Prudentópolis-PR, viagem com nosso cachorro

Salto Barão do Rio Branco-Prudentópolis-PR
Salto Barão do Rio Branco  foto @cristiano_guia_prudentopolis

Prudentópolis uma simpática cidade paranaense, conhecida também como "Cidade das Cachoeiras Gigantes" e "Capital da Oração". O município é considerado o mais ucraniano do Brasil, 80% dos seus moradores são descendentes de ucranianos.

Cidade das Cachoeiras Gigantes, na belíssima área rural você encontrará cachoeiras fantásticas.  O  Salto São Francisco com 196 metros de altura é a maior queda d'agua da região sul do Brasil. Se você gosta de cachoeira, esse é o lugar com mais de 100 catalogadas.

Salto São Francisco -Prudentópolis-PR
Salto São Francisco

Capital da Oração porque há muitas e belas igrejas católicas no rito bizantino ucraniano, além dos templos do rito católico latino. Um povo de fé e extremamente simpático. Fomos tão bem recebidos que já valeu a viagem.

Igreja Matriz São Josafat

Há anos que pensamos conhecer Prudentópolis. Por acaso, se é que existe por acaso, recebi um post de um guia da cidade oferecendo roteiro pet friendly. Temos priorizado viajar com nosso cachorro e esse roteiro fez a viagem acontecer.

Como chegar a Prudentópolis

A cidade de Prudentópolis está distante aproximadamente 212 Km de Curitiba, onde está o aeroporto mais próximo.

Do aeroporto de Curitiba, você pode alugar um carro e seguir para a cidade. O ideal é estar de carro, pois os atrativos são distantes do centro da cidade.

Há a opção de ir de ônibus da Rodoviária de Curitiba para Prudentópolis com a Viação Princesa dos Campos - viagem de aproximadamente 3h30.  Lembre-se que você precisará contratar passeios. Converse com o Cristiano que foi nosso guia  WhatsApp (42) 98406-7915.

Nós fomos de carro de Ibiúna-SP, onde estávamos passando o final de semana, seguimos por boas estradas com belas paisagens e serviços disponíveis. A viagem durou cerca de 7 horas.

Hospedagem em Prudentópolis-PR

Pelo Airbnb alugamos uma casinha no centro da cidade. Quando viajamos com nosso cachorro, preferimos este tipo de hospedagem.

Casa nova com sala, cozinha, 2 quartos, um bom banheiro e garagem. Bem localizada, achamos a casa escura, mas nos acolheu bem.

casa em Prudentópolis-PR

Restaurante em Prudentópolis-PR

Jantamos todas as noites no Rancho do Sabor que apesar de não ser pet friendly, arrumaram um cantinho para nós. Atendimento excelente, pratos saborosos e preço bom.

Restaurante Rancho do Sabor Prudentópolis
Rancho do Sabor

O que visitamos em Prudentópolis-PR

Contratamos o guia Cristiano WhatsApp (42) 98406-7915 por 2 dias, que foi excelente: simpático, educado, comprometido, disponível, pontual, conhece muito a região e seus moradores.  Visita com um guia nativo enriquece a experiência.

Se você optar fazer a visita sem um guia, é melhor entrar em contato com os atrativos para saber se estarão abertos.

1º dia

Catedral Imaculada Conceição

No caminho para o Salto São João, passamos na porta dessa igreja que estava aberta e assim aproveitamos para conhecer.

Orquidário São Miguel

Fomos atendidos pela Célia que é a proprietária e que nos mostrou suas belas orquídeas, suculentas, cactos e outras plantas. O encanto não foi só pelas plantas e sim pela forma carinhosa com que a Célia mostra seu trabalho. A apresentação não foi com o objetivo de vender, e sim a experiência de admirar o belo. Uma visita que será lembrada pra sempre.

Monumento Natural Salto São João

Distância do centro de Prudentópolis aproximadamente 22 Km.

Você é recebido pelos funcionários na central de visitantes onde é passada explicação sobre o parque. O espaço é limpo, bem-cuidado e com bons banheiros. Entrada gratuita.

Cachorro não pode entrar, Cristiano ficou com o Sully e forneceu um rádio, caso tivéssemos alguma dúvida. Passeio tranquilo e contemplativo.

