LENÇÓIS -PORTAL DA CHAPADA DIAMANTINA


Lencois enfeitada para São João
Lençóis é a cidade onde a maioria dos turistas ficam hospedados.

Estivemos em Lençóis há uns 12 anos e está bem diferente. Chegamos na cidade em um domingo de festa de cavaleiros, com som alto para todos os lados. Um verdadeiro show de horror! Confesso que meu desejo era dar uma ré e voltar para o sossego de Igatu.

Em virtude da proximidade com a Festa de São João e o desejo de poder conhecer estes festejos, reservamos 3 dias para ficar em Lençóis.


Hospedagem: pesquiso muito e leio opiniões no Booking e no Tripadvisor, esta foi nossa grande decepção. Me sinto um tanto constrangida em avaliar esta hospedagem, pois há exelentes avaliações. Viajamos bastante e sabemos o que é bom e o que é ruim. Talvez tivemos o azar de estar nos 3 piores dias de funcionamento deste estabelecimento.
- som alto no entorno até 24h. Tentamos falar com o proprietário e não havia ninguém na pousada. No outro dia comentamos e ele disse que quando tem estas festas, não tem o que fazer.
- assim que ligamos o chuveiro no 1o. dia, não estava funcionando. Isto pode acontecer e foi consertado.
- existe uma TV no quarto com um único canal e é só chuvisco. Pagamos por um quarto com TV e isto não foi entregue. O proprietário disse que chamou um técnico, mas ele disse que não tinha o que fazer.
- em nossa última noite na pousada eu estava tomando banho quando acabou a luz. Meu marido foi ver o que era e o proprietário disse que isto acontece quando várias pessoas estão tomando banho, que era melhor dar um tempo.
Precisa mais?
Não gostamos nada da Pousada Canto Verde, portanto não indicamos.

Um ponto positivo da cidade é que hoje há muitos bons e charmosos restaurantes. Comemos bem pelo preço de São Paulo.

Nossos dias em Lençóis

1o dia
Chegamos à tarde, subimos no Serrano e de lá há uma linda vista da cidade.

Vista do Serrano

Do alto caminhamos até o centrinho passando por ruas bem enfeitadas para a Festa de São João.

Ruas enfeitadas para São João

Paramos para tomar um delicioso café com bolo no charmoso Café do Mato que fica em um cantinho da cidade. O atendimento é muito bom.

Café do Mato

O jantar foi no Restaurante Lampião (Rua da Baderna), onde pedimos carne de sol que estava muito boa e a caipirinha é excelente. Cidade em festa!

Mesas do Restaurante Lampião na rua


2o. dia

Fomos até a Cachoeira do Sossego e Ribeirão do Meio. Achei a trilha até a Cachoeira do Sossego muito chata e difícil. Foram mais ou menos 3 horas equilibrando, pulando, subindo e descendo de pedras. Afff!!! Mas o marido gostou muito!!!

Trilha Cachoeira do Sossego

Trilha Cachoeira do Sossego



A Cachoeira do Sossego possibilita um banho revigorante e para quem gosta é possível saltar das pedras, pois o poço tem uma boa profundidade.

Cachoeira do Sossego

Cachoeira do Sossego
                                   

Gostamos muito do Ribeirão do Meio (fica uma hora caminhando de Lençóis), paramos na volta da Cachoeira do Sossego e não tinha ninguém foi uma delícia!

Ribeirão do Meio

Nós não contratamos guia, fomos sozinhos, encontramos um grupo que já conhecia o caminho e seguimos.Como o rio estava seco, fomos caminhando pelas pedras, não tinha como se perder. Na volta fizemos outro caminho e já estava escurecendo, maso Re tem bom senso de direção e chegamos na cidade.

À noite jantamos no Restaurante Bodega que serve comida muito saborosa e o atendimento é excelente.

Restaurante Bodega

Nesta noite aconteceu a apresentação de uma quadrilha, estávamos ansiosos  pois queríamos nos divertir, dançar um forró. Para nossa surpresa  foi uma decepção, pois os dançarinos estavam fantasiados, parecia um carnaval. No evento rolou protesto político. Não gostamos.

Quadrilha em Lençóis

3o. dia

Estávamos exautos do dia anterior e preferimos fazer algo mais leve. Fomos conhecer a Cachoeira do Juraci que fica aos pés do Morro do Pai Inácio, perto do Orquidário. É uma pequena cachoeira, um sossego só. Deixamos o carro próximo ao Orquidário e caminhamos por uns 40 minutos.

Trilha para Cachoeira do Juraci

Cachoeira do Juraci

Trilha da Cachoeira do Juraci

Na volta paramos para descansar neste riacho, até dormi com o barulhinho da água.



À tarde subimos no Pai Inácio que tem a vista do cartão postal da Chapada Diamantina.  Custo: R$ 6,00

Preste atenção pois não tem placa na estrada. Assim que você avistar o Morro do Pai Inácio (no sentido Lençóis-Palmeiras) entre na estrada de terra, suba de carro até a portaria do Parque Natural Municipal Morro do Pai Inácio. Da portaria até a parte de cima do morro são uns 15 minutos a pé. A vista é linda! O pôr do sol é maravilhoso.

Morro do Pai Inácio

Na volta, paramos no centro de Lencóis para tomar um café.
Estávamos sentados em uma mesa em frente à Cafeteria São Benedito, passou por nós um rapaz com a camiseta de Santiago de Compostela e aí meu marido disse: Buen Camino! O rapaz retornou e nos contou que havia voltado recentemente de sua 3a viagem pelo Caminho. Foi uma delícia conversarmos e relembrarmos a experiência fantástica que vivemos no ano passado.

Em nossa última noite, jantamos no Restaurante Cozinha Aberta que oferece pratos saborosos em um ambiente charmoso.

Restaurante Cozinha Aberta

Assim nos despedimos da Chapada Diamantina, mas o desejo de dançar quadrilha e forró ficou só no desejo. Do famoso São João vimos somente as cidades enfeitadas.
.




Nenhum comentário