FINAL DE SEMANA EM PARATY

Amanhecer em Paraty

Paraty é uma histórica e bela cidade do litoral fluminense. Está aproximadamente 4 horas da cidade de São Paulo pela sinuosa estrada que liga Guaratinguetá a Paraty.

E por pouco não cancelamos esta viagem devido à chuva. A previsão do tempo alertava para temporais. Mesmo assim, decidimos encarar e foi maravilhoso. O tempo estava nublado e muito agradável, sem aquele calorão dos últimos tempos.  Aproveitamos muito!!!

Como chegar a Paraty

Partindo da cidade de São Paulo, você pode ir até Taubaté, descer até Ubatuba pela Rodovia Oswaldo Cruz e daí seguir pela Rio-Santos. Nós preferimos ir até Guaratinguetá e de lá seguir pela Rodovia Paulo Virgílio, que é uma lindeza. É para ir com calma e curtindo a estrada e seus encantos.

Estrada Cunha-Paraty

Há muitos lugares charmosos para conhecer e provar algumas delícias da região. Desta vez paramos no Tudo da Roça, um empório e lanchonete que fica no Km 24 do trecho Guaratinguetá-Cunha. É um espaço convidativo para um cafezinho e saborear  uns  quitutes. Eu me acabei no delicioso lanche de shitake com alface. É dos deuses!

Tudo da Roça

Mais adiante, passando a cidade de Cunha, paramos também para conhecer o  O Armazém Café e Relíquias, que é outro aconchegante empório. Lá apreciamos os objetos antigos que estão à venda e tomamos um delicioso café de coador.

O Armazém Café e Relíquias

É nesta  rodovia que fica o lindo Lavandário que vale a pena conhecer. Veja como foi nossa visita em abril de 2018.

Hospedagem em Paraty

Desta vez procuramos por um lugar charmoso para descansar e comemorarmos nosso aniversário de casamento. A Casa Luz foi um achado.

Casa Luz em Paraty

Casa Luz - Paraty

É uma hospedagem com 9 quartos, localizada em uma encosta com  vista para  a Baia de Paraty. A pousada tem uma prainha particular. Está 13 Km do centro histórico de Paraty.

Pretendíamos descansar e não fazer nada. Desta vez conseguimos! Isto é bem difícil, pois em nossas viagens por aí, sempre batemos muita perna 😃.

Ficamos no quarto vermelho que é simples, mas tem conforto: bom chuveiro, ar condicionado, frigobar, varanda e uma vista inesquecível. Na pousada não há TV e não fez falta.

Quarto Casa Luz - Paraty

Varanda do quarto Casa Luz - Paraty

O café da manhã é servido na mesa com muitas gostosuras. Ao chegar na pousada, você responde um questionário marcando suas preferências para o café da manhã. Ai meu Deus! 😊😳

Café da Manhã na Casa Luz - Paraty

A hospedagem conta um restaurante que oferece durante o dia pratos rápidos e à noite jantar preparado por um chef. Na primeira noite jantamos na pousada, comemos um risoto de frutos do mar que estava bom. Facilidades de não ter que sair de carro.

Jantar na Casa Luz - Paraty

Como a pousada fica em uma encosta, há escadas para os quartos e principalmente para ir à prainha. Não é indicado para crianças e pessoas com dificuldade de locomoção.

A praia é bem pequena, disponibiliza cadeiras. Havia chovido a água estava turva. Confesso que não aprecio água gelada, mas estava quente. Pegamos "espaquetes (boias)", ficamos boiando no mar admirando as montanhas e ilhas ao redor. Foram momentos abençoados que revigoram qualquer ser estressado.

Praia da Casa Luz - Paraty

A pousada oferece aula de ioga, caiaque e stand up paddle com custo.

Os funcionários são simpáticos e atenciosos.

Nós gostamos muito!

No entorno da Casa Luz - Paraty

Bem próximo à pousada, tem a Toca do Pastel, um quiosque bem montado que vende deliciosos pastéis. Esta é uma boa opção para comer, caso queira ficar na praia/pousada o dia todo.

Toca do Pastel - Paraty

Ao lado da pousada, por uma pequena trilha, você chega na  Praia do Porto. Não havia ninguém, uma praia só para nós.

Praia do Porto - Paraty

A Praia Grande fica uns 20 minutos caminhando da pousada, é uma praia de pescadores. No sábado fomos até lá e por um acaso encontramos o Quiosque São Francisco. Lugar charmoso que serve pratos deliciosos. Almoçamos debaixo de frondosas árvores. Mais um momento especial!

Quiosque São Francisco - Praia Grande - Paraty

Centro Histórico de Paraty

Não tínhamos intenção de ir ao centro histórico, mas sabe como é, estávamos tão próximo que resolvemos dar um pulinho à noite para passear. E para nossa surpresa estava bem tranquilo.

E assim foi mais um final de semana espetacular com a sensação de estar de férias.