Monumento Natural Salto São João
Salto São João

O Salto São João tem 84 metros de altura. No parque há 2 mirantes.

O acesso ao 1º mirante é por uma passarela em ótimas condições, permite que pessoas com dificuldade de locomoção possam avistar a maravilha que é o Salto São João.

A partir do 1º mirante você terá acesso ao 2º por trilha e escada. Distância de 1 Km. No 2º mirante você chegará bem próximo ao salto. Vale a pena ir ao 2º que é muito bonito também, além de você sentir a força da queda d'água tão próxima.

No caminho para o Salto São Francisco visitamos 2 lindas igrejas na região rural.

Igreja Cristo Rei

Ficamos encantados com essa igreja que é simples e linda.

Igreja Nossa Senhora do Patrocínio

Mais uma linda igreja.

Salto São Francisco

Distância do centro de Prudentópolis aproximadamente 51 Km.

O Salto São Francisco com 196 metros de altura fica no Parque Municipal Salto São Francisco da Esperança. O salto está bem na fronteira de três municípios paranaenses: Prudentópolis, Guarapuava e Turvo.

A entrada ao parque é gratuita, há um controle de acesso, banheiros e estacionamento.

Por uma trilha curta você chegará a um mirante com uma bela vista do salto.

Salto São Francisco

Seguindo por uma trilha com indicações você chegará no Salto dos Cavalheiros com 5 metros de altura.

Salto dos Cavalheiros

Estava chovendo, não descemos na parte baixa da cachoeira, mesmo porque não tínhamos tempo. A trilha é bem puxada, li que é preciso 2 horas para descer e 3 para subir.

Sully não pode entrar, ficou com o guia. Seguimos no mesmo esquema com rádio, caso fosse preciso algum contato. A parte de cima é bem tranquila.

Na sequência fomos visitar o

Recanto Perehouski

É uma propriedade particular com cachoeiras gostosas, trilhas curtas. Momento para relaxar e curtir. Fomos em um dia da semana e o recanto foi todo nosso.
Compramos biscoitos e mel deliciosos.
Taxa: R$ 20,00 por pessoa

Recanto Perehouski
Recanto Perehouski   foto @cristiano_guia_prudentopolis

Interessante: Entre esses lugares que visitamos, passamos por regiões denominadas Faxinal.
Faxinal são comunidades que seguem uma tradição onde os animais vivem livres, não há cercas nas propriedades. Há mata-burro delimitando a região, assim os animais não saem. Nós não conhecíamos e achamos muito interessante.

Como viajar enriquece, te oferece oportunidade de conhecer outras culturas, lugares diferentes, pessoas interessantes...

Faxinal - Prudentópolis
Faxinal

2º dia

Salto Manduri

Fica em uma propriedade particular. Taxa: R$ 10,00 por pessoa
O dia estava bem nublado e a cachoeira que é extensa (100 metros de largura) estava com pouca água. Uma pena 😌

Salto Barão do Rio Branco

Fica em uma propriedade particular e está em obras, que não comprometeu a visita. Taxa: R$ 20,00

Achamos muito bonito. A cachoeira tem 64 metros de altura. Do mirante você tem a vista do lindo Cânion Rio dos Patos.

Vista Caniôn Rio dos Patos   foto @cristiano_guia_prudentopolis

Salto Barão do Rio Branco
Salto Barão do Rio Branco   foto @cristiano_guia_prudentopolis

Para chegar na parte baixa da cachoeira há uma escada de 476 degraus. Valeu a pena descer e depois subir.

Salto do Tony

Fica em uma propriedade particular. Taxa: R$ 10,00
Trilha curta, cachoeira com aproximadamente 30 metros de altura.

Onde o carro ficou estacionado há uma casa antiga com alguns móveis de época, mostrando como as pessoas viviam.

Salto do Tony

Vinícola Moleta em Prudentópolis

Adoramos conhecer, não imaginávamos que havia uma vinícola em Prudentópolis. Fomos recebidos pelo simpático proprietário, Sr Félix,  que contou a história do estabelecimento. Para nós, estes encontros são especiais!!!

Eu adorei o suco de uva, o marido provou vinho e a grappa. Claro que compramos alguns produtos.

