3 dias no Farol de Santa Marta - Laguna-SC

Farol de Santa Marta-SC

Farol de Santa Marta fica em Laguna-SC. Foi inaugurado em 11 de junho de 1891, projetado pelos franceses Barbier Bernard e Turenne. Feito com pedra, areia, barro e óleo de baleia.

Nossa viagem foi programada até Treviso. Veja nosso roteiro de 14 dias por Santa Catarina.

O Farol de Santa Marta foi uma dica do casal amigo Lu e Everton de Florianópolis. De Treviso reservamos a Casa do Farol que proporcionou bons momentos.

Hospedagem no Farol de Santa Marta-SC

Nós ficamos na Casa no Farol, uma charmosa casinha com vista para o mar e para o farol.

Vista da casa que ficamos no Farol de Santa Marta-SC

Casa que ficamos no Farol de Santa Marta-SC

Confesso que quando cheguei na região, fiquei um pouco assustada, é bem rústico, as ruas estão em obras e tudo simples.

Pelas ruas do Farol de Santa Marta-SC

Ao entrar na hospedagem fiquei apaixonada pela charmosa casinha pelo carinho com que fomos recebidos: lindo bilhete e presentes.

Casa que ficamos no Farol de Santa Marta-SC

Passeios que fizemos na região do Farol de Santa Marta

Farol de Santa Marta
Assim que chegamos, foi o primeiro lugar que visitamos. A vista é maravilhosa! Não foi possível visitar o Farol nos dias que estivemos na região.

Prainha
Fica ao lado do morro onde está o Farol. Fomos na semana e fora de temporada, praia vazia com alguns surfistas.

Vista da Prainha

Morro do Céu
Proporciona uma vista maravilhosa da região, estava nublado quando fomos, imagino que deve ser mais lindo em um dia claro. Infelizmente fomos atacados por pernilongos, mesmo com repelente 😕

Sambaquis
São sítios arqueológicos, primeiros moradores que viveram na região há mais de 6 mil anos. Passamos por alguns sambaquis que estão cercados, são Patrimônio Cultural protegido pela Constituição Brasileira.

Praia do Cardoso

No canto esquerdo ficam os galpões dos pescadores com seus barcos. Praia super tranquila e sem serviço (bares ou barracas), pelo menos quando fomos. Uma delícia para caminhar e contemplar um marzão lindo.

Antes de chegar na Praia do Cardoso, para quem vem do Farol há um mirante e de lá contemplamos pôr do sol maravilhoso.

Pôr do sol no Mirante - Praia do Cardoso

Praia da Cigana

Outra linda praia tranquila e selvagem. Para quem gosta de caminhar é um paraíso. Nossa hospedagem foi perto do Farol, caminhamos até Praia do Cardoso e depois até a Praia da Cigana. Lindo! Lindo!!!

Onde comer no Farol de Santa Marta-SC

Fomos fora de temporada e no meio da semana, a maioria dos restaurantes estavam fechados.

DaValda Restaurante
Próximo ao Farol e de onde estávamos hospedados.
Pedimos o prato pronto: arroz, feijão, peixe e salada. Estava bom.

Ki Fome Tchê
Fica na Praia do Cardoso. Restaurante simples e bonitinho, atendimento atencioso.
Comida bem saborosa, também foi arroz, feijão, peixe e salada.
Este restaurante também serve café da manhã

Restaurante Ki Fome Tchê

Conhecer a região do Farol de Santa Marta em Laguna-SC foi muito diferente, não foi amor à primeira vista. Precisei de um tempo e me apaixonei pelo rústico: pelas praias selvagens, as construções simples, por seus moradores... Queremos voltar e com tempo, pois há muitos lugares para conhecer na região.