3 dias em Ouro Preto - MG com nosso cachorro

Basílica Matriz Nossa Senhora do Pilar
Basílica Matriz Nossa Senhora do Pilar  (foto @suelitourguide)



Ouro Preto, Patrimônio Cultural da Humanidade, registra momentos marcantes da nossa história e por lá passamos 3 dias. 

A cidade é impressionante, a visão das igrejas em pontos distintos das montanhas chamou muito nossa atenção. Logo surgiu a preocupação se tínhamos escolhido a melhor localização com relação à hospedagem. Santo Waze que depois de algumas curvas nos levou ao nosso destino que ficava numa ladeira brava, porém muito bem localizada.


Chegamos à cidade em uma terça-feira e achamos bem movimentada. Imagino como não deve ser em um feriado! 


O que fazer em Ouro Preto-MG


👉Caminhar, caminhar, caminhar pra cima e pra baixo. Observe que em Ouro Preto há placas em algumas construções onde conta a história da casa, qual personagem histórico foi seu morador, e particularidades de certos pontos da cidade.


👉 Essa foi nossa primeira visita a Ouro Preto, contratamos a guia Sueli que foi excelente. Com ela percorremos os principais pontos turísticos, onde contou alguns fatos históricos e interessantes.

A Sueli é muito simpática e ótima profissional. Estávamos com nosso cachorro e nos revezamos: um entrava primeiro no local a ser visitado e depois o outro. Essa dinâmica funcionou bem para o período de 4 horas, tanto para nós quanto para o Sully. Visitamos poucos pontos turísticos, mas com qualidade. Há muita coisa para conhecer que ficará para uma próxima visita. Preferimos viagens mais calmas, visitando o que dá. Sair ticando pontos turísticos para tirar da frente não é a nossa praia.


Com a Sueli, visitamos:

👉Basílica Matriz Nossa Senhora do Pilar 
É cobrada uma taxa para entrar na igreja, exceto nos horários das missas.
Ao entrar nessa igreja, já fiquei muito emocionada mesmo antes da Sueli iniciar sua explanação. A beleza tocou minha alma.
O estilo de sua arquitetura e decoração, tanto externa quanto interna, simboliza a época do ouro, do barroco, tendo sido inaugurada em 1733.
Como estávamos hospedados perto, à noite eu voltei para assistir à missa, assim tive a oportunidade de estar mais uma vez nesse belo templo.



Basílica Matriz Nossa Senhora do Pilar
Basílica Matriz Nossa Senhora do Pilar  (foto @suelitourguide)



👉 Igreja Nossa Senhora do Rosário
Visitamos por fora, estava fechada.
Nossa Senhora do Rosário patrona dos africanos, essa era a igreja dos negros. Em estilo barroco italiano foi finalizada em 1746.


Igreja Nossa Senhora do Rosário
Igreja Nossa Senhora do Rosário (foto @suelitourguide)


Pelo caminho a Sueli comentou alguns fatos pitorescos conforme passamos por fontes, casas, oratórios...

Um dos comentários foi que Tiradentes era o proprietário de uma casa onde hoje se encontra a construção da foto abaixo. Após sua condenação,  a casa foi demolida e jogaram sal no terreno para que nada mais crescesse ali. 


Local onde foi casa de Tiradentes
Esta casa foi construída no local onde havia uma moradia de Tiradentes


👉 Igreja São Francisco de Assis
É cobrada uma taxa para entrar na igreja.
Em estilo rococó, técnica francesa que foi trazida ao Brasil por um português. Projeto da fachada e decoração em relevos do mestre Aleijadinho. Sua construção foi finalizada em 1776. 
Fiquei apaixonada pela pintura do teto do mestre Ataíde.
É permitida a entrada de cachorro pequeno no colo.


Igreja São Francisco de Assis
Igreja São Francisco de Assis


Igreja São Francisco de Assis
Igreja São Francisco de Assis



👉Mina do Chico Rei
É cobrada uma taxa para visita.
O marido fez a visita, entrei só no início da mina, mas decidi ficar do lado de fora com o Sully. 

A Sueli esclareceu que a mina foi encontrada por acaso no quintal da casa pelos atuais moradores, pois estava encoberta por entulhos e desmoronamentos. O interessante da história é que Chico Rei era um escravo que conseguiu comprar sua liberdade com a mineração clandestina de ouro, outros minerais e pedras preciosas. Algumas técnicas de escavação e identificação do potencial de produção da mina também são explicadas. Para quem nunca entrou numa mina é muito interessante, mas não apresenta nenhuma beleza natural, apenas a história de seus exploradores e que se encontra sob as construções da cidade.  


Mina do Chico Rei
Mina Chico Rei (foto @suelitourguide)


Mina do Chico Rei
Mina Chico Rei


👉 curtir o pôr do sol em um mirante, em uma mureta com um café.

café pôr sol Ouro Preto
Ouro Preto - MG



👉 sentar na varanda do Vila Boots Restaurante e Choperia e ficar admirando as igrejas iluminadas no alto. Foi um momento muito especial!

👉 caminhar à noite pelas ruas de Ouro Preto 


caminhar à noite por Ouro Preto
Pelas ruas de Ouro Preto à noite


👉 fizemos trilha da Chapada (um vilarejo de Ouro Preto) a Lavras Novas pelo Caminho Novo da Estrada Real. Aproximadamente 7,5 km (ida e volta) por belas paisagens. Para quem gosta de caminhar, é maravilhoso! Em Lavras Novas almoçamos em um restaurante e retornamos para Chapada onde estava nosso carro. Veja como foi fazer essa trilha.

trilha chapada x lavras
Trilha Chapada x Lavras Novas

Onde comer em Ouro Preto 

Conhecemos somente 2 lugares que gostamos muito! Ambos pet friendly

O Passo Pizza Jazz, um ótimo restaurante: ambiente agradável, simpático atendimento, comida saborosa.


O Passo Pizza Jazz
O Passo Pizza Jazz



Café das Flores, gostosos lanches, ambiente charmoso, excelente atendimento.

Café das Flores - Ouro Preto
Café das Flores



Hospedagem em Ouro Preto

Devido à pandemia e estar viajando com nosso cachorro, preferimos alugar uma casa. Sempre verificamos as avaliações do imóvel e neste caso eram ótimas. Constatamos que falta manutenção e a limpeza ficou a desejar. Uma pena, porque a localização é excelente. 


Ouro Preto com cachorro

Temos viajado bastante com nosso cachorro, mas já sentimos que é melhor evitar cidades maiores. 

Encontramos poucos cachorros soltos pelas ruas de Ouro Preto. Há alguns espaços abertos que os moradores levam os cachorros. Sully brincou com alguns.


Ouro Preto com cachorro
Ouro Preto - MG



Retirada do Passaporte da Estrada Real em Ouro Preto

Como fizemos parte do Caminho da Estrada Real, pedimos nosso passaporte pelo site, o procedimento é bem simples. Você receberá um e-mail com o número do seu passaporte. 

Em Ouro Preto retiramos o passaporte no Hotel Solar de Maria, onde já sai com o primeiro carimbo. Não esqueça que para retirar o passaporte é preciso doar um quilo de alimento.


Igreja Nossa Senhora do Rosário
Igreja Nossa Senhora do Rosário



Nesta primeira vez em Ouro Preto, deu para sentir que a cidade merece muitas visitas, existe mistério no ar e muitas histórias.


De Ouro Preto partimos para Tiradentes pela Estrada Real




















Nenhum comentário