MAGNÍFICO PARQUE TORRES DEL PAINE, CHILE

Mirador Torres del Paine

Reserva da Biosfera pela UNESCO desde 1978, é uma área de aproximadamente 227.000 hectares. Seu principal atrativo é a Cordilheira Paine.  Além de paisagens espetaculares, também é possível avistar alguns animais selvagens como ñandu (tipo avestruz), guanaco, huemul (animal símbolo do Chile), condor entre outros.

Maravilhoso!!!! Creio que não conseguimos  fazer uma foto que mostre o esplendor deste lugar.

Saímos de Puerto Natales logo cedo e no caminho ao Parque paramos no

Monumento Natural Cueva del Milodón

Está cerca de 25 Km de Puerto Natales na Província de Última Esperança. É um sítio arqueológico onde habitaram os primeiros homens patagônicos. Neste local foi descoberto em 1895 restos do Milodón (Preguiça Gigante) um animal extinto.

Custo 8.000 pesos por pessoa.

Seguimos em direção ao Parque Torres del Paine na entrada Serrano. Mais algumas paradas:

Nosso super carro que aguentou firme nas estradas do Parque

E o vento quase levou...

Paramos  no Hotel Patagonia Camp  para conhecer. É lindo, sendo seus quartos em formato de tenda mongol. É muito interessante e aconchegante.

Faça sua reserva de hospedagem no Booking pela página do blog. Você não pagará nada a mais.

Quarto do Hotel Patagonia Camp (quarto recém desocupado que foi possível conhecer)
Vista do quarto do Hotel Patagonia Camp

Lago Toro - Torres del Paine
Após 15 km do hotel  Patagonia Camp, chegamos na entrada do Parque que custa 18.000 pesos por pessoa (direito a 3 dias), é feito um cadastro e fornecido um mapa.

O primeiro lugar que visitamos foi o Lago Grey, que é encantador. Os glaciares são de emocionar. Há uma trilha fácil, porém o vento intenso dificulta a caminhada. Ida e volta mais ou menos 2 horas. Não deixe de fazer.

No início da trilha o Huemul (animal símbolo do Chile) nos deu boas-vindas.

Lago Grey - Torres del Paine
Mirador Glacial Lago Grey - Torres del Paine

Trilha Lago Grey - Torres del Paine - um buquê de flores que resiste ao frio e a ventania
No caminho para o Salto Grande passamos por lugares e paisagens majestosas.

Hotel Explora - próximo ao Salto Chico
Lago Pehoé - Torres del Paine - Chile
No Salto Grande fizemos uma trilha até o Lago Nordernskjold, que é maravilhoso. Você fica em frente ao “Los Cuernos”. Esta caminhada é fácil, ida e volta 2 horas.

O impressionante é que cruzamos com um grupo de idosos, na faixa dos 75/80 anos, todos com bastões e animados. Achamos o máximo!!!

Caminho para o Lago Nordernskjol
Los Cuernos
Lago Nordernskjold e Los Cuernos - Torres del Paine
Salto Grande - Torres del Paine
Para encerrar o dia, eu contratei este lindo guanaco para nos surpreender kkk.

Guanaco próximo ao Salto Grande - Torres del Paine

No caminho, apareceram:

O bom do verão é que escurece por volta das 21h30, então você aproveita muito o dia.

Saímos do Parque e fomos em direção à Hostería TerceraBarranca que para nossa surpresa era longe, cerca de 1 hora por lindas paisagens.

Lago Sarmiento - Torres del Paine
Para chegar à Hostería foi preciso passar por  quatro tranqueiras (porteiras) e a última estava aberta onde fica um cachorro preso que é para as ovelhas não saírem.

Caminho para Hosteria Tercera Barranca - Torres del Paine
O pôr do sol da Hostería é fantástico, ao fundo Torres del Paine.

A Hostería é um lugar simples, fomos muito bem recebidos pelos simpáticos funcionários .

A calefação do nosso quarto não estava muito boa, apesar de um leve cheiro de gás, acabamos dormindo super bem, pois o cansaço era enorme.

Achamos o jantar caro se comparado a Santiago e as demais cidades - U$ 40 dólares por pessoa para uma sopa de legumes com carne, panquecas de espinafre  e gelatina de pêssego. Depois de passar o dia todo caminhando, você não tem alternativa, você está longe de tudo e precisa se alimentar. Esta é a reclamação geral das pessoas com relação aos preços da região.

Ficar hospedado no Parque e próximo do acesso às Torres del Paine é estar com o taxímetro rodando, então você tem que aproveitar. Valeu cada centavo.

Hostería Tercera Barranca - Torres del Paine
Em nosso segundo dia, antes de ir ao Parque, fomos conhecer os "cachorros" filhotes de pastor dos Pirineus que são criados com as ovelhas para trabalharem de cães pastores futuramente.

