ROTEIRO DE 4 DIAS EM CARAÍVA, BAHIA

Esta viagem surgiu como um presente, sim um presente de aniversário de casamento que nos demos! Aliás quando é possível, comemoramos tudo com viagens. E esta não foi planejada, o Universo conspirou mais uma vez: bastou uma consulta no nosso programa de milhagens para ver que havia uma promoção para Porto Seguro. Para contribuir com a decisão, uma querida amiga que trabalhou comigo há alguns anos, montou uma pousada com seu marido em Caraíva e havia quarto disponível para a data. Pronto! Presente de aniversário de casamento providenciado. E assim embarcamos em mais esta viagem.

Confesso que depois que fechamos aéreo e hospedagem, me bateu um certo arrependimento após ler alguns comentários, ver  custos como traslado e alimentação. Geralmente, pesquiso muito sobre um destino antes de fechar. Mas desta vez, foi por impulso e garanto que valeu cada centavo, foi um dos lugares mais lindos e mágicos que conhecemos. Vá sem medo de ser feliz!

Caraíva é uma charmosa vila que está em uma península no sul da Bahia. É cercada pelo Rio Caraíva, pelo mar e por uma reserva indígena dos Pataxós. É  tombada pelo Patrimônio Histórico. Para chegar é preciso atravessar o rio de canoa. As ruas são de areia fofa, há luz somente nas casas e é proibido carros.

Caraíva

Como Chegar a Caraíva

Do aeroporto de Porto Seguro, seguimos com o Batista, excelente motorista e que conhece muito bem o trajeto. Mesmo no trecho asfaltado, está repleto de buracos e tem má sinalização, sobretrudo após Trancoso, que, além da estrada ser de terra, a quantidade de buracos e pontos de atoleiro aumenta devido às chuvas da época.  Foram quase 2 horas do aeroporto até a margem do Rio Caraíva. Viajamos à noite e o Batista nos conduziu com segurança e muita simpatia. Anote aí o fone do Batista: 55 73 98124-7840 – A melhor maneira para se comunicar com ele  é através do WhatsApp.

Para atravessar o rio, é cobrado R$ 5,00 por pessoa. Chegamos à noite e foi lindo cruzar o rio debaixo de um céu muito estrelado, ouvindo histórias de pescador entre o barqueiro e um morador que também atravessou conosco.

Você poderá contratar uma carroça puxada por mulas para levar suas malas até a pousada -  R$ 30,00, caso não queira carregá-las nas costas, pois, como as ruas são de areia fofa, não adianta usar as rodinhas. As carroças ficam estacionadas no ponto de desembarque da canoa.
Nós fomos de mochila e foi excelente!  Eu amei, pois, desde que fizemos o Caminho de Santiago de Compostela, não usei mais a minha querida mochila.

Hospedagem em Caraíva

Há muitos tipos de hospedagens  em Caraíva: camping, pousada, hotel, aluguel de casa e outros.

Nós ficamos na Pousada Estrela do Mar que tem uma localização um pouco mais afastada do centrinho e isto é bom, pois você terá uma noite tranquila. Em Caraíva tudo é perto.

Pousada Estrela do Mar

A pousada possui 10 quartos, é simples e bem cuidada. O quarto é grande e limpo, há um frigobar que você pode abastecer em um mercadinho bem próximo. Não há TV no quarto e não fez falta. Tem ar condicionado, ventilador de teto e wi-fi gratuito.

O café da manhã é bom e é servido no jardim que é muito bonito.  Os proprietários são extremamente gentis e dão dicas preciosas.

Quando chegamos na pousada, comentamos que era nosso aniversário de casamento. Não podemos deixar de agradecer a gentil surpresa que fizeram para nós. Muito obrigado Paty e Felipe pelo carinho!

Gastronomia em Caraíva

Há vários restaurantes para todos os gostos e bolsos. Conhecemos alguns e gostamos.

Fomos duas noites. Na primeira  eu pedi um sanduíche de abobrinha e o Rê um prato com cupim. Ambos estavam deliciosos. Na segunda noite eu fui de salada e o Rê de sanduíche de rosbife, todos saborosos e bem apresentados. O atendimento é bom. Aqui também experimentamos o Netuno, uma bebida regional composta de cachaça e gengibre, que lembra coca-cola sem gás ou Biotônico Fontoura pros mais vividos. Tem que ser tomada com bastante gelo!!!!

