Estrada Real - De Ouro Preto a Tiradentes


Totem Estrada Real
Estrada Real

A Estrada Real tem 1630 quilômetros e passa por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. É a maior rota turística do Brasil.


Percorremos de carro a Estrada Real de Ouro Preto a Tiradentes. Em etapas, pretendemos conhecer toda estrada. 


Você sabia que há um passaporte da Estrada Real? No percurso há estabelecimentos onde você carimba o passaporte, registrando as localidades por onde passou.


Onde pedir o Passaporte da Estrada Real 


Igreja Matriz de Santo Antônio
Igreja Matriz de Santo Antonio - Tiradentes




Fizemos o pedido dos nossos passaportes no site, o procedimento é bem simples. Você receberá um    
e-mail com um número gerado pelo sistema que deve ser apresentado em um ponto de retirada do passaporte. Neste site, você encontrará todas as informações, inclusive os caminhos existentes: Diamantes, Novo, Velho e Sabarabuçu


Em Ouro Preto retiramos o passaporte no Hotel Solar de Maria, onde já sai com o primeiro carimbo. Não esqueça que para retirar o passaporte é preciso doar um quilo de alimento.


Por onde passamos neste trecho da Estrada Real

👉Em nosso penúltimo dia em Ouro Preto, fizemos a pé a trilha da Chapada x Lavras Novas, que é parte do Caminho Novo da Estrada Real.


Caminho Novo - Chapada x Lavras Novas
Caminho Novo - Chapada x Lavras Novas


 
👉 No dia seguinte, nos despedimos de Ouro Preto e seguimos  de carro pelo Caminho Velho da Estrada Real até Tiradentes, passando por:


São Bartolomeu - MG

Depois de percorremos aproximadamente 18 km, por uma bonita estrada de terra que estava em boas condições, chegamos a São Bartolomeu.

São Bartolomeu foi fundada no final do século XVII pelos bandeirantes. Conhecida pelos doces em barra, patrimônio imaterial de Ouro Preto. 



Igreja Matriz de São Bartolomeu
Igreja Matriz de São Bartolomeu


Lá conhecemos Dona Serma e Seu Vicente que produzem os doces e onde compramos a goiabada cascão. Ao lado funciona o cartório que eles são os donos também. Dona Serma carimbou nossos passaportes da Estrada Real.


Com dona Serma em São Bartolomeu
Com dona Serma em São Bartolomeu


Glaura-MG

A pequena e charmosa Glaura surgiu no século XVIII com a chegada dos bandeirantes. Em suas estradas ocorreu a Guerra dos Emboabas, disputa pela posse de terras mineiras.

Em nossa passagem por Glaura, aproveitamos para fazer um lanche na Pastelaria Sabor de Glaura que fica em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio das Garças Brancas que está sendo restaurada. Carimbamos nossos passaportes na pastelaria onde já se encontrava um alegre grupo de mulheres que estavam percorrendo alguns trechos da Estrada Real a pé.


Igreja Matriz de Santo Antônio das Garças Brancas
Igreja Matriz de Santo Antônio das Garças Brancas - Glaura


Congonhas - MG


Passamos em  Congonhas para conhecer o Santuário São Jesus de Matosinhos onde estão as esculturas "Doze Profetas" de Aleijadinho, Patrimônio da Humanidade. Visitamos durante a semana, estava muito tranquilo. Carimbamos nossos passaportes no Museu de Congonhas.


Santuário São Jesus do Matosinhos
Santuário São Jesus do Matosinhos


Entre Rios-MG


Na  BR 38, em Entre Rios,  fica o Café com Prosa. Paramos para experimentar o famoso pão de queijo com linguiça que é gostoso e aproveitamos para carimbar nossos passaportes também.
Comemos o lanche na porta, pois o estabelecimento não é pet friendly. Uma pena, pois muitas pessoas estavam com pet na frente do restaurante.


Café com Prosa - Entre Rios
Na porta do Café com Prosa



Lagoa Dourada-MG

A Estrada Real corta a cidade Lagoa Dourada, conhecida por ter criado o Legítimo Rocambole. Claro que paramos e compramos meio rocambole, inteiro é muito grande. Foi meu bolo de aniversário. 
Carimbamos os passaportes onde compramos o rocambole.

Tiradentes-MG


Amamos Tiradentes, já estivemos na cidade outras vezes. Iríamos ficar 2 dias e ficamos 3. Veja como foram nossos dias nessa charmosa cidade
Carimbamos os passaportes na Pousada do Largo.


Tiradentes
Tiradentes




Em Tiradentes nos despedimos da Estrada Real e partimos para Bocaina de Minas.





Nenhum comentário