RIO DE JANEIRO - TRILHA MORRO DOIS IRMÃOS

Trilha Dois Irmãos - Rio de Janeiro

Esta trilha fica no Morro do Vidigal, favela que foi pacificada em 2012. Está entre as praias do Leblon e São Conrado.

Nós gostamos muito de fazer trilhas e encontrei no blog  Casal Só Viagem as preciosas dicas. Logo esta trilha entrou em nossa programação para um final de semana no Rio.

No sábado acordamos e o tempo estava nublado, havia chovido na sexta e ficamos indecisos se deveríamos fazer ou não a trilha. O ponto alto é o visual do morro.

Estávamos hospedados em Copacabana, o tempo melhorou e rapidamente pegamos o ônibus no.177 na Av. Barata Ribeiro e seguimos para o Vidigal (Custo passagem R$ 3,40). Aqui já começa a emoção, andar nos ônibus urbanos é uma prova de coragem, velocidade extrema! Pedimos informação para o cobrador e acabamos descendo em ponto errado. Um policial nos orientou e rapidinnho chegamos na entrada da comunidade.

Se você estiver de ônibus ou táxi peça para parar no pé da comunidade, próximo ao Colégio Stella Maris. Veja abaixo:

Vidigal - Rio de Janeiro
Aí ficam os mototaxis e para chegar no início da trilha é melhor contratar um. Tudo foi muito rápido, nem foto tirei. Quando vi já estava na garupa morro acima por ruas pra lá de estreitas. Não existe a opção sem emoção. É com muita emoção mesmo! Por alguns momentos fechava os olhos, sentia que minha perna iria ficar em algum muro, algum carro ou caminhão. A subida dura menos de 10 minutos. Custo: R$ 10,00.

A trilha inicia  ao lado esquerdo da quadra, que por sinal é um lugar bem conservado e limpo.

Ponto de referência para início da Trilha Dois Irmãos

Esquecemos de levar água e aí havia um comércio próximo que vendia de tudo, carne, galinha, enlatados e água. Foi muito esquisito ver a galinha ser pesada para ser vendida (não preciso dizer qual o destino da galinácea depois de pesada, certo?).

A trilha é super boa, porém em alguns trechos estava escorregadia.

Início da Trilha Dois Irmãos - Rio de Janeiro

Bem no início da trilha, aos sábados e domingos o simpático Samuel fica por lá para orientar, vender água e tem até uns bancos para você descansar. Vale uma parada.

Samuel e Reginaldo - Trilha Dois Irmãos - Rio de Janeiro

No caminho alguns lagartinhos, muitas aves e uma enorme minhoca.

Trilha Dois Irmãos - Rio de Janeiro

Você segue subindo e já vai avistando a cidade pra lá de maravilhosa. Quer saber? Não dá vontade de descer.

É muita gratidão ter saúde e disposição. Claro que academia 5 x por semana ajuda e muito. Só assim para subir o morro em 50 minutos.
Pausa para reflexão: Depois dos 50, você sabe que já rodou mais da metade e  se cansa mais fácil. Mas tudo bem, é só aceitar e fazer no seu ritmo. Viva a vida!

Vista do Morro Dois Irmãos - Rio de Janeiro
Quando retornamos, paramos para conversar com o Samuel e os saguis vieram se despedir. Lindos e nem aí com a nossa presença, afinal eles estão em casa.

Neste ponto descemos pela  trilha da esquerda e lá conhecemos o Bar da Laje que também é pousada.
O bar é bem legal e tem uma linda vista. Geralmente aos sábados há feijoada e samba. Começa por volta das 13h.  Passamos somente para conhecer e fomos muito bem atendidos.

Bar da Laje - Vidigal - Rio de Janeiro
Em frente há o Restaurante e Hostel- Boutique Mirante do Arvrão, que é bem charmoso. A simpática recepcionista nos mostrou o espaço.  O projeto é do arquiteto Hélio Pellegrino. Como somos "cinquentões"ela nos alertou que aos finais de semana há concorridas festas, portanto há barulho.

Restaurante Mirante do Arvrão - Rio de Janeiro

Todos os quartos têm belas vistas, mas a suite abaixo é a mais linda com diária de R$ 500,00 .

Hostel Boutique Arvrão - Rio de Janeiro
Para descer pegamos a kombi do Sr Zezinho (R$ 2,00 ).  Filho do Vidigal que nasceu e foi criado no morro antes de ser favela. É pessoa querida na comunidade e de lá não sai. Tivemos a felicidade de conhecer sua irmã , uma senhora de 60 anos que tinha ido visitar a mãe, mas que não mora mais lá há mais de 30 anos. Ela fala com maior orgulho e respeito do pai nordestino que possuia terras no morro, que plantava verduras e frutas e tinha criação de animais. Com esta atividade criou os 12 filhos. Nos contou que a região era uma grande floresta e o quanto a família era feliz.

Na kombi do Sr Zezinho - Vidigal

Presenciamos uma cena no Vidigal que se fosse em São Paulo, um  motorista já tinha matado o outro. Na rua estreita um caminhãozinho estacionado de um lado e aí um carro parou do outro lado. Foi buscar alguém que iria viajar. Nós na kombi esperamos a pessoa se despedir de seus amigos e familiares. Quando todas as malas estavam no carro e ela havia se despedido de meia comunidade, o motorista seguiu o seu destino. E nós da kombi fomos atrás. Tudo na maior calma e respeito.

Adoramos a trilha, a maravilhosa vista do Rio e somos gratos por ter conhecidos pessoas desta comunidade.

FICA A DICA
Trilha Morro Dois Irmãos
Comunidade Vidigal
É bem tranquilo fazer sozinho
Até o início da trilha (próximo a quadra) suba de mototaxi
Não esqueça de levar água, use repelente e protetor solar
Importante - use tênis

Um comentário

1. É uma excelente viagem,com excelentes escolhas a fazer no tempo livre, as melhores viagens; www.bestday.com.br