PASSEIO PELA ESTRADA VELHA DE SANTOS


Nossa ideia inicial era fazer uma trilha na Serra do Mar, liguei para Fundação Florestal e decidimos fazer a trilha Caminhos do Mar que é um  Roteiro Histórico Cultural pela Estrada Velha de Santos.

O passeio é bem interessante, pois fomos acompanhados por dois ótimos monitores que explicaram a história dos monumentos, da estrada relacionando o momento histórico do país. 




Monitor 


A primeira parada foi no Pouso Paranapiacaba que está mal cuidado e é lastimável como nossos monumentos históricos não são preservados.


Pouso Paranapiacaba

Neste monumento há um painel de azulejos que retrata as estradas existentes na época. Foi o período do presidente Washington Luis que tinha o lema "Governar é abrir estradas".


Painel de azulejos no Pouso de Paranapiacaba


No caminho os monitores comentam sobre a fauna e a flora da Mata Atlântica, bem como sobre a evolução geológica da Serra do Mar. Pela época do ano tivemos a oportunidade de comer araçá (lembra uma goiabinha) e maracujá do mato, frutas da flora brasileira.


Estrada Velha de Santos


O ponto alto é a Calçada da Lorena que foi a primeira ligação pavimentada entre São Paulo e Santos. Foi construída no final do século XVIII.

A caminhada vai até o Rancho da Maioridade, outro monumento que também está mal cuidado. Daí você retorna para o início da estrada.


Rancho da Maioridade

Gostamos muito, pois tivemos a sorte do dia estar lindo e claro e com isto curtimos paisagens maravilhosas. Os monitores são ótimos e sempre temos o que aprender. É um bom passeio para crianças, desde que gostem de caminhar.

Lamentamos pela falta de preservação dos monumentos. Os banheiros da entrada apesar de novos, estão sem manutenção e limpeza.


ATUALIZADO MAIO 2021 (informações passadas no fone (11) 2997-5000)

Agora você faz o trajeto sozinho ou contrata guias que ficam na porta do Parque

O ingresso é vendido na porta do parque (endereço abaixo). 

Valor: R$ 32,00 por pessoa. Levar dinheiro trocado, na portaria não há troco e não aceitam cartão.
Meia entrada para estudantes, devem apresentar documento com foto e data.

Isenção de Pagamento: crianças menores de 12 anos, idosos acima de 60 anos, professores da rede pública estadual e municipal, pessoas com deficiência e guias de turismo cadastrados no Cadastur e Embratur.

Percurso: 9 Km (ida e volta até Calçada Lorena), a caminhada demora cerca de 4 horas. Na época que fomos só era permitido caminhar até aí. Agora é possível ir até Cubatão: 18 km ida e volta ou você tenta um Uber ou táxi para voltar.

É preciso levar lanche e água.

Endereço : Rodovia SP-148 - Estrada Caminho do Mar, km 42 - São Bernardo do Campo

Fica aberto de terça a domingo - 7 às 16h
Entrada: 7 às 12h

As informações mudam com frequência, é melhor ligar (11) 2997-5000 antes de ir.







3 comentários

  1. Parabéns pelo site! Faz bem visitar esse site! Muito obrigado pelas matérias, fotos e dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos felizes com sua visita e elogio.
      Muito obrigada Juliano.
      Abraços

      Excluir