A CIDADE DO PORTO É UMA BELEZA





Gira é uma palavra bem usada em Portugal que significa bonito/bonita. Para nós o Porto é gira!

É muito bom voltar em uma cidade que você já visitou. Isto não quer dizer que você já a conhece. Há muitos lugares para serem visitados. Desta vez alugamos um apartamento e simplesmente caminhamos sem compromisso.

Andamos de um lado e do outro do Rio Douro: Porto e  Vila Nova de Gaia.




Como chegar no Porto


Nós viemos de Santiago de Compostela que fica no norte da Espanha e fizemos uma viagem muito agradável de trem. No Porto é muito fácil chegar seja de trem, de ônibus, de carro ou avião.

Consulte o site Comboios de Portugal para verificar preços e horários dos trens. Viajamos de trem por Portugal e compramos todas as passagens nas estações, nada pela internet.



Estação de trem São Bento



Hospedagem no Porto


Fomos para Portugal após termos feito o Caminho Primitivo de Santiago de Compostela e alugar um apartamento foi sensacional, pois no Caminho você dorme cada dia em um lugar diferente.

Ficamos no Rosário Apartments by Porto City Hosts. Nós gostamos do apartamento pela localização, conforto e limpeza. Só a cozinha que é muito pequena. A reserva foi feita pelo Booking um dia antes de chegarmos no Porto, portanto a oferta de apartamentos com bom preço foi menor. Custou aproximadamente 50 Euros a diária.








Frente do apartamento no Porto


Este apartamento fica na Rua do Rosário que é paralela à Rua Cedofeita que tem este nome, porque foi uma das primeiras ruas do Porto. Entendeu?

Dica de restaurante no Porto

Em Portugal come-se muito bem e eu me acabei no pastel de nata.

Desta vez fomos em um restaurante muito gostoso em Vila Nova de Gaia e que fica distante do buchicho turístico. O Restaurante Casa Machado está na região Afurada. O marido disse que foi o melhor bacalhau que já comeu. O prato chama Bacalhau na Broa. Fica a dica.

Restaurante Casa Machado


Para chegarmos neste restaurante, caminhamos por alguns quilômetros ao lado do Rio Douro e ficamos encantados com tanta beleza . A região Afurada  é uma aldeia de pescadores, lugar pitoresco com alguns restaurantes.

O Restaurante Casa Machado tem um ambiente muito agradável, excelente atendimento e pratos saborosos.

Restaurante Casa Machado

Na porta do restaurante o simpático proprietário Sr. Agostinho faz peixes na brasa. Conversou conosco e até explicou como fazer as delícias que saem da sua grelha.

Rê e o Sr Agostinho proprietário do Restaurante Casa Machado

Adoramos conhecer esta região, na Padaria 1º de Maio,  provamos o melhor pastel de nata de Portugal e por apenas 0,60 centavos.



Nossas andanças pelo Porto

Saimos caminhando em direção à Ribeira. Visitamos a Igreja do Carmo que foi construída no século XVIII. Em 1912 a fachada lateral ganhou um painel de azulejos de Silvestre Silvestri.

Lateral da igreja do Carmo

Bonde próximo a Torre dos Clérigos

Torre dos Clérigos

Pelas ruas do Porto

Ribeira - um dos lugares mais antigos do Porto. É Patrimônio Mundial da Unesco
Já em Vila Nova de Gaia com o Porto do outro lado

Vila Nova de Gaia - Caminho para Afurada

Afurada




No retorno de Afurada visitamos algumas caves e o Rê fez degustação do vinho do Porto.



Final de tarde na Ribeira

 Estação São Bento à noite

Estávamos hospedados próximo ao Jardim do Palácio de Cristal . O Palácio de Cristal não existe mais, em seu lugar há um pavilhão. Em nossa última manhã no Porto, fomos conhecer a região e ficamos surpresos com o jardim e com a vista que nos proporcionou.




Esta visita ao Porto foi bom demais! É uma cidade que pretendemos voltar sempre.

Veja nossa primeira visita ao Porto que fizemos em 2015.

2 comentários

  1. Lindo post que só fez aumentar minha saudade dessa linda cidade. Adoro Portugal. Ótimas dicas que pretendo aproveitar em breve beijos

    ResponderExcluir