Caminho da Fé - Experiência Mágica

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida


O Caminho da Fé foi uma experiência mágica que estará para sempre no meu coração. Está muito bem sinalizado, com pontos de apoio, hospedagens e é belíssimo. Também é desafiador, um tal de subir e descer montanhas.

Dizem que o Caminho chama e estava desde o ano passado querendo fazer, alguns imprevistos aconteceram e finalmente consegui. Só que desta vez o marido não caminhou comigo, ele seguiu de carro como apoio, pois não tivemos com quem deixar nosso cachorro Sully que também foi junto.


Fiz o ramal Águas da Prata a Aparecida que é o trecho tradicional. Hoje existem vários ramais. No site do Caminho da Fé você encontrará todas as informações para fazer uma peregrinação segura.


Veja como foram os 10 dias no Caminho da Fé


Como surgiu o Caminho da Fé


A ideia foi do  Sr Almiro José Grings depois que fez o Caminho de Santiago de Compostela. Junto com alguns amigos idealizaram o Caminho da Fé que completará 20 anos em 2023.


Caminho da Fé
Caminho da Fé


O ramal Águas da Prata a Aparecida é o trecho mais tradicional com 318 km. Hoje existem vários ramais com mais de 2.000 km que passam por estradas vicinais, bosques, trilhas e asfalto.


Fazer o Caminho da Fé só ou acompanhado

Esta foi minha primeira peregrinação sozinha. Quer dizer, sozinha você só fica se quiser no Caminho da Fé. Mesmo no período que fiz, de pouco movimento, cruzei com peregrinos. Tive meus momentos de solitude (estar só e feliz) que foi maravilhoso, Deus e eu. Também caminhei alguns trechos com queridos peregrinos que conheci no Caminho.


Marido e eu já fizemos alguns caminhos, a gente se entende e respeitamos nossos momentos de quietude. O bom de fazer acompanhado é que juntos tomamos as decisões e você se sente mais seguro.


Também existem empresas que levam pequenos grupos, é uma boa opção.


É perigoso fazer o Caminho da Fé sozinho?

Muito difícil responder, confesso que estava com certo receio, mas depois que comecei o Caminho,  esse receio passou. Senti uma paz tão grande, uma certeza de estar protegida que tudo fluiu. Claro que saber que meu marido estava por perto me deu esta tranquilidade também. A minha preocupação maior era torcer um pé, cair. Como o Caminho é por estradas de terra e asfalto, sempre passa um carro que poderá ajudar em uma emergência, além do celular ter sinal em boa parte do Caminho.


Fazer o Caminho da Fé com carro de apoio

Sabe que foi uma ótima opção para nós, pois decidi fazer o Caminho e o marido sugeriu ir junto de carro. Confesso que fiquei mais tranquila, sabendo que ele estaria por perto. 


Esta é uma boa alternativa também para casal, amigos onde um quer caminhar e outro não, mas gosta de fotografar, curtir a natureza. Na época seca dá tranquilo para seguir pelo Caminho de carro que passa por estradas de terra e paisagens belíssimas. No final do dia vocês se encontrarão na hospedagem reservada e com certeza terão muitas histórias para contar. 


Atenção: quem segue de carro, deve ir devagar, pois no Caminho cruzará com  peregrinos e ciclistas.


Peregrinação

Nossa primeira experiência como peregrinos foi em 2015 no Caminho de Santiago de Compostela , que foi incrível. De lá para cá conseguimos fazer outras peregrinações menores: Caminho Primitivo de Santiago de Compostela (2017) e Caminhos de Caravaggio (2019).


Caminho da Fé - Porteira do Céu
Caminho da Fé - detalhe:bota do marido


Peregrinar para nós é uma viagem para dentro, momento de meditação, estar com Deus, ser grato o tempo todo, estar com o coração aberto, encontrar anjos no Caminho (eles existem), conhecer pessoas (que ficarão para sempre no seu coração)... Não é sobre chegar ao destino e sim  viver o Caminho.


Onde retirar a credencial do Caminho da Fé em Águas da Prata


Na Associação do Caminho da Fé ou em algumas hospedagens credenciadas. Esta credencial será carimbada em alguns pontos e com isso você retirará o Certificado de Conclusão do Caminho da Fé em Aparecida. Para retirar este Certificado de Conclusão você precisa caminhar pelo menos 100 km, se você partir de Paraisópolis você terá direito a este Certificado.



Credencial do Caminho da Fé
Credencial do Peregrino


Cuidados com os pés para longas caminhadas

O que eu faço e funciona:
Desta vez troquei a bota por um tênis de trilha que funcionou super bem, não tive bolhas.
👉Lave e seque bem.
👉Melhor não tomar banho pela manhã, pois molha o pé e a pele fica mais sensível.
👉Antes de calçar o tênis, passe microporo nos dedos e depois vaselina em todo pé.


Hospedagens no Caminho da Fé

São simples e quase todas oferecem jantar e café da manhã. Fui recebida com muito carinho em todas. Em todas hospedagens fiquei em suíte (quarto com banheiro).


Como não tinha certeza que conseguiria fazer todo Caminho, as reservas fui fazendo conforme foi acontecendo. 
Obs.: Fiz em uma época de pouco movimento.


A Associação aconselha fazer todas as reservas antes de começar o Caminho.


Alimentação no Caminho da Fé

Geralmente as pousadas oferecem jantar e café da manhã. 
Durante o dia levava castanhas, barrinhas, frutas e água. Comi pastel e tomei caldo de cana pelo Caminho. Quando cruzei cidades maiores na hora do almoço, aproveitei para fazer um almoço leve. 


Caminho da Fé
Caminho da Fé


Caminho da Fé  para mim


Foi maravilhoso fazer o Caminho da Fé, que experiência! Experiência de fé, determinação, amor...


Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida



Sinto que o Caminho não terminou. Todos que fiz estão na minha vida. Me sinto uma colecionadora de Caminhos. Muito obrigada meu Deus por ter saúde e poder continuar fazendo muitos Caminhos por Aí deste mundão lindo.



QUE TAL PLANEJAR SUA PRÓXIMA VIAGEM?


Hospedagem - O Booking é nosso parceiro,  sempre que viajamos pesquisamos  e levamos em conta a avaliação dos outros viajantes. Faça uma cotação e reserve sua hospedagem.

Seguro Viagem - A Real Seguro é nosso parceiro. Viajar com seguro dá tranquilidade e custa pouco. Faça uma cotação com as melhores seguradoras     



Nenhum comentário