FERIADO NO ARQUIPÉLAGO ANAVILHANAS, NO AMAZONAS






O Arquipélago de Anavilhanas é um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, tem 400 ilhas e fica no Rio Negro.

Que tal passar um feriado de três dias com a sensação de estar de férias por uma semana?

São Paulo-Manaus – 06 setembro

Esta foi nossa primeira experiência na Região Amazônica, é óbvio que três dias é super pouco, por isso elegemos um pedacinho deste paraíso que é o Arquipélago Anavilhanas. 

Pesquisei muito e na internet encontrei o Ricardo da Viverde Turismo que auxiliou bastante e prestou um excelente serviço. Ficamos hospedados no Anavilhanas Jungle Lodge. Este hotel é super charmoso, são vendidos pacotes com o mínimo de duas noites com passeios, refeições e traslados. De início achei muito caro, mas vale a pena por tudo que é oferecido. Um  detalhe: Quando fiz a cotação do pacote verifiquei que saia mais barato comprar pela  agência Viverde do que direto com o hotel.

Sair de São Paulo em um feriado não é nada fácil, inclusive chegar a Cumbica. Levamos aproximadamente 2 horas, portanto uma viagem de 4 horas até Manaus passou para 6 horas.


Manaus


Principal centro econômico da região Norte do país. Manaus significa mãe dos Deuses na língua dos índios Manaós.

Chegamos, sexta de madrugada. O aeroporto está em reforma, tudo é velho e o serviço é lento. E a Copa do Mundo está próxima. 

Nesta primeira noite, ficamos no Hotel Go Inn, que é honesto, estilo Ibis, que faz parte do Grupo Atlântica Hotels, porém na central de reserva do Grupo fui informada que para Manaus a reserva teria que ser feita diretamente no hotel. Antes eu já havia tentado fazer pela internet e não tive sucesso. Liguei para Manaus e a atendente foi muito simpática e me passou um valor diferente do que estava na internet. Somente após meu insistente questionamento é que ela pediu um minuto e entrou no site, constatou que estava o valor que eu havia dito, pediu-me desculpas e fez a reserva no valor que estava no site.

Pela manhã, decidimos sair logo cedo para dar uma voltinha e conhecer os prédios históricos, inclusive o lindo Teatro Amazonas.  Apesar de alguns prédios históricos estarem abandonados, gostamos da região ao redor do Teatro que é bem cuidada, limpa e segura.  Através das fotos eu achava que o Teatro era uma construção enorme.

Ao lado do Teatro, fica a Igreja de São Sebastião, que está em comemoração por seu centenário. No momento, acontecia uma missa e fiquei emocionada ao entrar na igreja. Existem lugares muito especiais.

 Igreja de São Sebastião - Manaus-AM

Rua arborizada de Manaus-AM

O traslado para Anavilhanas  passou pontualmente às 8h30, que fica há 3 h de Manaus por uma boa estrada. 

Rumo a Anavilhanas – 07 de setembro

Nos  hospedados no Anavilhanas Jungle Lodge, que fica em frente ao arquipélago. Além do lugar ser lindo,  o hotel nos ofereceu muito conforto e experiências fantásticas. Fomos recepcionados com sucos de frutas da região e almoçamos. A comida é boa e todos os dias foram servidos peixes da Amazônia. Eu que não sou fã de peixe, experimentei todos e gostei. Todos os quartos são identificados por animais típicos da região. O nosso era o tamanduá. Essas miniaturas de animais são verdadeiras obras de artes feitas com restos e sobras das madeireiras da região pelos aprendizes da Fundação Almerinda Malaquias. 


Almoço no Anavilhanas Jungle Lodge

Anavilhanas Jungle Lodge - ao fundo o Rio Negro e arquipélago Anavilhanas

Anavilhanas Jungle Lodge-AM

À tarde, fomos passear  de voadora pelo arquipélago. É lindo!

Anavilhanas Jungle Lodge - AM

Rio Negro


Grande Raimundo - nosso guia em Arquipélago Anavilhanas - AM
Algo que nos surpreendeu foi ver poucos pássaros. O guia nos explicou que na época da seca se observa mais pássaros e animais.

Caminhamos em uma ilha para conhecer as imensas árvores amazônicas.

Arquipélago Anavillhanas - AM

Na volta, já no final da tarde, nadamos no Rio Negro. Água super quente e até o boto apareceu. Demais!

Rio Negro - Depois nos disseram que aí tem piranha *r*

Após um jantar delicioso, seguimos de voadora  por um passeio noturno . O céu estava repleto de estrelas e a brisa nos dava uma sensação gostosa. Vimos algumas cobras, bichos preguiças, mas nada de jacaré. É impressionante como o guia com uma lanterna, consegue localizar os animais naquele breu. 

Esta região é ótima, pois não tem mosquitos devido o Rio Negro ter a água muito ácida. Não tivemos nenhuma picada. Mas tivemos algumas visitas como duas pererecas no quarto e uma aranha.

Anavilhanas Lodge

Novo Airão -08 setembro

Descanso antes de passear.

