PARANAPIACABA, UMA VILA HISTÓRICA EM SÃO PAULO

Réplica do Big Ben
Paranapiacaba fica na Serra do Mar e é patrimônio histórico e natural. Nesta Vila foi construída a primeira ferrovia do Estado de São Paulo.

Mirante na entrada da Vila
Sábado à tarde decidimos ir a Paranapiacaba para assistir ao show de Ana Cañas e Arnaldo Antunes.

Foi minha primeira visita à Vila e já tinha ouvido comentários do quanto está descuidada. É muito triste ver um lugar tão lindo, com tanto potencial turístico estar abandonado. Ao caminhar por suas ruas, imaginei as construções preservadas e os jardins das casas floridos, mas estas cenas estavam somente em minha mente. Mesmo assim, foi um agradável passeio.

No momento acontece o XIII Festival de Inverno e há muitas atrações em todos os cantos da Vila.

Igreja Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba
Da parte alta morro para parte baixa
Passarela metálica sobre a Ferrovia

Vista da parte alta
Pau da Missa: Neste eucalipto centenário eram deixados os avisos das missas de sétimo dia.

Os shows acontecerão aos finais de semana do mês de julho, todos gratuitos (de 13 a 28)

Show de Ana Cañas e Arnaldo Antunes
Cantor e sua filha
Algumas cenas:

Na Vila há muitos bares, cafés e restaurantes. A casa abaixo foi reformada e virou um espaço gourmet. Oferece pratos como: nhoque, escondidinho e caldos. Eu gostei muito deste local.

Café do Sesc
Museu Castelo
Maria Fumaça

Para conhecer tudo é preciso ficar um dia todo, portanto precisaremos voltar. Para quem gosta de trilha, há seis trilhas que saem da Vila. É preciso ir acompanhado de um guia credenciado.

Como chegar:
Ônibus
Há ônibus que sai do Terminal Rodoviário de Santo André e da estação ferroviário de Rio Grande da Serra- Viação Ribeirão Pires, fone 11 4828-9646
Carro
Não é possível entrar de carro na Vila, há dois estacionamentos ao custo de R$ 20,00. Daí saem ônibus de 5 em 5 minutos (gratuito). É tudo muito organizado.
Trem
Expresso Turístico Luz-Paranapiacaba
Viagem em três domingos a cada mês, sai da Estação da Luz às 8h30 e retorna às 16h30.