Vinícola Moleta

Salto Jacutinga

Precisa ir com guia, pois é difícil chegar até o salto. Você caminhará em uma trilha na mata fechada, atravessará rios. Leve um cajado para auxiliar na travessia dos rios.

Trilha Salto Jacutinga

O Salto Jacutinga tem aproximadamente 85 metros de queda e a trilha é com emoção 😟

Salto Jacutinga  foto @cristiano_guia_prudentopolis

Finalizamos o dia com o Salto Jacutinga. Tinha mais cachoeiras para visitar, mas para nós já foi o bastante.

No retorno à cidade paramos em um estabelecimento e compramos cracóvia (embutido da região), abobrinhas em conserva e outros produtos.

3º dia

Passeamos pela cidade que é limpa, com bonitas praças e igrejas.

Prudentópolis

Igreja São Josafat

Bela igreja em estilo bizantino-ucraniano. Há uma linda divisória com ícones que separa o Santuário da nave dos fiéis (chamada Ikonóstase - 3ª foto do post).

Foi tombada em 1979 como patrimônio artístico e cultural pela Secretaria de Cultura do Estado do Paraná.

Assistimos à missa e em alguns momentos o padre fica de costas para os fiéis e celebra em ucraniano.

Igreja Matriz São Josafat

Santuário Nossa Senhora das Graças

Bela igreja em estilo gótico e lindos vitrais.

No centro há muitas lojas e em algumas você encontrará artesanato ucraniano: peças bordadas, as pêssankas (que são ovos escritos com símbolos que representam o que desejamos ao nosso semelhante como: saúde, amor, proteção...).

Prudentópolis
Pêssankas

O almoço foi no Restaurante Cheiro da Terra que fica próximo ao Salto São João. Indicaram como o melhor restaurante de comida ucraniana. O restaurante antes ficava no centro e agora está nessa nova instalação. Fomos bem recebidos pelos proprietários e funcionários.

Fizemos degustação de comida ucraniana que consiste:
Entrada - Borscht - sopa de beterraba com repolho e carne suína defumada, acompanha broa, nata e limão.

Prato Principal
Varenyk - pastel cozido recheado com batata
Holubtsi - cartuchos de repolho recheado com trigo sarraceno e carne bovina
Krim - Raiz forte
Linguiça artesanal

Sobremesa - Kutiá - trigo cozido, mel, uvas passas, nozes e creme de leite

Nós pedimos só um prato típico para experimentar. Nós gostamos.  O Varenyk foi o que mais gostei.

Prato típico Ucraniano

No restaurante conversamos com 2 rapazes que tinham visitado a Igreja Transfiguração do Senhor Jesus Cristo. Após o almoço fomos conhecer.  A igreja é toda em madeira no formato octogonal e também fica na área rural.

Igreja Transfiguração do Nosso Senhor Jesus Cristo

4º dia (volta para casa)

Cedinho visitamos o

Museu Milênio em Prudentópolis

O Museu do Milênio foi inaugurado em comemoração aos 100 anos da imigração ucraniana em Prudentópolis. Retrata a trajetória da imigração na região.

Museu Milênio

No caminho para São Paulo paramos no

Parque Histórico de Carambeí

É um museu a céu aberto que conta a história, a formação do município de Carambeí pelos imigrantes holandeses. Espaço lindo e muito bem-cuidado. É pet friendly.

O interessante, quando você chega na cidade, são os totens com figuras de tartarugas que, em nossa impressão, pareciam ser marinhas. Ficamos sabendo que é o símbolo da cidade, pois Carambeí, na língua indígena da região, significa rio das tartarugas.

Parque Histórico de Carambeí-PR
Parque Histórico de Carambeí

O Parque das Águas é uma reprodução do parque ambiental Zaanse Schans que fica próximo à Amsterdã.

No parque há o Koffiehuis restaurante e confeitaria onde almoçamos e gostamos muito. Buffet por quilo e tem algumas mesas ao ar livre, foi possível almoçar com nosso cachorro ao lado. De sobremesa escolhemos uma torta divina de amoras, mas há muitos outros sabores.

Mais uma viagem maravilhosa, Prudentópolis é uma delícia de cidade com uma bela natureza e um povo amável.