Roteiro Santa Catarina: 14 dias de carro com nosso cachorro

Trilha do Casqueiro - Garopaba

Este roteiro por Santa Catarina entre praias e montanhas, foi espetacular!. Viajamos com nosso Sully 🐕 que foi bem-vindo em todos os lugares. Ótimas estradas e belos visuais!

Vamos?

De Ibiúna-SP  a  Curitiba

Partimos de Ibiúna, onde temos nossa casa de campo. Por este caminho passamos pela linda estrada que liga Piedade a Juquiá. Apesar de ser pista simples, está ótima. O tempo estava bom, seguimos com as janelas do carro abertas e o canto dos pássaros acompanhou nossa viagem.

Neste trecho fizemos só uma parada na Fazenda Green Búfalo na Rodovia Régis Bittencourt km 456, Registro. É uma lanchonete pet friendly.

Lanchonete Fazenda Green Búfalo
Fazenda Green Búfalo

Curitiba

Chegamos a Curitiba por volta das 14h para pernoitar e almoçamos no bistrô pet friendly Casa de Tia: pratos deliciosos e excelente atendimento.

Bistrô Casa de Tia
Bistrô Casa de Tia - seu pet é tratado com muito carinho

Nossa hospedagem foi em uma suíte com entrada independente de uma casa no bairro Cristo Rei, localização ótima. Fomos muito bem recebidos e ainda ganhamos "cueca virada" quando partimos. Cueca virada é tipo bolinho de chuva muito gostoso.

hospedagem em curitiba
Hospedagem em Curitiba

De Curitiba para Vila da Glória-SC

Por lindas estradas chegamos a Vigorelli- Joinville, aí fizemos uma travessia de 10 minutos na balsa para Vila da Glória.

Vila da Glória

Vila da Glória é um pequeno, simples e rústico povoado de pescadores com simpáticos moradores.  Pertence à histórica cidade São Francisco do Sul - SC. Destino pitoresco para quem curte natureza.

Vila da Glória-SC

Nossa hospedagem foi em uma casa de pescador que foi restaurada, completa, limpa com ar condicionado, WI-FI, churrasqueira, fogão a lenha, barco, bicicleta. Uma delícia! Anfitrião muito atencioso e deixou uns quitutes para nós 😁

Hospedagem em Vila da Glória-SC

Passamos 3 dias em Vila da Glória, dias de paz. Veja como foram nossos dias neste paraíso.

De Vila da Glória para São Francisco do Sul, de onde partimos para a próxima parada, pegamos outra balsa. A travessia demorou cerca de 40 minutos e foi um passeio, muito lindo!

De Vila da Glória a Garopaba

Para a viagem não ficar muito cansativa, passamos uma noite em Garopaba e amamos!

Garopaba

Praia do Centro - Garopaba-SC

Fomos fora de temporada e estava tranquilo. Garopaba tem  muitos lugares charmosos para comer como a Casa do Padre (instagram @casadopadregaropaba) e a Padoca Artesanal (instagram @padocaartesanaloficial).

A hospedagem foi em um pequeno apartamento num bairro novo e distante das praias, mas bem gostoso, limpo e completo.

Hospedagem em Garopaba-SC

Nossa passagem  por Garopaba, dê uma olhada 👀

De Garopaba a Grão-Pará

Na estrada para Grão-Pará, passamos por um lugar que vende queijos e não paramos, porém, por algum motivo, depois de uns 200 metros resolvemos voltar para conhecer. Lá conhecemos Sr José, dono do estabelecimento, um querido com mais de 80 anos. Em um bate papo gostoso, Sr José nos convidou para conhecer a sala de oração da sua casa. Junto com ele rezamos e ficamos emocionados. Como somos abençoados! Não esqueceremos jamais desse momento tão especial. Assim nossas viagens vão acontecendo: pessoas iluminadas cruzam o nosso caminho.

Grão-Pará

Grão-Pará é um município de Santa Catarina ainda pouco conhecido, um tanto rústico e de uma beleza encantadora. A oferta de hospedagem é pequena. Alugamos uma casa na Pousada e Camping Coração da Serra. A casa é simples, limpa e com uma vista maravilhosa.

