LUGO UMA JOIA NO NORTE DA ESPANHA


Muralha de Lugo
Lugo respira história. É uma linda cidade cercada por uma belíssima Muralha Romana que é Patrimônio da Humanidade pela Unesco.


Chegamos na cidade no final da tarde  depois de caminharmos 30 quilômetros, estávamos fazendo o Caminho Primitivo. Foi uma grata surpresa conhecer Lugo.

Concha de bronze do Caminho Santiago no centro histórico de Lugo

Mesmo com um frio ardido de um verão galego, a cidade é uma festa, é muita alegria. É gratificante ver as pessoas nas praças. Idosos estão nas ruas ou nos cafés, nada de ficar em casa. Jovens em grupos  para cima e para baixo e alguns turistas transitam pelas ruas onde boa parte é reservada para pedestres.

Lugo

Como chegar em Lugo

O aeroporto mais próximo é de Santiago de Compostela que está a 94 quilômetros.

Partindo de Madrid ou outra cidade espanhola, você poderá chegar de trem (consulte Renfe) ou de ônibus (consulte Alsa). Através desses sites você poderá saber preços e horários dos trens ou dos ônibus.

Hospedagem em Lugo

Procure ficar hospedado próximo à Muralha. Nós ficamos na Pensión San Roque, localização excelente e limpo, mas o quarto está bem judiado.

Gastronomia em Lugo

À noite nós fomos no bar Las Cinco Vigas onde o marido tomou vinho e eu uma coca. Quando você pede algo para beber são servidos uns "tapas" aperitivos gostosos e não é cobrado. Também nos foi oferecido "raciones" que são pequenas porções de comida. O ambiente é agradável e o atendimento é excelente. Tudo estava maravilhoso e custou bem pouco. 

Las Cinco Vigas

Para almoçar há muitos restaurantes com menus (10 euros) no centro histórico. Escolhemos um e gostamos. Pratos saborosos, ambiente agradável e bom atendimento. O Marido escolheu um que a entrada era de um marisco compridinho chamado Navaja. Descobrimos que em Portugal usam como isca de pesca!!!!!




Nossas andanças por Lugo

Visitamos a linda catedral de Santa Maria.  A   Virgem dos Olhos Grandes é a padroeira da cidade e sua imagem está em uma capela barroca. Como peregrinos fomos recebidos por uma sacristã que nos contou algumas histórias da catedral.

Catedral de Lugo

Capela da Virgem dos Olhos Grandes


Caminhamos sem pressa só curtindo cada cantinho desta bela cidade.

Lugo

Lugo

Lugo

Visitamos a Casa de Los Mosaicos onde estão algumas ruínas da cidade na época romana sob as construções atuais. Muito interessante!

Casa de Los Mosaicos

Conhecemos também o excelente Museu Provincial onde estão bens do patrimônio cultural de Lugo.

Museu Provincial - Lugo

Museu Provincial - Lugo

Andamos pela linda muralha em toda sua extensão observando a cidade. Não é sempre que temos a oportunidade de caminhar em uma construção do século III-IV! Esta é a única Muralha Romana no mundo que está íntegra. Os moradores a utilizam para caminhar, correr e passear.


Pela Muralha - Lugo

Pela Muralha - Lugo

Pela Muralha - Lugo

Não pagamos nada para conhecer a história desta cidade, tudo é gratuito.

O Caminho Primitivo nos presenteou com esta riqueza que é Lugo.

2 comentários