Trilha Pedra de Itaipava RJ

Trilha Pedra de Itaipava

Em nossa passagem pela região serrana do Rio de Janeiro, ficamos hospedados em Itaipava, distrito de Petrópolis. Pela manhã fizemos a Trilha da Pedra de Itaipava que tem 1369 metros de altitude e em seu topo você tem uma visão de 360º graus da região. Toda trilha proporciona uma bela vista. À tarde fomos a Petrópolis.

Tivemos sorte de estar na cidade em um dia ensolarado para fazer esta trilha.

Como chegar no início da Trilha da Pedra de Itaipava

Da BR-040 pegar a Estrada do Ribeirão Grande, quando você passar em frente ao Condomínio Chamonix, entrar na segunda rua à esquerda, que é a Rua B. Siga até o final dessa rua que você estará no início da trilha.

Trilha da Pedra de Itaipava

Trilha Pedra de Itaipava

A trilha é bem traçada, mas não contávamos, bom eu não contava com trilha escorregadia, com pequenas pedras (tipo areia grossa), uma beleza para escorregar 😏. Senti dificuldade para subir, pois já fui escorregando (dá para imaginar como foi a descida 😕), mesmo com tênis de trilha com boa aderência.

É importante levar água e algo para comer que dê conta de todo trajeto. Fizemos ida e volta em 3 horas. Passar protetor solar, usar chapéu/boné e um bastão.

O marido foi de boa, eu tive muita dificuldade, achei bem difícil. Tenho muito medo de cair e  machucar, então tomo muito cuidado e quando vi que o solo era escorregadio aí minha preocupação aumentou.

Fomos no inverno e fez muito, mas muito calor, a trilha é aberta, não tem sombra. O sol castigou.

Eu fui até um platô, mas o trecho final (mais uns 15 minutos de caminhada) foi o marido e o Sully🐶 que fizeram. Fiquei contemplando toda aquela beleza e feliz da vida de ter conseguido chegar até ali.

Antes de ir, consulte a previsão do tempo, se não irá chover, se o tempo realmente permanecerá firme.

💚 preserve a natureza
🚮 carregue seu lixo
📷 tire somente fotos, nada além
✅ não faça fogueira

Centro de Itaipava

Visitamos o centro de Itaipava que é uma avenida com muitas lojas, shopping, restaurantes e cafeterias. Este centro não é o tipo de lugar que curtimos, mas seu entorno é privilegiado com muitas montanhas.

Hospedagem em Itaipava

Pelo Airbnb, ficamos em uma casinha bem simples que nos acolheu por duas noites. A anfitriã foi muito atenciosa.

Restaurantes que fomos em Itaipava

Alif Bar e Restaurante
Restaurante libanês. Comida boa e ótimo atendimento. Pet friendly.

Maiz Cocina Peruana y Cocteles

Ótimo restaurante: ambiente charmoso, ótimo atendimento e os pratos que pedimos estavam maravilhosos. Pet friendly.

Maiz Cocina Peruana
Maiz Cocina Peruana e Cocteles

Gostamos de visitar Itaipava e já ficamos com vontade de voltar com tempo para conhecer melhor a  região serrana do Rio de Janeiro.