NOSSO CAMINHO DE SANTIAGO - COMO IR DE MADRID A RONCESVALLES



Plaza Mayor - Madrid


Para fazer o Caminho de Santiago de Compostela, chegamos a Madrid. Do aeroporto seguimos de metro (5 Euros) até a estação de Atocha onde fica o Urban Sea Hotel que já tinhamos reservado do Brasil, considerando, sobretudo, sua localização. 

A viagem foi confortável e chegamos rápido ao hotel que é simples, moderninho e bem localizado. Está próximo aos Museus El Prado, Reina Sofia e Estação de trem Atocha, que para nós era fundamental. 

Ficamos uma noite em Madrid para descansar um pouco.



Urban Sea Hotel - Madrid

Almoçamos na Taberna El Alambique (Calle Fúcar,7), que fica próximo ao hotel, é um lugar pequeno e a comida é deliciosa.
                               
Aproveitamos o final de tarde para passear por Madrid.

Madrid

Paramos para comer pinchos no Los Gatos Cervecería (Calle Jesús,2). Bom!


Los Gatos Cervecería - Madrid

Pela manhã começamos nossa rotina de peregrino, este hotel não tem café da manhã, mas tem capucino, café com leite, chá, água e biscoitos à vontade. Compramos pão, jamón, frutas e fizemos nosso café da manhã no quarto.

A passagem de trem para Pamplona nós compramos no Brasil direto no site da Renfe. Não é barato, mas o trem é bem confortável. Custou: 33 Euros Saiu às 11h35 e chegamos a Pamplona às 14h40. A pontualidade no serviço de transporte é um destaque na Espanha.

Estação Atocha - Madrid
Trem super confortável para Pamplona

Em Pamplona, pegamos o ônibus 9 (1,35 Euros) para o Terminal Autobuses. Avise o motorista que você quer ir ao Terminal. O ônibus não pára tão perto.

No Terminal de Autobuses compramos passagem para Roncesvalles, o ônibus custa 6 Euros e sai às 18h. O caminho é lindo. Demora 1h30.

Como tínhamos tempo, aproveitamos para passear um pouco por Pamplona e a cidade é bem bonita. Não deixe de conhecer o Casco Viejo e passear por suas ruas estreitas. Tome um sorvete e beba uma caña!

Pamplona
Pamplona

Às 19h30, chegamos a Roncesvalles  e não gostamos nada da recepção que tivemos. O albergue estava cheio, fomos hospedados em umas cabanas distantes, na realidade, containers com 4 beliches. O banheiro era em um container fora. Pagamos 8 Euros.
Obs - Quem chega cedo, fica hospedado no albergue da Igreja que é um prédio bem legal, segundo relatou alguns amigos.

Deixamos nossas mochilas e corremos para assistir à missa dos Peregrinos. Ao meu lado estava uma bonita japonesa que chamou nossa atenção, pois estava bem emocionada. Durante a caminhada nos conhecemos e ela é brasileira, foi um dos grandes presentes do Caminho. Obrigada Viviane por estar conosco!

Igreja de Roncesvalles



Nenhum comentário