Poços de Caldas-MG com nosso cachorro

Poços de Caldas

Viajar para Poços de Caldas com nosso cachorro foi uma grata surpresa. Confesso que tínhamos algumas dúvidas com relação à cidade, mas assim que chegamos nossa impressão mudou para melhor e logo ficamos apaixonados.

Seus  belos jardins e cafés são  um convite para sentar e relaxar. Para quem gosta de aventuras tem trilhas, voo livre, mountain bike.... Os balneários oferecem massagens, banhos e muitos outros cuidados. Há museus e construções históricas belíssimas. E para quem gosta de uma comprinha, tem um bom comércio. A sensação que tivemos foi que a cidade oferece boa qualidade de vida.

Para nós que viajamos com nosso cachorro, ficamos felizes, pois foi possível ir aos restaurantes e cafés com nosso amigão, claro que quando havia um espaço aberto.

COMO CHEGAR A POÇOS DE CALDAS

Para quem parte de São Paulo, seguimos aproximadamente 256 km por excelentes estradas, mas com um custo alto de pedágio.

Distância de Belo Horizonte - 464 km
Distância do Rio de Janeiro - 484 km

PASSEIOS QUE FIZEMOS EM POÇOS DE CALDAS

Devido à pandemia alguns pontos turísticos estavam fechados.

Monumento ao Cristo Redentor

O Cristo Redentor fica na Serra de São Domingos que você chega facilmente de carro e é pertinho da cidade. Também pode ir a pé por uma trilha aparentemente bem íngreme,  não a fizemos.

Do alto há uma linda vista. Uns 500 metros adiante é a rampa do voo livre, onde também as pessoas se encontram para curtir o visual e muitos levam seus cães. Nosso Sully encontrou alguns amigos por lá. Aproveite o final da tarde para ver o céu colorido com os corajosos curtindo o prazer de voar.

Rampa do Voo Livre

Instituto Moreira Salles

Vimos a exposição Agora ou Nunca da fotógrafa Maireen Bisilliat. Quer dizer, visitei primeiro e o Rê ficou com o Sully passeando pelo bairro que é muito bonito. E assim fazemos quando viajamos com cachorro, primeiro um, depois o outro.

Nos fundos do instituto há uma belíssima casa centenária que abriga o Rotina Café Galeria. Pena que não é permitido a entrada de cachorro. Passaríamos tranquilamente bons momentos por lá.

Rotina Café Galeria

Thermas Antonio Carlos

Fica em uma bela construção de 1931 com maravilhosos vitrais coloridos. O balneário  oferece cuidados pessoais: banhos, duchas, massagens... Não fizemos, mas deu vontade de experimentar. Leve a sua toalha (fica mais barato) e vá de chinelos.

Praça Pedro Sanches
Praça central onde estão os lindos prédios do Palace Hotel e  do antigo Palace Cassino. É  bem cuidada, limpa e já está enfeitada para o Natal. Bom demais ver como os moradores curtem a praça. Há feirinha que vende trabalhos manuais, lojinhas, cafés e muito espaço para atividades e lazer.

Fazenda Irarema
Cultiva e produz azeites. Aos finais de semana e feriados serve gostoso brunch/almoço. Bom para passear também e fazer uma visita guiada sobre azeites.

Cafés Charmosos

Há muitos na cidade. Fomos dois dias no Casa do Colono Café que fica nas Thermas Antonio Carlos.

Tem mesas na praça e é pet friendly. O café é ótimo e o café com leite é divino. O atendimento é gentil, trouxeram água para o Sully. Excelente lugar para descansar, bater um papo e curtir. E tem boa música. Amamos.

Casa do Colono Café

Pelas ruas de Poços de Caldas

Uma delícia caminhar pelas ruas e observar suas bonitas construções e praças.

Santuário da Mãe e  Rainha de Schoenstatt

Fica na área rural de Poços de Caldas - Estrada Vicinal Padre José Kentenich, km 4

Há alguns destes santuários pelo Brasil, este é o primeiro em Minas Gerais. É um espaço de paz e tem uma pequena capela.