Cachaçaria Caraíva

Barra Velha
Este restaurante nos encantou não só pelos gostosos pratos, mas também pelo atendimento especial. Jantamos duas noites neste restaurante. Experimentamos o arroz de polvo, uma salada super gostosa e ceviche de atum.

Restaurante Barra Velha

Não poderíamos deixar de experimentar o pastel de arraia que realmente é muito bom. O restaurante fica na beira do rio e é charmoso. Ótimo atendimento.

Boteco do Pará

Bar da Praia
Agradável espaço de frente para o mar, onde você pode utilizar os confortáveis assentos, desde que consuma. Pedimos dadinhos de tapioca que estavam bem gostosos e a cerveja é bem gelada.

Restaurante Vila do Mar
Gostamos muito. Fica na pousada de mesmo nome e está de frente para o mar, sem estar na areia. O atendimento é excelente, comemos uma deliciosa carne de sol com cubos de mandioca e ainda pedimos umas bruschettas.

Em Corumbau - Restaurante Canal do Pampo, conhecido como Restaurante da Goinha

Este restaurante é conhecido por ter o melhor arroz de polvo da região, claro que pedimos, realmente é muito bom e ficamos ainda mais felizes por não ter coentro!!!  O atendimento é excelente. Pedimos também caipirinha de mangaba que estava deliciosa.

Restaurante da Goinha

Como foram nossos dias em Caraíva

1º. dia – segunda-feira -  Caminhada até Praia do Espelho

Mesmo com um dia prometendo chuva, decidimos ir a pé até a Praia do Espelho que está a 9 Km de Caraíva. A ideia era ir caminhando e voltarmos de ônibus ou táxi. Detalhe: o ônibus passa às 17h e da Praia do Espelho até o ponto do ônibus são 3 Km.

De Caraíva precisamos cruzar o rio e como a maré estava alta, atravessamos na canoa. Pagamos R$ 5,00 por pessoa.

Travessia do Rio Caraíva

Daí seguimos por lindas praias desertas.

A caminho da Praia do Espelho

Dicas:
Usamos sapatilhas náuticas para esta caminhada, pois protegem os pés e podem molhar naturalmente.  Esqueça o tênis, é muita areia. Vá de chinelo. Aliás, o chinelo não pode faltar em Caraíva, é o melhor calçado para usar de dia e de noite.

Caminhei boa parte só de biquini, no caminho dei conta que não posso fazer isto devido as coxas grossas.  Lembrei do protetor solar que tinha na minha pochete, sim eu uso pochete!!! *r*. Na pochete também tinha um tubinho de manteiga de cacau que passo nos lábios, neste momento descobri que é excelente para passar nas coxas, para que elas não fiquem machucadas quando uma encosta na outra. Se você é como eu, entende o que eu estou falando. Santa manteiga de cacau!!!

Após caminhar 3 Km, você chegará no Bar do Athaide em Satu. Paramos para tomar água de coco e descansar. Conversamos com o Athaide e a Maria. Ele nos disse que poderia nos levar para Caraíva por R$ 20,00 cada um, caso ficássemos cansados na caminhada de volta. Vale a pena experimentar as cachacinhas curtidas no coco ou em ervas! Meu marido provou todas!!!

Bar do Athaide

Passando o bar,  você chegará na linda Lagoa do Satu de água doce e morna. Uma delícia!

Lagoa do Satu

Um pouco mais adiante está a lagoa de água salgada, outra maravilha.

Lagoa de água salgada

Em seguida subirá as falésias e a vista do alto é demais!

Vista de cima das falésias  - caminho para Praia do Espelho

Mesmo tendo subida e descida de morros, andar nesta trilha da mata foi bem mais fácil que caminhar pela praia. Há indicações e não tem como se perder. A trilha te levará para praia novamente e logo você avistará os restaurantes da Praia do Espelho.

Dizem que a Praia do Espelho é uma das mais bonitas do Brasil, mas se você fizer esta caminhada, verá que as praias por onde você passa também são muito mais bonitas. Que bom que nós temos disposição e assim fomos premiados com tanta belezura.

Como não somos de ferro, paramos em um restaurante, descansamos e almoçamos um peixe que estava muito bom, mas ficamos conversando com ele a tarde toda. Não é nada barato comer na Praia do Espelho.

Almoço na Praia do Espelho

Não achamos difícil o caminho, então resolvemos voltar a pé para termos a oportunidade de entrar nas lagoas novamente.

