia o trecho mais íngreme, mas como demoramos admirando a floresta densa, resolvemos voltar, pois o tempo estava nublado e pelo caminho que estávamos a vista não seria diferente da que já tínhamos visto no Bauzinho.

Confesso que já estávamos cansados e adoraríamos estar sentados na mesa de um restaurante *r*.

Nesta trilha encontramos de tudo: pessoas que entram na trilha com calçados e roupas  inadequadas até grupo de escoteiros que iriam pernoitar em uma base da pedra, entre eles, uma senhora que nos abordou suplicando por água e o marido deu uma garrafinha para ela. 

No início da trilha há uma placa que diz que é uma hora para chegar na base da Pedra, mas é uma hora subindo e descendo. Portanto, se você não gosta de caminhar, nem vá.


Nosso guia e o Rê - Trilha para a Pedra do Baú - São Bento do Sapucaí-SP
No retorno paramos para almoçar no Restaurante Sabor com Arte que  é honesto, mas não encantou.

À tarde e com friozinho, descansamos no quarto com fogo na lareira, pois à noite haveria show e bingo na igreja.

Adicionar legenda

Jantamos novamente no Grão do Galo, desta vez pedimos pizza que estava bem gostosa, a massa é fininha. Depois fomos para o bingo que, por incrível que possa parecer, estava muito engraçado.

Os prêmios eram: frango assado, leitão, bolo, orquídea, ferro de passar roupa....*r*! O Rê ganhou um frango assado, só que ganhou junto com outra pessoa. Aí tinha uma regra para o desempate e algumas pessoas ficaram nos explicando. Aliás, todos queriam nos ensinar como participar, foi muito, mas muito engraçado. Nós rimos demais, no entanto o outro ganhador levou o frango e o Rê ficou inconformado...Rsrsrsrsrsrsrs.

Rê inconformado no bingo por não ganhar o frango assado *r*
No domingo fomos caminhando até o Bairro do Quilombo, está cerca de 3 km do centro.

Bairro do Quilombo - São Bento do Sapucaí-SP

Bairro do Quilombo - São Bento do Sapucaí-SP

Bairro do Quilombo - São Bento do Sapucaí-SP

No Quilombo visitamos o Ateliê do Ditinho Joana, ou melhor, nós tivemos o prazer de conhecer o Sr Ditinho que é uma pessoa genial e um excelente escultor em madeira. Proseamos por muito tempo, já que ele gosta e nós também. Foi muito bom ter conhecido o belíssimo trabalho do grande artista . Gostamos demais de ouvir as histórias do Sr. Ditinho.



A botinha representa a nossa caminhada da vida.
Subi e desci. Andei depressa e devagar.
Cansei e descansei. Entristeci e me alegrei,
e assim sempre caminhei. Hoje estou gasta e
cheia de marcas, mas com certeza valeu a pena.
Ditinho Joanna

Sr Ditinho e nós - Bairro do Quilombo - São Bento do Sapucaí-SP
A despedida da cidade foi um almoço no Restaurante Taipa que fica no centro da cidade. A comida é boa, ambiente agradável e ótimo atendimento.

Restaurante Taipa - São Bento do Sapucaí-SP

São Bento do Sapucaí é uma pequena cidade que nos cativou e que voltaremos com certeza. Temos muito para conhecer e nos encantar ainda mais com este povo tão hospitaleiro.





2 comentários

  1. Essas cidadezinhas são encantadoras. Ótimo post nos mostrando as belezas de nosso país, tão pertinho da gente. beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian realmente são encantadoras! Obrigada pela visita.

      Excluir