Parque Nacional da Serra da Capivara - Piauí

Parque Nacional da Serra da Capivara - Piauí  foto:@ariguiaserradacapivara

O Parque Nacional da Serra da Capivara é Patrimônio da Humanidade da Unesco desde 1991. Formado por quatro serras: Capivara, Talhada, Branca e Vermelha. Possui a maior concentração de sítios arqueológicos nas Américas.

Graças aos esforços da arqueóloga Niède Guidon, temos essa maravilha preservada no Piauí, esse tesouro que nos faz refletir sobre a nossa origem e conhecer um pouco dos primeiros habitantes das Américas.

Como chegar ao Parque Nacional da Serra da Capivara

O aeroporto mais próximo é o de Petrolina em Pernambuco. Alugamos um carro (Moby 1.0) que deu conta do recado por onde passamos. De Petrolina são aproximadamente 4 horas até Coronel José Dias no Piauí, cidade mais próxima das portarias do Parque para Serra da Capivara e Talhada.

No geral a estrada está muito boa, com exceção de um trecho na saída do aeroporto de Petrolina. É um retão sem fim que passa pelo lindo sertão. É preciso ter muita atenção com animais na pista: mulas, cabras, bois, vacas, cavalos e até aranhas. De Pernambuco, passamos por algumas cidades baianas para chegar ao Piauí.

Atualização fev 2023 -  Azul Linhas Aéreas passou a operar a partir 15/02/22,  2 voos semanais  conectando São Raimundo Nonato a Petrolina e Recife.

Hospedagem em Coronel José Dias

Depois de muita pesquisa, optamos por ficar em Coronel José Dias e acertamos em cheio pelas nossas preferências: tranquilidade e localização -  próximo às portarias do Parque, do maravilhoso Museu da Natureza e da Cerâmica Serra da Capivara.

Ficamos hospedados na Casa Barreirinho (suíte Toca do Felipe) que tem uma vista linda.  Na casa há mais uma suíte Toca da Mika e um quarto Toca do Daco que o banheiro fica no corredor.

A casa é bem montada, simples e limpa, com ar condicionado e WI-FI. Tem uma cozinha dentro da casa e outra fora, máquina de lavar roupa, galão de água, sala com TV e  uma varanda gostosa para você aproveitar a brisa e contemplar. Gostamos demais das funcionárias: Joelma e Netinha que nos atenderam com muito carinho. A reserva foi pelo Airbnb.

Casa Barreirinho
Quarto Toca do Felipe (esqueci de tirar outra foto, desculpe pelo quarto desarrumado 😔)

Caso você queira mais privacidade, há também o Chalé Vista da Serra.

Chalé Vista da Serra

Não tínhamos ideia se seria fácil encontrar restaurante, pois não queríamos cozinhar. Na hospedagem é possível reservar café da manhã, almoço e jantar. Pedimos café da manhã que é típico com cuscuz, tapioca, frutas e café (R$ 20,00 por pessoa).

Casa Barreirinho
Café da manhã Casa Barreirinho

Também encomendamos o jantar (R$ 30,00 por pessoa), a funcionária Netinha passou algumas opções para escolhermos. Um dia foi Maria Isabel (que é arroz com carne de sol), feijão verde e salada de repolho e no outro foi galinha caipira, arroz branco e salada de alface e tomate, ambos saborosos. O jantar ela deixa pronto e aí você esquenta e lava a louça. Para nós que comemos pouco, o jantar deu para dois dias. O café da manhã é farto, fizemos lanches para levar nos passeios.

Perto dessa  hospedagem fica a Cerâmica Serra da Capivara. Ao lado há um restaurante que oferece café da manhã, almoço e jantar. Lugar muito gostoso. Todos os dias à noite, nós íamos lá para tomar deliciosa caipirinha de maracujá. Sentávamos nas poltronas confortáveis típicas da região e ficávamos observando o céu com a lua cheia. Saudade 😊

Restaurante da Cerâmica Serra da Capivara

Melhor época para visitar o Parque Nacional da Serra da Capivara

Fomos em fevereiro que é época das chuvas (novembro a abril) e amamos ver a caatinga verdinha, quente mas nem tanto. Na semana que estivemos lá não choveu nada. Nosso guia disse que é muito lindo na época seca, você conhecerá a verdadeira caatinga. Acredito que vale ir em qualquer época do ano.

Passeios que fizemos no Parque Nacional da Serra da Capivara

Todo passeio no Parque precisa estar acompanhado com um guia. Ficamos somente quatro dias na região e é pouco. Nós fizemos dois dias na Serra da Capivara com o Ari (WhatsApp 89 98108-5658). Um dia no Sítio João Pimenta e no outro dia fomos conhecer a Serra das Confusões com o guia Maiko (WhatsApp 89 98113-0147).

1º dia

Desfiladeiro da Serra Capivara

Neste local estão as pinturas rupestres mais antigas. Lugar da primeira visita e descoberta de alguns sítios arqueológicos de Niède Guidon.

Desfiladeiro da Serra da Capivara
Toca da entrada do Pajaú (descoberta em 1973)

Foi nosso primeiro contato com as figuras rupestres. Lugar de paz, um silêncio que ficaria horas por ali. Caminhamos por algumas tocas (abrigo sob rochas) observando os desenhos de nossos antepassados da evolução humana e deixando a imaginação correr solta.