Santuário da Mãe e Rainha de Shoenstatt

Trilha do Trem sentido cidade

É uma trilha para mountain bike também. Como fomos no domingo, tinha um certo movimento. Belíssima região para caminhar com muitas aves e lagoas.

ENTORNO DE POÇOS DE CALDAS

Decidimos conhecer a cidade vizinha Caldas e o povoado Pocinhos do Rio Verde. O passeio não encantou, acredito que chegamos tarde na região, com sol forte e fome (já viu, né? 😄).

Em Caldas visitamos o  centrinho e a Igreja Nossa Senhora do Patrocínio que é bonita.

Igreja Nossa Senhora do Patrocínio

Em Pocinhos do Rio Verde há um balneário que oferece banhos, massagens e outros cuidados pessoais.

Caminhamos até a Capela de Santa Terezinha, que fica no alto e tem uma vista de toda região.

Pocinhos do Rio Verde

Gostamos mesmo foi de ter conhecido a Queijaria Real , onde compramos excelentes queijos. Também almoçamos no ótimo Restaurante Casa Caipira. Estes dois estabelecimentos ficam na estrada que liga Poços de Caldas a Caldas.

RESTAURANTES NA REGIÃO DE POÇOS DE CALDAS- MG

Bar Lei Seca na Represa de Bortolan
Gostamos muito. Comida caseira, ótimo atendimento, ambiente agradável e pet friendly.

Bar Lei Seca - Poços de Caldas
Bar Lei Seca

Fazenda Irarema em São Sebastião da Grama
Ambiente charmoso, bom atendimento e deliciosas comidinhas. Gostamos. É pet friendly.

Fazenda Irarema
Fazenda Irarema- São Sebastião da Grama

Restaurante simples com pratos maravilhosos e atendimento espetacular.
Passamos por lá no sábado que é dia de rodízio de carnes. Nós comemos pouco e rodízio não é nossa praia. Como estávamos com cachorro, teríamos que ficar no jardim. As mesas na sombra  estavam ocupadas. Providenciaram um lugar para nós que não agradou. Rapidamente a Lu, que nos atendeu e é da família proprietária do restaurante, percebeu que o Sully estava tranquilo e nos levou para outra mesa na varanda, lugar gostoso. Verificou na cozinha que prato poderiam fazer para nós. Decidimos por Traíra sem espinha com legumes que estava dos deuses.

O atendimento foi sensacional, a sensibilidade da Lu, que rapidamente percebeu nosso desconforto, foi decisiva para que a experiência fosse agradável.

É um restaurante familiar onde pai e filho são mestres churrasqueiros e a mãe cozinha divinamente. No buffet de saladas, provamos uma ricota temperada maravilhosa.

Restaurante Casa Caipira - Caldas

HOSPEDAGEM EM POÇOS DE CALDAS

Optamos por um loft construído utilizando containers, que foi nossa primeira experiência neste tipo de construção. Apesar de um bom espaço externo e vista espetacular, a parte interna é estreita, sobretudo o quarto.

Boa hospedagem para quem viaja com cachorro, pois tem uma varanda e quintal. O proprietário é muito gentil e passou algumas dicas da cidade. Fica distante do centro de Poços de Caldas (uns 8 km).

hospedagem Poços de Caldas
vista da hospedagem

Fizemos a reserva pelo booking onde as avaliações desta hospedagem são excelentes, mas nós não achamos tudo isso. A cozinha que fica em um puxadinho fora do container, não estava limpa e falta utensílios. A internet não tinha bom sinal no loft que ficamos e há 72 degraus para chegar na hospedagem. Fácil, né? Para o Sully que tem 4x4, foi facinho e divertido.

Poços de Caldas

Gostamos muito de Poços de Caldas, a cidade está lindamente enfeitada para o Natal.

Não sei se para vocês acontece isso, mas há lugares que não temos vontade de conhecer.  E  Poços de Caldas estava nessa lista. É preciso abrir o coração e dar chance 😃.

O melhor de tudo é quando a cidade encanta. Aqui está o relato dessa boa experiência para que você também tenha bons momentos em Poços de Caldas.