FINAL DE SEMANA EM GONÇALVES COM NOSSO CACHORRO

Trilha da Pedra do Cruzeiro
Trilha Pedra do Cruzeiro
Você já pensou em viajar com o seu cachorro?

O nosso lindão caiu de paraquedas em nossas vidas, veio com um ano de idade e com o nome Sully. De mansinho conquistou nossos corações. Amamos viajar e ficar longe dele não é tarefa fácil. Há tempos temos pensado em levá-lo conosco em alguma viagem, já que ele suporta bem a estrada, não enjoa e tem uma baita energia.

A ideia de ir a Gonçalves fez com que esta primeira experiência se concretizasse, pois a cidade tem muitas hospedagens pet friendly.

Gonçalves - A Pérola da Mantiqueira

O charmoso município fica na Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais. Encanta o visitante com suas belezas naturais, povo hospitaleiro, simplicidade, boa gastronomia e tranquilidade. Muito diferente do agitado vizinho Campos do Jordão.

Pelas ruas de Gonçalves-MG
Pelas ruas de Gonçalves

Há diversas agências de turismo que oferecem atividades de aventura, ecoturismo e turismo rural. No portal da cidade fica o Centro de Informações Turísticas.

Você também encontrará trabalhos artesanais em lojas espalhadas pela pequena cidade.

Uma outra alternativa é não fazer nada 😉 e sem culpa ficar contemplando a bela região.

Viagem com cachorro

Uma viagem com um animal de estimação é bem diferente. Para o cachorro pouco importa estar no 🎵 Japão, Jamaica ou Jalapão 🎵, ele quer estar é com você, quer estar ao seu lado. Quer brincar, correr, sentir cheiros e ter a sua atenção.

Em 2012 estivemos pela primeira vez na cidade e curtimos a noite nos bares com música ao vivo. Desta vez passeamos de dia e à noite curtimos o chalé, com um jantarzinho iluminado pelas estrelas. Foi bem legal também 😄

Chalé em Gonçalves-MG
Curtindo o chalé
jantar no chalé em gonçalves
Jantar no deck do chalé com um céu estrelado

Como chegar a Gonçalves

São 211,4 km de São Paulo por excelentes rodovias: Airton Senna, Carvalho Pinto, Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro até Santo Antonio do Pinhal e aí é só seguir indicação para sul de Minas Gerais. Fácil e bem sinalizado.

Tanto na ida quanto na volta paramos para comer em locais onde é permitido entrar com cachorro.

Um pouco antes da entrada para Santo Antonio do Pinhal, paramos em um Café na Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiros. Infelizmente não anotei o nome deste Café. (atrapalhada com a primeira viagem do cachorro 😔).

No retorno, paramos no Delícias da Serra na estrada passando por Sapucaí Mirim ainda em Minas Gerais. Provamos um saboroso sanduíche de linguiça.

Hospedagem em Gonçalves

A oferta de charmosas pousadas, hotéis e chalés é imensa. Pesquise pelo Booking ou Airbnb.

Faça sua reserva de hospedagem no Booking pela página do blog. Você não pagará nada a mais.

Há muitas pousadas que aceitam animais. Após muita pesquisa, decidimos pelo chalé do Fábio que é todo cercado e fica dentro de um sítio.

Pequeno e charmoso chalé com cozinha e um delicioso deck com uma vista incrível. O melhor de tudo foi a simpatia e atenção do Fábio e seu caseiro Ismael. Conhecer pessoas especiais é o ponto alto de uma viagem.

Quarto do chalé em Gonçalves
Quarto do chalé

Não sei se para você é assim também, mas um nascer ou pôr do sol espetacular ilumina o meu ser, transbordo de gratidão 😍

Vista do Chalé em Gonçalves
Vista do chalé

Neste sítio há outra hospedagem que é a charmosa casa verde. Tem  2 suítes, sala e cozinha e uma vista maravilhosa!

Casa verde em Gonçalves
Casa verde

Restaurante pet friendly em Gonçalves

Almoçamos no Quintal da Bel que  fica em uma bela casa de esquina (Rua Capitão Antonio Carlos, 195). Pedimos uma salada que é bem servida e o mexidão que é o carro chefe: arroz com feijão fradinho, linguiça, enroladada em folha de couve. É saboroso e diferente. A Bel e seus funcionários são bem simpáticos e atenciosos. No restaurante há uma loja de artesanato que vende coisinhas lindas.

Quintal da Bel em Gonçalves
Restaurante Quintal da Bel

Passeios com cachorro em Gonçalves

O Sully é um cachorro cheio de energia e está acostumado a caminhar muito. Fazer trilha com a gente é um programão. O dia estava lindo e com temperatura agradável. Ele toma medicamento para pulgas e carrapatos e é fundamental. Nós já trouxemos carrapatos de lembrança de algumas trilhas 😃

Pedra do Cruzeiro

A trilha é tranquila e curta 2,6 km (ida e volta) com altitute de 1.125 metros. No topo há uma capela e você tem uma linda vista da região. Para chegar na Pedra do Cruzeiro é fácil, há uma placa na estrada com indicação. Você deixa o carro próximo à igreja, passa a porteira e segue caminhando morro acima passando por plantações de bananas.

Igreja ponto de referência para Pedra do Cruzeiro-Gonçalves-MG
Igreja que fica em frente a porteira para subir a Pedra do Cruzeiro

Pedra do Cruzeiro-Gonçalves-MG
Porteira para Pedra do Cruzeiro

Nós queríamos andar um pouco mais, então deixamos o carro na entrada da estrada que vai para o Alambique Cachaça Gonçalves e caminhamos aproximadamente 35 minutos por uma bonita estrada até a entrada para trilha da Pedra do Cruzeiro.

Trilha para Pedra do Cruzeiro
Estrada para Pedra do Cruzeiro
Um causo 😟: estacionamos o carro perto da entrada para o Alambique. Assim que saímos, uma vaca veio em nossa direção. Eu tenho um medão danado e saí correndo como louca. Larguei o Re com o Sully. A vaca deu uma encostada no marido, mas não machucou. Neste instante notei que meu joelho está ótimo (fraturei a patela há 2 meses) não senti nada de dor. Depois rimos muito, mas na hora fiquei apavorada.

Pedra do Cruzeiro

Pedro do Cruzeiro Gonçalves
Vista Pedra do Cruzeiro

Quiosque Sete Quedas

É um espaço de lazer onde ficam as cachoeiras: Cruzeiro, Retiro e Sete Quedas. Há estacionamento, um quiosque com um bar com mesas e vista para as cachoeiras. A entrada custa R$ 5,00 e as trilhas estão bem sinalizadas e com corrimão na maior parte do percurso. É um passeio bem tranquilo e é permitida a entrada de cachorros.

Quiosque 7 Quedas- Gonçalves-MG

Trilha pelas cachoeiras de Gonçalves
Trilha pelas cachoeiras
Seguimos para a cachoeira do Cruzeiro que é a mais distante, mas quando estávamos próximo caiu uma forte chuva que nos encharcou e decidimos retornar. Para nossa sorte a chuva passou e mesmo molhados visitamos as outras cachoeiras.

Cachoeira do Retiro - Gonçalves-MG
Cachoeira do Retiro
Mais um final de semana maravilhoso e desta vez com nosso lindão que se divertiu e aproveitou com a gente as belezuras desta região!