A natureza espetacular nos presenteando com os desfiladeiros em formatos diversos, a brisa, as árvores, pássaros, cactos floridos... Fomos surpreendidos por um corredor de borboletas, lindo de ver!!!

Desfiladeiro da Serra da Capivara
Parque Nacional Serra da Capivara

Visita Guiada Cerâmica Serra da Capivara

Um funcionário da Cerâmica explica e mostra como são feitas as peças, a queima. Um trabalho artesanal, belo e feito com carinho. Depois dessa visita, minha admiração pela cerâmica aumentou. Ao lado há uma loja onde você pode comprar e até despachar sua compra.

Cerâmica Serra da Capivara

Visita ao Boqueirão da Pedra Furada ao anoitecer

Ao anoitecer luzes são acessas para iluminar o boqueirão e você contempla a beleza do local e as figuras rupestres. É preciso estar com um guia que também providencia a reserva do passeio. É muito bonito, rende belas fotos e é rápido.

Visita ao Boqueirão da Pedra Furada anoitecer
Boqueirão da Pedra Furada iluminado  foto:@ariguiaserradacapivara

2º dia

Vista Panorâmica da Chapada do Circuito Baixão dos Rodrigues

Para se ter esta vista é preciso subir uma escada metálica de 114 degraus em excelente conservação que fica no fundo do Baixão da Pedra Furada.

Vista Panorâmica Chapada Rodrigues
Escada metálica

Panorâmica Baixão dos Rodrigues
Parque Nacional Serra da Capivara  foto:@ariguiaserradacapivara

Depois seguimos para um outro sítio arqueológico bem próximo. O retorno foi pela mesma escada.

Caminhamos mais um pouco até a Vista Panorâmica das Mangueiras

Vista Panorâmica das Mangueiras

Este lugar é um esplendor, gigantesco com formações belíssimas e um silêncio que inunda a alma de contentamento. Após caminhar e tirar algumas fotos, sentamos e ficamos curtindo do alto este presente de Deus.

Pedra Furada no Parque Nacional Serra da Capivara

Belíssimo cartão-postal do Parque Nacional da Serra da Capivara. Na  frente da Pedra Furada há um anfiteatro que é palco de shows e apresentações. Na torcida para o retorno desses eventos e quem sabe um dia estar na plateia 😃

Pedra Furada
Pedra Furada - Parque Nacional Serra da Capivara  foto:@ariguiaserradacapivara

Visitamos à tarde o maravilhoso Museu da Natureza - Serra da Capivara

É simplesmente maravilhoso!!! Só de ver a construção já encanta. O museu é interativo e até há simulação de um voo de asa delta sobre o Parque. Vale muito a pena!!!
De quarta a domingo, das 13h às 19h

Museu da Natureza

Há muitos lugares para visitar no Parque Nacional da Serra da Capivara. Só tivemos 4 dias, dividimos 2 para Serra da Capivara, 1 para o Sítio João Pimenta e 1 para Serra das Confusões.

Para os passeios do 3º e 4º dias seria melhor estar hospedado em São Raimundo Nonato, pois são lugares mais distantes de Coronel José Dias. Ficamos em São Raimundo Nonato só em nossa última noite no Piauí, quando retornamos da Serra das Confusões.

3º dia

Sítio João Pimenta

É uma propriedade particular que Paulinho, filho do João Pimenta, decidiu cuidar e abrir ao público. É um espaço fantástico com natureza ímpar, formações rochosas de tirar o fôlego.

Sítio João Pimenta - São Raimundo Nonato

Distância aproximada 50 km de Coronel José Dias (onde estávamos hospedados)
Distância aproximada 21 km de São Raimundo Nonato

Para nossa felicidade o Paulinho foi nosso guia e contou algumas histórias do sítio.

No momento é possível fazer a visita sem acompanhamento de guia pagando apenas a entrada
R$ 10,00. Há também a opção de visitar com um guia e escolhemos esta. Passamos muitas horas curtindo as maravilhas do local.

Museu do Homem Americano

Final da tarde visitamos o Museu do Homem Americano que fica em São Raimundo Nonato.

Outro museu interessante que mostra a importância da preservação do Parque e o resultado das pesquisas realizadas até então.

Museu do Homem Americano - São Raimundo Nonato

4º dia

Parque Nacional Serra das Confusões

Maior parque do Nordeste, bem rústico e impressionante. Paisagens deslumbrantes e majestosas.
Bioma diversificado entre caatinga e mata atlântica nos cânions, onde a variação térmica pode ser superior a 10 graus Celsius.
Para visitar é preciso contratar um guia, nós fomos com o Maiko (WhatsApp 89 98113-0147)

Parque Nacional Serra das Confusões
Parque Nacional da Serra das Confusões  foto:@michaeldouglasdiasde

Distância aproximada de 103 km de Coronel José Dias
Distância aproximada de 80 km de São Raimundo Donato

No retorno da Serra das Confusões ficamos hospedados no Real Hotel em São Raimundo Nonato, hospedagem simples, limpa e bom café da manhã. Fica no centro da cidade.

Em São Raimundo Nonato jantamos no Beer House Bar (Rua Abdias Neves, 467), pedimos costelinha com molho barbacue que estava bem saborosa.

5º dia

Despedida do Piauí

Assim nos despedimos do Piauí que nos encantou não só pela beleza natural e história, sobretudo a simpatia das pessoas que nos receberam com tanto carinho. Piauí você ganhou nosso coração.

De São Raimundo Nonato-PI fomos para Petrolina-PE, veja os dias que passamos por lá.