Hosteria Tercera Barranca - Torres del Paine
Seguimos ao Parque para fazer a trilha até as Torres del Paine. Demoramos cerca de 8 horas ida e volta. É exaustivo, lindo, esplendoroso e se você tem saúde e disposição deve fazê-lo. Não encontro palavras para descrever tamanha beleza. Este lugar não está gravado em minha memória e sim em meu coração.

Iniciamos a trilha debaixo de muita chuva.

Início da Trilha para Torres del Paine
O início da trilha é próximo ao Hotel Las Torres. Impressionante o número de pessoas fazendo a trilha com enormes mochilas que vão às bases de acampamentos (Acampamento Chileno e Acampamento Torres).

Na entrada do Parque,  uma funcionária conversou comigo e quando comentei que iríamos fazer a trilha ela me disse que não era fácil e teria que focar, pois por muitos momentos dá vontade de desistir. E realmente você precisa ser persistente, como disse ao meu marido é uma questão de honra, se vim até aqui eu vou até o final.

Trilha a Torres del Paine - Chile - Uns levam bastões e outros cajado torto, mas que funcionou muito bem!
Trilha a Torres del Paine (os mantimentos são levados por cavalos)
Trilha a Torres del Paine  - E a chuva passou...
Trilha para a Torres del Paine
Os 45 minutos finais são os mais difíceis, mais íngremes. Insista, porque vale muito a pena.

Fomos muito abençoados, pois a chuva cessou, o sol começou a sair, apesar disso,  quando chegamos no Mirador Torres del Paine até chuva de granizo pegamos, o que não nos abalou.

Trilha Torres del Paine - Este é um dos momentos mais difíceis.
Mirador Torres del Paine - Recebendo instruções ou elogios kkk ....
Mirador Torres del Paine - Registrar o momento ...
Trilha Torres del Paine - Retorno
Trilha Torres del Paine
A volta foi mais tranquila e também muito contemplativa. No final da trilha, por volta das 19 h, o sol brilhava e nossas camisetas estavam molhadas.  Foi demais!!!!!

Chegamos na Hostería e havia um divino churrasco de ovelha a nossa espera.

Hosteria Tercera Barranca - Torres del Paine - Jantar merecido.
No terceiro dia, o marido foi cavalgar e eu fiquei na Hostería escrevendo o post, pensei em caminhar, mas estava muito exausta.

Para surpresa, o Rê cavalgou em um cavalo que estava com tosse kkkk. O guia disse que todos os cavalos tinham ficado gripados devido as oscilações da temperatura. O marido ficou com dó do animal.

Cavalgada Torres del Paine - Chile

O marido foi na casa do Carlos (vaqueiro) para tomar chimarrão.

Cavalgada Torres del Paine
Por volta das 13h nos despedimos da Hostería Tercera Barranca e os ñandus nos indicaram o caminho.

ñandus na estrada - Parque Torres del Paine - Chile
Seguimos para Puerto Natales, paramos para comer na Villa Cerro Castillo (divisa do Chile com Argentina), mas fomos tão mal atendidos que desistimos. Não recomendamos este lugar a ninguém.

Seguimos viagem em uma boa estrada e rapidamente chegamos em Puerto Natales onde paramos para tomar um cafezinho e comer uma deliciosa torta na Patagonia Dulce.

Veja sequência em Puerto Natales.

DICAS:

Trilha - Use uma bota para trilha, eu tenho uma novinha que andei um pouco antes de ir. Quando cheguei no Chile senti meu pé doendo e algumas  pequenas bolhas apareceram.  Ainda bem que troquei pelo meu lindo tênis que me acompanhou em todas as trilhas, sem machucar meu pé, no entanto não protege e escorrega. Muita atenção com o calçado. Eu amo tênis, mas vou aprender a andar de bota, isto é, quando ela não machucar mais os meus pezinhos.

1. Valeu pelas dicas.
    Estou ha muito tempo querendo conhecer, mas ainda não vai ser este ano.
    A trilha é de 8hs o total???Fizeram com guia??
    Tenho um blog também se quiser dar uma olhadinha:

2. Olá! Vcs são guerreiros!!!! Eu e meu marido estivemos em Torres del Paine em abril de 2012 (o friozinho já tá crescendo), nos hospedamos no Las Torres! Fizemos estra trilha, mas fomos cavalgando até o Refúgio Chileno e de lá fomos à pé... E, aos 29 anos (na época) tenho que confessar que sofri, e muito, por isso digo que são muito guerreiros! Parabéns pela disposição! Foi duro chegar, mas estando lá, meu Deus, que vista, que sensação de leveza e alegria! Este parque tem uma energia incrível, um dos lugares mais incríveis que já visitei, com certeza voltaria mais vezes!
    Ah, o pessoal realmente reclama dos preços de tudo por lá, e nós pagamos chorando o Las Torres, mas vimos que vale cada centavo gasto... e fora que lá é literalmente o fim do mundo... as coisas para chegar até lá tem que viajar... então justifica um pouquinho mais o preço...
    Valeu, beijão

Respostas
    1. Loly
      Realmente o parque é maravilhoso e a energia é incrível.
      Ao ler seu comentário a trilha veio em minha lembrança, que delícia. Aliás, eu viajo diariamente com as recordações de nossas viagens. E estou sempre programando a próxima *r*.
      Obrigada pela visita.

