CRISTINA, MAR DE MONTANHAS DE MINAS GERAIS

PEDRA FLUTUANTE - CRISTINA-MG
Pedra Flutuante

Cristina fica no mar de montanhas do sul de Minas Gerais e foi uma grata surpresa conhecer mais essa cidade mineira. Encanta com seus antigos e bem conservados casarões do século XIX, lembrança de sua história e relação com a família real. Também se destaca pelo cultivo de café de altitude de excelente qualidade. O nome Cristina foi uma homenagem a Imperatriz Tereza Cristina, esposa de D. Pedro II.

Como chegar a Cristina - MG

De São Paulo seguimos pela Rodovia Fernão Dias, pegamos a saída 850 sentido Santa Rita do Sapucaí. Planejamos parar em  Maria da Fé para uma rápida visita, que se destaca pela produção de azeites de ótima qualidade.

Por este trajeto passamos  por Piranguinho onde faz o melhor pé de moleque do Brasil. Experimentamos e é muito bom.

De Maria da Fé para Cristina é pertinho, uns 20 km.

De São Paulo para Cristina são aproximadamente 300 km.

Dica de almoço no caminho: Próximo a Bragança, km 25 da Fernão Dias,  tem o Restaurante Fazenda @restaurante_fazenda. Almoçamos por lá e foi ótimo. Pedimos linguiça parmegiana, muito boa. Comida caseira e o prato serve tranquilo 2 pessoas. A linguiça é do Rosário, pioneira de Bragança, não tem gordura.

Restaurante Fazenda - Bragança Paulista
Restaurante Fazenda

Hospedagem em Cristina-MG

Ficamos na Pousada Casarão dos Noronha Kauage, um charmoso casarão histórico de 1820. Muito bonito, conservado, limpo, ótimo atendimento e café da manhã. Gostamos!

POUSADA CASARÃO NORONHA KAUAGE
Pousada Casarão Noronha Kauage - Cristina-MG

Em uma parede da pousada tem a frase:
O que eu tenho de Minas em mim é esse sonho de subir montanhas e garimpar estrelas.
Wilson Pereira

Pousada Casarão Noronha Kauage - Cristina-MG
Café da Manhã Pousada Casarão Noronha Kauage - Cristina-MG

Restaurantes em Cristina-MG

Esse é um ponto fraco da cidade. Nossas refeições fizemos praticamente todos os dias no Restaurante e Pizzaria Real, lugar simples, bom e barato.

Passeios em Cristina-MG

Fizemos todos com o Rafael da Cristina Adventure WhatsApp (35) 9960-3331 @cristinaadventuretur.

Dificilmente fechamos todos os passeios com uma agência, mas quando entrei em contato, gostei demais do atendimento. O Rafael preparou um roteiro redondinho e aí decidimos fechar o pacote com hotel e tudo.

Como foi a experiência? Excelente!!! Não tivemos que dirigir. Ele tem um carro 4x4 e nos levou pra cima e pra baixo com muita simpatia, educação e discrição, além de conhecer tudo da região, um cristinense de primeira.

1º dia - sexta-feira

Nascer do sol no Complexo da Pedra Branca - Cristina-MG

Rafael passou na pousada às 4h e seguimos de carro 4x4 até o Complexo da Pedra Branca, que fica em uma área particular.

Após um bom trecho em estrada de terra, chegamos à propriedade e de lá, com lanterna e ajuda do guia, seguimos a pé por umas ribanceiras na escuridão. O trecho é curto uns 500 metros até a base da Pedra Flutuante. Há um cabo de aço e no meu caso, o Rafael fez uma cadeirinha com a corda para eu me sentir confiante.

SUBIDA A PEDRA FLUTUANTE
Preparo para subida à Pedra Flutuante

Nesse momento o dia estava clareando em um tom azulado lindo de morrer. A subida foi fácil e achei legal porque foi segura, não deu medo.

SUBIDA À PEDRA FLUTUANTE
Subida à Pedra Flutuante

No alto uma brisa gelada e as belas cores de um amanhecer que jamais esquecerei (Rafael disse que as cores são muito mais bonitas em maio. Estamos em uma época seca, com muita névoa). Subi primeiro e por lá fiquei só alguns instantes agradecendo ao Pai por permitir viver esta fantástica experiência, chorei como criança.

O marido subiu de boa, sem precisar da corda.

Por lá ficamos com aquela sensação boa aguardando o astro rei que parecia uma bola de fogo surgindo no mar de montanhas de Minas. Momento único. Não queria sair de lá 😄

Nascer do sol na Pedra Flutuante

A descida da pedra foi tranquila, nem precisei da cadeira de corda. O retorno foi tranquilo apoiando nos troncos das árvores. Enquanto o guia preparava um café da manhã para nós, ficamos explorando o entorno que tinha uma bela vista das montanhas também.

Café da Manhã na montanha - Cristina - MG

Rafael fez um café especial e explicou sobre grãos e como preparar. Eu não curto café, mas o Rê ama e para ele foi dos deuses. Me acabei no bolo, biscoitos, queijos e pão na chapa com manteiga.  E teve até ovo mexido. Tudo muito gostoso.

CAFÉ DA MANHÃ NA MONTANHA
Café da manhã na montanha

E se você preferir a Cristina Adventure também leva você para ver o pôr do sol com queijos e vinho. Fica a dica.

Após o café, subimos em outras pedras do Complexo e ficamos maravilhados.

COMPLEXO PEDRA BRANCA
Complexo Pedra Branca

Visita Fazenda Transwal - Roteiro Café Especial

Do Complexo da Pedra Branca o Rafael nos levou para conhecer as plantações de café que ficam nas encostas.