Pelo caminho

Lagoa salgada

Chegamos em Caraíva no final da tarde e ainda tivemos o prazer de ver o lindo pôr do sol no Rio Caraíva.

Pôr do Sol no Rio Caraíva

2º. dia -  terca-feira - Dia de descanso na praia

A praia fica uns 5 minutos a pé da pousada. Neste dia ficamos no Bar da Praia, onde há uns colchões para você ficar curtindo, é um local muito agradável e  há ducha e banheiro. Claro que você terá que consumir. O único “senão” para nós, foi a música que achamos alta, no entanto, a seleção é muito boa.

À tarde fomos ver o sol que se põe no rio.

dia – quarta-feira - Conhecer Corumbau
Para ir até Corumbau que é um município de Prado, você poderá caminhar 12 Km, ou contratar um bugue em Caraíva. Somente os índios Pataxós é que podem ser bugueiros. O Felipe (proprietário da pousada) agendou o passeio para nós. Fomos com o Nei que é um cara muito legal e nos contou muitas histórias interessantes. Ele nos levou até o Rio Corumbau e para atravessá-lo em direção dos restaurantes de praia, pagamos R$ 5,00 por pessoa.

Travessia do Rio Corumbau

Seguimos andando até o Restaurante da Goinha e lá ficamos confortavelmente instalados em umas cadeiras de frente para um marzão calmo e com águas mornas. Aproveitamos para caminhar um pouco pela linda praia deserta.

Cadeiras do Restaurante da Goinha
Na nossa inocência, dissemos ao Nei para nos buscar às 14h. Foi só atravessar o rio que decidimos ficar mais tempo, então pedimos para que um guia avisasse o Nei para nos pegar por volta das 15h30. Se você for fazer este passeio, fique até tarde e curta este paraíso.  Até  eu que não sou amiga de mar não queria sair da água.
Corumbau

No retorno a Caraíva, o simpático Nei nos levou nas piscinas naturais, fomos conhecer a aldeia onde vive e ficamos muito gratos por ele ter nos contado um pouco da sua história. Também nos ofereceu duas gostosas frutas para experimentarmos: mangaba e coquinho do xandó, que foram colhidas durante o passeio. Nos levou para conhecer seu pai que cuida de um cantinho turístico em Caraíva: Prainha.

Passeio de bugue

Piscinas naturais

Ficamos admirados com a organização da aldeia: casas de alvenaria, escolas, posto de saúde, quadra poliesportiva e tudo limpo.

Escola indígena

Prainha

Este passeio é imperdíve!  Se quiser fazer com o Nei é só entrar em contato por
WhatsApp   55 73 9812-9521.

4º dia - quinta feira - Dia de curtir a praia
Desta vez fomos na Pousada e Restaurante Vila do Mar que é maravilhoso. O Felipe  sempre indica este restaurante para os seus hóspedes. O lugar é lindo e o atendimento é 10! Desde que você consuma, você pode até usar a piscina da pousada. Passamos bons momentos neste lugar para finalizar nosso último dia em Caraíva.

Pousada e Restaurante Vila do Mar

Noite em Caraíva

Toda noite nós fomos para o centrinho para jantar, mas não conseguimos ir ao forró, pois começa muito tarde. É anunciado que começará às 23h, você chega no local e ainda estão arrumando. Dizem que geralmente começa por volta da 1 hora da manhã. Muito tarde para nós.

O espetáculo ficou por conta das estrelas, caminhar sob um céu estrelado é de emocionar!!!

Este lugar é chamado de "Quadrado de Caraíva"

Pelas ruas de Caraíva

Estes dias em Caraíva nos proporcionaram momentos inesquecíveis, sobretudo para nós que gostamos de caminhar. Nos permitimos curtir a praia sem pressa, deitados em uma sombra. Nadamos no mar, no rio e nas lagoas. Contemplamos um céu estrelado maravilhoso. Papeamos com nativos, com pessoas que estavam de passagem, com pataxós, com jovens e idosos. Todos muito simpáticos. Comemos muito bem. Andamos descalços. Não assistimos TV. Sobrevivi sem secador. Só não dançamos forró, porque começa muito tarde. Imensa gratidão por ter tido mais esta experiência.
Até breve Caraíva!

Fechando as contas
Passagens => emitimos com milhagem
Traslado aeroporto Porto Seguro - Caraíva ida e volta => R$ 600,00
Travessia rio => R$ 60,00 - fizemos 6 travessias cada um
Passeio Corumbau => R$ 150,00 (casal)