VISITA RÁPIDA AO CENTRO HISTÓRICO DE SANTOS

Sr. Josué e o Rê

Passagem rápida por Santos e aproveitamos para conhecer o Centro Histórico, já que, em nossas férias infantis,  Santos resumia-se a praia.

Foi uma agradável visita. As construções são lindas e muitas estão sendo restauradas.

Saguão da Prefeitura de Santos
Hora do almoço e havia um show na Praça Mauá (marco zero da cidade). Muito bom!

Centro Histórico - Andar por suas estreitas ruas nos leva a um passado glamouroso.

Prédio da Associação Comercial-Santos-SP

Casa de José Bonifácio - Santos-SP
O Museu do Café, está em um lindo edifício que era da Bolsa Oficial do Café. Nele há a Sala de Pregão bem como algumas telas de Benedito Calixto, documentos e fotografias que contam a história do café no Brasil. Infelizmente não tivemos tempo para conhecê-lo.

Museu do Café- Santos-SP

Na Cafeteria do Museu há um bom café servido em um espaço super charmoso. Você também pode comprar café moído na hora.
Cafeteria do Museu - Santos-SP
Visitamos o Pantheon  dos Andradas, onde estão os restos mortais de José Bonifácio "Patriarca da Independência"e de seus irmãos.

Pantheon dos Andradas - Santos - SP
Ao lado do Pantheon fica o Conjunto do Carmo. Há duas igrejas que estão sendo restauradas: Igreja do Convento, de 1599 e a Capela da Ordem Terceira, de 1752.

Conjunto do Carmo- Santos-SP
Conjunto do Carmo - Santos-SP
Estávamos admirando os azulejos portugueses pintados a mão, quando um anjo apareceu. A vovó Regina surgiu com sua voz doce para nos contar um pouco da história. Perguntamos a ela o que era "Projeto Vovô Sabe Tudo". Ela nos disse que é um projeto da Prefeitura de Santos, que emprega idosos para trabalhar algumas horas semanais em áreas como Turismo, Educação, Saúde e outros. Ela nos confidenciou que está muito feliz e que o idoso com alguma atividade, fica menos doente. Nós ficamos encantados, pois além de conhecer o lugar e sua história,  amamos conhecer pessoas.

A linda vovó Regina e eu - Conjunto do Carmo - Santos-SP
Azulejos portugueses pintados a mão - Conjunto do Carmo - Santos-SP
Bondinho um dos principais atrativos de Santos, mas o tempo era curto e tivemos que optar entre andar de bondinho ou subir o Monte Serrat. Como havíamos caminhado pela cidade a pé, o bondinho ficou para outra oportunidade.

Bondinho - Santos-SP
Não andamos de bondinho, mas tivemos a felicidade de conhecer o vovô Josué, que também faz parte do "Projeto Vovô Sabe Tudo". Trabalhou como motorneiro e nos contou sobre a história dos bondes e também um pouco da sua história. Foi um presente maravilhoso conhecer esta "pessoinha" tão especial.

Sr. Josué e eu

Seguimos para o Monte Serrat e compramos o caríssimo ingresso de R$ 23,00 por pessoa (2013) para subir e descer. Você não tem a opção de comprar só ida ou só volta.

Bondinho Monte Serrat- Santos - SP
Monte Serrat - antigo cassino - Santos - SP
Monte Serrat fica a 157 metros do nível do mar e proporciona uma linda vista do espaço onde no passado foi um cassino. Hoje este espaço é destinado a eventos. No topo do morro há o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, que foi construído a pedido de Dom Francisco de Souza (Governador Geral do Brasil- 1589).

Vista de Monte Serrat - Santos-SP
Optamos por descer pelas escadarias para poder conhecer o local onde acontece a prova de downhill  urbano (descida com bike nas escadarias) que assistimos pela televisão.

Vale a pena ir pelas escadas e conhecer a comunidade, as casas simples, arrumadas e pintadas. Há algumas placas onde é contada a história do morador. A maioria veio do Nordeste do país e "fizeram a vida" e não mudam do morro por nada. Nos pareceu ser um lugar tranquilo.

Escadaria Monte Serrat- Santos - SP
Escadaria Monte Serrat - Santos - SP

Nas escadarias, algumas surpresas:

Esta rápida visita deixou um gosto de quero mais. Vale o passeio e adoramos saber sobre o "Projeto Vovô Sabe Tudo". Parabéns à Prefeitura de Santos.

Atualizado junho/2020

Dicas:
O site www.turismosantos.com.br tem muita informação e até sugestão de roteiros.

Bonde Linha Turística
Largo Marquês de Monte Alegre, nº 2, Valongo  Centro Histórico
Disk Tour 0800-173887 para agendar
Quanto: R$ 7,00 - gratuito para menores de 5 anos no colo e 50% desconto para maiores de 60 anos, professores e estudantes

Museu do Café
Rua XV de Novembro, n. 95
Quando: De 3a. feira a sábado, das 9h às 17h/ Domingo - das 10h às 17h

Pantheon dos Andradas
Onde: Praça Barão do Rio Branco, nº 16
Quando: De 3a. feira a sexta, das 9h às 18h/ Sábados, domingos e feriados - das 10h às 18h
Quanto: Gratuito

Conjunto do Carmo
Onde: Praça Barão do Rio Branco, 16
Quando: De 2a.feira a sexta, das 7h30 às 18h
Quanto: Gratuito

Monte Serrat
Onde: Praça Correia de Mello, 33
Quando: De 2a. feira a domingo, das 8 às 20h
Quanto: R$ 42,00 ida e volta. Crianças até 8 anos acompanhadas dos responsáveis não pagam.

1. Oi, não conhecia o blog e encontrei vocês na ABBV. Adorei o post, deu muita vontade de conhecer a cidade. Vou dar uma viajada pelo blog. Abraços.

Paula

Respostas
    1. Oi Paula, que ótimo que gostou. Entrei no seu blog e vi o último post onde você escreve um lindo texto. Sabe que depois que começamos a escrever o blog, temos passeado por nossa cidade com outro olhar. Abraços e obrigada.

Excluir
  2. Parabéns pelo estilo de vida, belas fotos e texto agradável. Somos de Santos e o relato desse passeio pelo nosso centro histórico está muito bom e bem ilustrado.
    Estamos numa faixa etária um "pouco" acima de vcs e também gostamos de viajar, conhecer lugares e pessoas, só que acampando. Se quiserem ver um pouco de n/história temos um site em www.ocampista.com.br
    Boas viagens e aventuras por aí.
    Luiz

Respostas
    1. Luiz
      Ficamos muito felizes de saber que, apesar do pouco tempo, conseguimos fazer um bom relato da sua cidade.Obrigado.
      Entrei no site "o campista" e achei ótimo e super completo, vou ler com calma, quem sabe mudarei de ideia. Confesso que não gosto de acampar*r*.
      Abraços ao casal e boas viagens.