Excluir
  3. Bom dia casal! Parabéns pelas aventuras. Digno de um sentimento de inspiração!!
    Só queria esclarecer alguns pontos, pois estarei de passagem por TDP, e infelizmente terei pouco tempo. Chegarei em TDP final do dia 03/01/2017. Fico dia 03,04/01 inteiros, e saio dia 05/01 pela manhã.
    Neste caso tenho somente 04/01/2017 para ir até a base das torres, que é meu objetivo principal no parque. Este trekking faz em um dia, bate-volta? As 8 horas seria ida e volta?
    Outra pergunta, se você souber me responder. Estaremos com uma caminhonete equipada com camping e barraca de teto. Sabe se tem área para este tipo de camping no parque? Tenho enviado alguns emals para o Fantastico Sur mas nã tem ficado claro as respostas...Se puderes responder, de qualquer forma, agradeço. Abraço! Dayane

Respostas
    1. Olá Dayane!
      Deixamos o carro próximo ao Hotel Las Torres e fomos para o trekking para base das torres. Fizemos em 8 horas ida e volta. Pelo caminho vc passará por 2 ou 3 lugares onde é permitido acampar. Agora carro com barraca no teto vcs teriam que pernoitar próximo ao hotel, que eu não sei se é permitido. Fiz uma rápida pesquisa e encontrei algo de brasileiros com motorhome nesta região. Veja: http://www.simplyadventure.org/#!Parque-Nacional-Torres-Del-Paine-Chile ou entre em contato com o Parque Torres del Paine. Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só perguntar. O sonho do meu marido é ter um carro desses onde há barraca no teto para nossas viagens por aí. Beijos e tudo de bom!

Excluir
  4. Ótimo!! Saber que podemos ir com o carro até o Hotel Las Torres já consigo ter uma noção de distâncias. Apesar de ler muitas descrições do parque em blogs, e vídeos do youtube, estava com dificuldades de compreender 100%, e sempre fica aquele frio na barriga e um medo de que dê algo errado. Encaminhei um email para o fantastico sur me informando sobre o camping no carro se é permitido. De qualquer forma, meu interesse principal é fazer o trekking de um dia até a base das Torres, e isto você me esclareceu muito. Obrigada pela gentileza! Quanto a veículo será nossa primeira viagem desta forma sempre viajamos de moto. Vamos testar esta nova experiência. Depois te conto, hehe. E quem sabe nos encontraremos nos caminhos do mundo!! Um beijo, muito obrigada e muitos kms em viagens e emoções para o casal. Dayane

5. Olá!! adorei o blog de vocês, vai me ajudar muito. Vou fazer um roteiro na patagonia ano que vem e já estou planejando. Se não for incomodar muito gostaria de tirar algumas duvidas :)

- No parque TDP, vcs ficaram hospedados na estancia, entretanto vcs acham possivel ficar hospedado em puerto natales e sair de lá diariamente para fazer os passeios no parque? é muito longe?

- Quanto ficou aproximadamente o aluguel do carro?

abç e obrigado!!

6. Rafa é um prazer poder ajudá-lo. Você fará uma linda viagem.
    Sim é possível ficar hospedado em Puerto Natales e ir para o TDP de ônibus. Acredito que a viagem dura + ou - 2 horas.
    Sugiro que você envie um e.mail para a hospedagem que você pretende ficar em Puerto Natales que com certeza passarão informação do ônibus que vai para o TDP e passeios.
    Lembro que o aluguel do carro não foi barato, entre no site http://www.emsarentacar.com/ e faça uma cotação. Na época esta empresa era representante da Avis.
    Espero ter ajudado, se precisar de algo mais é só perguntar.
    Obrigada pela visita.
    Abraços
    Quênia

7. Olá! Adorei seu relato sobre o parque! Vocês fizeram a caminhada até a base das torres com guia? O caminho é bem sinalizado?

Obrigada,
    Lucia

8. Lucia obrigada pela visita.
    Fizemos a caminhada até a base das Torres e não é necessário ter guia. É bem sinalizado. Fizemos em 8 horas ida e volta. É fantástico!