Vista da Pousada e Camping Coração da Serra

Ficamos 2 dias em Grão-Pará onde nossos amigos Lu e Everton de Floripa encontraram conosco, dias especiais. Fizemos uma trilha para as Pirâmides Sagradas e outra na própria pousada que boa parte segue pelo rio de águas cristalinas e temperatura agradável.

Trilha Pirâmides Sagradas

Veja como foram nossos dias no Grão Pará

De Grão-Pará a Treviso

Mais lindas e boas estradas. Passamos por belas cidades, tudo limpo e organizado.

Treviso

Chegamos na Comunidade Guanabara em Treviso, onde ficamos hospedados em uma charmosa casa completinha que nos abraçou. Já estávamos viajando por um tempo e foi muito importante encontrar uma hospedagem com cara de lar. Gostamos tanto que muitos dos passeios planejados ficaram de lado e curtimos a casa.

Vista hospedagem de Treviso

Esta casa tem máquina de lavar roupa e foi ótimo. Daqui pra frente vou prestar atenção neste item que é bem importante quando você viaja por algum tempo.

Em nosso primeiro dia em Treviso, fomos conhecer o Cânion do Funil que fica no topo da Serra do Rio do Rastro em Bom Jardim da Serra. Depois visitamos a Barragem São Bento em Siderópolis e a cidade Nova Veneza, polo gastronômico. Nos outros dias curtimos a casa e seu entorno.

Cânion do Funil

Nova Veneza-SC

Nossos dias em Treviso.

De Treviso ao Farol de Santa Marta

Farol de Santa Marta

Quando chegamos próximo ao Farol de Santa Marta, estranhei a rusticidade da região, fui chegando devagar, observando e me apaixonei.

Farol de Santa Marta-SC

A hospedagem foi em uma casa pertinho do Farol e com vista para o mar. Anfitriã muito atenciosa e também fomos recebidos com mimos 😀

Vista da hospedagem no Farol de Santa Marta

Hospedagem no Farol de Santa Marta

Caminhamos muito por toda região: praias, dunas, trilhas ... e ficamos encantados!

Praia da Cigana

Do Farol de Santa Marta fomos para Itapema. No caminho passamos por Laguna que é acessada por balsa e aproveitamos para conhecer o bonito Centro Histórico.

Centro Histórico de Laguna-SC

Veja como foram os nossos dias no Farol de Santa Marta e no Centro Histórico de Laguna.

De Laguna a Itapema, Praia do Meio

Esta parada foi para visitar amigos que moram na região onde pernoitamos.

De Itapema a Curitiba

Estrada boa, porém estava chovendo muito.

Parada Haas Café (instagram @paradahaascafe) em Garuva-SC é muito boa. Ambiente bonitinho, simpático atendimento, bons quitutes e pet friendly.

Parada Haas Café

Curitiba

Em Curitiba passamos uma noite em um flat bem localizado, próximo ao bairro Betel. Flat antigo, espaçoso, tem pequena cozinha, mas sem utensílios. A chuva parou e conseguimos passear  pela cidade que gostamos muito.

Pelas ruas de Curitiba

Os Shopping Cristal e Betel são pet friendly, foi tranquilo para jantar e o café da manhã foi na Barbarella Bakery (Rua Comendador Araújo, 795).

Barbarella Bakery

De Curitiba a Ibiúna-SP

Quando viajamos para o sul do Brasil, Curitiba é parada obrigatória para dormir (um descanso na ida e na volta). Achamos a estrada de Curitiba para São Paulo perigosa para seguirmos à noite. Já fizemos isso uma vez e foi péssimo. Aprendemos 😔

Saímos cedo de Curitiba e pegamos muita, mas muita chuva na estrada, não foi fácil.

Uma ótima parada pet friendly é o Graal Petropen na BR 116, km 461.

Foi mais uma linda viagem, um roteiro para seguir viajando com cachorro ou não. Até a próxima!😉