COMPLEXO PEDRA BRANCA
Contemplando as pedras: Gorila I e II do Complexo Pedra Branca

Experimentamos o fruto do café Acaiá, variedade 100% brasileira, que quando está amadurecendo é amarelo e doce. Confesso que imaginava que o grão fosse amargo.

PLANTAÇÃO DE CAFÉS DE ALTITUDE
Plantação de cafés de altitude

Daí partimos para Fazenda Transwal, que é produtora do Café Cristina (café premiado), onde foi explicado o processo de colheita, separação, lavagem e secagem .

FAZENDA TRANSWAL
Fazenda Transwal

Devido à pandemia, não foi possível visitar o interior da casa da fazenda e nem fazer degustação do café que foi feita em um café/bistrô na cidade.

Ao lado da fazenda visitamos o museu que está em fase de montagem.

MUSEU DA FAZENDA TRANSWAL
Museu da Fazenda Transwal

O tour terminou na decorada capela Nhá Chica que fica na fazenda.

Francisca de Paula de Jesus (conhecida Nhá Chica) nasceu em Santo Antônio do Rio das Mortes. Com sua mãe e irmão mudou para Beapendi. Muito nova ficou orfã. Com sua bondade atendia a todos que a procuravam e assim ficou conhecida pela prática da caridade. Foi declarada beata pela Igreja Católica.

Na região há o Caminho da Nhá Chica que parte de Incofidentes e termina em Beapendi. São 257 km pelas montanhas de Minas Gerais, passando por 14 cidades. Vontade não falta para fazer esse caminho.

CAPELA NHA CHICA
Capela Nhá Chica

Degustação do Café Cristina - Cristina-MG

À tarde o Rê fez a degustação do café Cristina e gostou muito. Rafael soube que havíamos feito o Caminho de Santiago de Compostela, convidou o amigo e peregrino Célio para nos conhecer. Resultado: maior bate papo e nem demos muita bola pra degustação. Esse Caminho só traz momentos bons!

DEGUSTAÇÃO CAFÉ
Degustação Café

RAFAEL,Rê, EU E CÉLIO

2º dia - sábado

Caminhada Parque Ecológico Municipal Mata da Prefeitura

Próximo à cidade, esse parque é uma reserva de Mata Atlântica de 181 hectares. Foi uma caminhada leve de aproximadamente 2 horas, numa floresta preservada onde antigamente os descendentes de escravos se reuniam para festas religiosas, hoje essa tradição está sendo resgatada aos poucos.

No caminho ouvimos os guinchos de um grupo de Sauás, macacos maiores que os micos, típicos da região. O Rê tentou encontrá-los com seu binóculo novo, mas sem sucesso, eles são muito ariscos.

Finalizamos na Cachoeira da Gruta, local de recreação ao lado da cidade, que, no entanto, estava com pouca água devido a seca.

PARQUE ECOLÓGICO MUNICIPAL DA PREFEITURA
Parque Ecológico Municipal da Prefeitura

Cachoeira da Gruta

Visita guiada e almoço na Fazenda Maria da Fé

Rafael nos levou na Fazenda Maria da Fé que fica na cidade ao lado com mesmo nome.

Degustamos azeites e a proprietária dona Mirta, contou a história da fazenda e dos azeites produzidos.

Almoçamos por lá mesmo e foi uma delícia: espaço agradável, ótima comida e simpático atendimento.

Restaurante Fazenda Maria da Fé

Após o almoço, fizemos caminhada pelo olival até o mirante da fazenda. Vá com sapato confortável.

Para finalizar conhecemos o lagar (máquina que faz extração do azeite) e Mirta explicou como funciona.

Veja nossa visita por Maria da Fé.

No retorno para Cristina, Rafael nos levou para conhecer uma bela região onde será aberta uma trilha para caminhada e cicloturismo que ligará Cristina à Maria da Fé, trecho por onde passava o trem que ligava as duas cidades e que foi desativado.

E para os que gostam de pedalar, Cristina também tem três trilhas para o cicloturismo: Nivel 1-Fazendinha, Nível 2 - Paciência e Nível 3 - dos Cafés Especiais

Visita Museu do Trem - Cristina-MG

No museu há peças da estrada de ferro, fotos e objetos antigos da cidade, além da locomotiva.

MUSEU DO TREM
Museu do Trem

3º dia - domingo
Amanheceu chovendo limitando outros passeios, assim resolvemos retornar para São Paulo pela manhã mesmo.

Pelas ruas de Cristina - MG

Seus  casarões guardam muitas histórias e são cartões postais da cidade. É uma delícia caminhar por suas ruas de pedras e admirar essas belas construções.

PELAS RUAS DE CRISTINA

O chafariz é de 1869 e é o único em alvenaria do sul de Minas, por muitos anos abasteceu a cidade. É tombado pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais)

A igreja que aparece atrás do chafariz é a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo e foi construída de 1949/53.

Comprinhas em Cristina-MG

Cafés especiais, nós compramos Café Cristina na pousada. É bem carinho.
No Bar do Baixinho, compramos queijos e biscoitos de polvilho maravilhosos. Ah! E também a cachaça do Sô Ércio. Até eu que não gosto de beber, gostei da danada.
No Açougue do Paulinho compramos linguiça de porco bem gostosa.

Festival do Café com Música - Cristina-MG

Linda festa que acontece no feriado de Corpus Christi, queremos muito conhecer.

Festival Café com Música - Cristina-MG
Foto: Secretaria de Turismo de Cristina MG

Nossa gratidão ao Rafael da Cristina Adventure que nos apresentou a cidade com profissionalismo e simpatia. Acreditamos que o melhor de uma viagem são as pessoas que conhecemos.