Anavilhanas Jungle Lodge - AM
Seguimos de barco para Novo Airão para visitarmos os botos  cor de rosa. São graciosos. 
De seu flutuante, Dona Marilda e suas filhas começaram a alimentar os botos que apareciam, os bichos gostaram e hoje com frequência aparecem para se alimentar, aí passou a ser um ponto turístico. 

Botos em Novo Airão - AM

Após visita aos botos, uma van nos aguardava para irmos conhecer a Fundação Almerinda Malaquias. Há lindos trabalhos artesanais feitos com resíduos de madeira. A Fundação mantém uma escola profissional de marcenaria fina e programa de papel reciclado. Há muitas máquinas na Fundação, segundo nosso guia, todas foram doadas pelo Governo Suiço.

O marido adorou tudo, pois gosta de brincar de marceneiro.

Fundação Almerinda Malaquias - Novo Airão-AM

Fundação Almerinda Malaquias - Novo Airão-AM


Ao abrir uma caixinha, olha só o que encontramos?


Fundação Almerinda Malaquias - Novo Airão-AM

Descanso após o almoço, veja a vista da piscina.

Anavilhanas Jungle Lodge - AM - vista da piscina

À tarde fomos pescar piranha, o Rê pescou algumas, mas eu só alimentei os peixinhos.

É incrível os dentes da piranha, cortam folhas como uma tesoura cirúrgica.

Piranhas do Rio Negro-AM

Nossa última noite.

Anavilhanas Jungle Lodge - AM

9 setembro

Iniciamos o dia com a contemplação do Nascer do Sol, seguimos de barco às 5h15 para uma lagoa que fica dentro do arquipélago. Sem palavras, é um sentimento de gratidão por ter a oportunidade de vivenciar tal experiência.  É pura emoção!

Nascer do Sol - Anavilhanas - AM

Nascer do Sol - Anavilhanas - AM

Nascer do Sol - Anavilhanas - AM


Nascer do Sol - Anavilhanas - AM


Retornamos para o café da manhã e às 8h30 seguimos para caminhada na Floresta. O guia que nos acompanhou se criou na floresta, sabe muito e tem muito respeito pela natureza. Seu nome é Krishna, é de origem indiana, nasceu no Suriname e entrou no Brasil aos 14 anos, após 45 dias de travessia pela selva. Foi uma aula e tanto.

Olha o facão do guia!!!! Enquanto caminhávamos ele nos explicava curiosidades sobre a floresta e ia fazendo com a palha enfeites e tiaras.


Guia Krishna e seu facão na Floresta Amazônica

Floresta Amazônica
Floresta Amazônica


Churrasquinho de larvas que ficam dentro do coquinho - Floresta Amazônica 

E advinha quem comeu? O Rê comeu e gostou.

Floresta Amazônica

Floresta Amazônica


Retorno para o hotel remando - Floresta Amazônica 

14h – Retorno a Manaus

Chegamos por volta das 17h, fiz reserva em um pequeno hotel no centro de Manaus, que é muito lindinho – Boutique HotelCasa Teatro. É um charme, porém os quartos são minúsculos, tipo cápsula e o banheiro é compartido.  No momento me parece que há somente uma suíte. O rapaz que nos atendeu informou que será feita uma reforma para fazer outras suítes. Apesar de ser um charme, não gosto de banheiro compartido, só reservei para ficar algumas horas, pois sairíamos às 22h30 para o aeroporto. E foi ótimo poder descansar um pouco e tomar um banho. Ficamos hospedados em um andar sozinhos, portanto, o banheiro estava à nossa disposição.
Faça sua reserva de hospedagem no Booking pela página do blog. Você não pagará nada a mais.

Boutique Hotel Casa Teatro - Manaus-AM

Boutique Hotel Casa Teatro - Manaus-AM


Teatro Amazonas - vista do solarium do Boutique Hotel Casa Teatro


Aproveitamos para assistir um concerto no Teatro Amazonas. É incrível como não há divulgação, você não vê um cartaz. Fomos até o Teatro e perguntamos para o vigilante e ele nos disse que o concerto seria às 20h. Ainda bem que ficamos espertos,  pois o concerto começou às 19h.

Teatro Amazonas


É o principal patrimônio cultural arquitetônico do Amazonas. É maravilhoso!

Teatro Amazonas - Manaus-AM


Teatro Amazonas - Manaus-AM

Teatro Amazonas - Manaus-AM


Após o concerto, fomos à Cafeteria do Largo que fica na praça em frente ao Teatro. Nesta praça há muitas atividades para crianças como cinema infantil, palhaços e brinquedos. Parece uma cidade do interior.

Amamos conhecer Manaus, Anavilhanas e sua gente simpática e feliz.





3 comentários

  1. Acabo de conhecer o seu blog e já estou apaixonada. Parabéns pelas viagens incríveis e pelas lindas fotos.
    Lilian

    ResponderExcluir
  2. Que viagem legal ! O teatro de Manaus é muito lindo e assistir um concerto deve ter sido uma experiência ótima. Coragem de nadar no Rio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian foi muito legal mesmo! Vontade imensa de voltar. Beijos

      Excluir